Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 63

Prezados/as,

1) Faça uma postagem acerca das tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos.

2) Faça mais uma postagem contribuindo com pelo menos uma das discussões levantadas pelos colegas no fórum.

Desejo-lhes boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Dasdores dos Santos -
SUGESTÕES SÃO ESSAS ) Despertadores que ao invés de tocarem sons altos, vibram para despertá-las na hora programada;
Aparelhos auditivos;
Notificações por flashes e luzes ao invés de sons;
Intérpretes e tradutores de Línguas de Sinais.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Dasdores dos Santos -
SUGESTÕES SÃO ESSAS ) Despertadores que ao invés de tocarem sons altos, vibram para despertá-las na hora programada;
Aparelhos auditivos;
Notificações por flashes e luzes ao invés de sons;
Intérpretes e tradutores de Línguas de Sinais.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Layse Américo Santos -
Achei muito interessante suas sugestões, primeiramente os flash e as vibrações. Acredito que poderia ser utilizada em sala de aula, sempre que uma atividade será finalizada ou ocorrer o intervalo para o recreio.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayane Araújo Gonçalves -
Eu acho interessante como temos muito mais informações divulgadas em relação aos surdos e aos deficientes auditivos. Acredito que isso tenha muita relação com as constantes lutas da comunidade surda e com a visibilidade que essa comunidade conquistou nesses últimos anos. Nesse sentido, tenho a impressão de que nosso trabalho, garantidas as condições e os direitos dos surdos em sala, pode se tornar muito mais "fácil", no sentido de ser colaborativo, tendo em vista a disponibilidade de opções e materiais.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Lendo sobre as suas sugestões e refletindo sobre o assunto, me perguntei bastante se existe alguma forma de avisar os surdos ou deficientes auditivos sobre catástrofes. Em mundo que estamos vivenciado esses episódios de forma mais recorrente deveria existir algo nesse sentido. Talvez essas notificações por flashes e luzes sejam uma ideia neste caso também.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Layse Américo Santos -
Minha sugestões seriam: o uso constante do intérprete de libras em sala regulares de ensino.
Mesmo que as tecnológicas assistiva auxiliem no ensino, percebo que ainda é raro ter a presença de intérpretes em sala de aula. Como propor o uso de tecnológicas assistivas se no dia a dia da sala de aula, faltam intérpretes em libras que garantam o desenvolvimento e a inclusão do aluno.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Bom dia. Layse concordo com vc , quando vc fala que seria mais apropriado a presença do interprete nas salas de aula regulares de ensino, pois ainda são pouquíssimos profissionais disponíveis atuando principalmente nas escolas públicas. Sendo que recursos tecnológicos desenvolvidos para deficiente auditivos são de alto custo, onde a escola pública depende de politicas públicas para que possam oferecer um ensino de acordo com a necessidade desse aluno com deficiência auditiva ou surdez.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Mirele Araujo Machado -
Muito bem colocado a questão do intérprete de LIBRAS em sala, mas também acredito ser importante o investimento para qualificar o professor responsável pela turma em um futuro próximo.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Layse muito boas as colocações. Parabéns! Realmente é raro vermos intérpretes em sala de aula, na verdade, é até difícil ver um interprete no quadro de funcionários das unidades escolares.
Que isto mude o mais breve possível.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -
Concordo com você, quando aborda a ausência de Intérpretes em sala de aula. Tenho presenciado diariamente a luta de professores que tem alunos surdos e não tem um Intérprete para dar suporte em suas aulas. A professora da sala de recursos teve que baixar um aplicativo e tentar aprender algumas palavras básicas, como, beber água, ir ao banheiro, merendar, entre outros.
Um profissional que não é valorizado, principalmente no meu município.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Hoje em dia as Tecnologias assistivas veem contribuir como auxilio para pessoas com surdez ou deficiente auditivos para facilitar a comunicação, mobilidade além de estimular a aprendizagem de acordo com o contexto social de cada individuo. Proporcionando contatos de comunicação entre surdos e entre surdos com ouvintes. Alguns exemplos de tecnologias assistivas que conheço são: Comunicação por vídeo, aparelho auditivos, auxiliares de escrita .Dessa forma as tecnologias estão inovando e proporcionando uma qualidade de vida inclusiva.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
A comunicação por vídeo é sem dúvida de grande importância para a comunicação com pessoas dusrdas ou com deficiência auditiva.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -

Você trouxe pontos essenciais sobre o papel crucial das tecnologias assistivas na promoção da inclusão e melhoria da qualidade de vida para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. É notável como essas tecnologias têm avançado e se diversificado ao longo dos anos, atendendo às necessidades específicas de indivíduos em diferentes contextos sociais e situacionais. No entanto, é importante destacar que, apesar dos avanços significativos, ainda existem desafios a serem enfrentados, como a acessibilidade em áreas rurais e em países com recursos limitados. Portanto, a conscientização e o acesso a essas tecnologias são fundamentais para garantir que mais pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam se beneficiar delas. No geral, as tecnologias assistivas desempenham um papel crucial na promoção da inclusão e na construção de uma sociedade mais igualitária e acessível para todos.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Mirele Araujo Machado -
As tecnologias assistivas para surdos são importantes para que essas pessoas possam viver em um mundo majoritariamente ouvinte e ainda assim realizar suas funções com liberdade, sem depender de seus amigos e familiares. A aplicação das ferramentas digitais chamadas de TICs de forma a proporcionar um ambiente cada vez mais adequado ao desenvolvimento da pessoa surda, contribui sendo um aliado no processo de comunicação da pessoa surda, uma vez que contribuem com o desenvolvimento social, educacional e profissional.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rejane Maria da Silva Teixeira -
FoneFácil
“A mídia é um serviço de reconhecimento de voz que converte automática a fala em texto escrito em português e vice-versa, através de um smartphone. O usuário surdo digita a mensagem que deseja transmitir, via FoneFácil, em língua portuguesa, e o servidor do aplicativo converte o texto em voz, permitindo ao outro usuário escutar o conteúdo da mensagem. Do mesmo modo o usuário ouvinte responde via voz, o servidor reconhece o som e converte para texto em língua portuguesa, para que o surdo leia o conteúdo ditado pela pessoa do outro lado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayane Araújo Gonçalves -
As tecnologias assistivas têm um impacto profundo na vida das pessoas surdas e com deficiência auditiva, permitindo-lhes se comunicar de maneira eficaz, acessar informações e participar plenamente da sociedade. O que gosto das tecnologias assistivas para surdos é que permitem que eles experienciem a vida de maneira muito similar aos ouvintes, por exemplo, os ouvintes têm uma campainha em casa para avisar que alguém chegou. Uma pessoa surda, em tese, não precisaria disso, já que não escutaria a campainha tocar, porém, há uma tecnologia assistiva, geralmente intitulada “sistema de alerta visual”, que utiliza uma lâmpada em ponto estratégico da casa para indicar quando uma visita chega. Assim, quando uma visita toca a campainha, essa lâmpada pisca e sinaliza que há alguém na porta.
Em resposta à Rayane Araújo Gonçalves

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Rayane, muito bom, é verdade, todos merecem e tem o direito de e comunicar de maneira eficaz, acessar informações e participar plenamente da sociedade. Parabéns pelo exemplo citado!
Em resposta à Rayane Araújo Gonçalves

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Olá, Rayane. Já havia escutado falar em algo parecido, mas não sabia que levava o nome de "sistema de alerta visual"; obrigado pela dica. Certamente, como você menciona, recursos como esse proporcionam às pessoas surdas ou com deficiência auditiva mais autonomia e independência, o que é se suma importância.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Sobre as tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos, em relação a aplicativos para uso em computadores e smartphones, confesso que me surpreendi com facilidade de encontrar opções gratuitas e de fácil utilização.
Eu pesquisei e encontrei 5 aplicativos neste site:
https://vidacelular.com.br/2020/11/09/apps-deficiencia-auditiva/

Baixei o aplicativo Hand Talk, citado na aula da semana, e assisti alguns vídeos tutoriais, que comparam alguns destes aplicativos, estes vídeos são bem explicativo:





O Hand Talk é um aplicativo direcionado para pessoas com deficiência auditiva severa de nascença. Ele é ideal para quem utiliza a linguagem de sinais (LIBRAS) e para quem quer se comunicar com essas pessoas, mas não sabe como.
É um tradutor simultâneo de idiomas, e está disponível tanto para iOS quanto para Android. É gratuito.

Baixei o aplicativo é fiz alguns testes, gostei muito e irei aprofundar os conhecimentos sobre Libras.

Ele é super fácil de usar, com poucas teclas, mas, muitas funcionalidades, dentre elas, a que mais me surpreendeu foi a possibilidade de falarmos o texto, frase, etc., e o aplicativo captar o som, formar a frase em texto e depois, o avatar do software, chamado Hugo gerar a linguagem de sinais.
Simplesmente fantástico!
Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -
O Hand Talk realmente é bem explicativo, traz uma gama de sinais relativamente grande, porém, sabemos que a Libras é uma língua, viva e que se modifica, alguns sinais caem em desuso e surgem novos, o que requer uma constante atualização.
Além do mais, na construção das frases, muitas vezes o aplicativo fornece um português sinalizado, seguindo a estrutura gramatical da Língua Portuguesa e não exatamente a estrutura da língua de sinais.
Em resposta à Raquel de Fátima Feitosa da Silva

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Raquel
O processo de inclusão e o auxílio das tecnologias têm possibilitado uma transformação na
educação, a fim de redefinir os antigos padrões empregados pela escola e fazer com que os
docentes adotem uma nova postura frente às diversas formas de conduzir as metodologias
de ensino (ALVES, 2014).
Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
Eu não conhecia do Hand Talk, também fui pesquisar depois de acessar a apostila. Achei super interessante! Fiquei imaginando diversos contextos em que o app pode ser útil, para além da escola, como em consultas médicas ou aplicativos de transporte particular, como Uber.
Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Willians dos Santos
Tecnologia assistiva é um conjunto de recursos, equipamentos, dispositivos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam promover a funcionalidade, atividade e participação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com o objetivo de aumentar sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Isso mesmo, Romilda. Percebemos o quanto o Brasil tem avançado na produção dessas tecnologias. Nossas Universidades têm se destacado na pesquisa de novas tecnologias e com custos bem reduzidos, quando comparamos com países de primeiro mundo. Logo, cabe ao Estado formular políticas públicas voltadas ao incentivo tecnológico, para que pessoas com deficiência auditiva ou surdas possam ser reconhecidas como seres humanos, em iguldade condições com as pessoas que não possuem deficiência. É preciso muito investimento nas tecnologias assistivas para que possamos promover uma verdadeira inclusão escolar e social.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Ainda sobre os aplicativos, encontrei também nas pesquisas dois dicionários de Libras online:

Dicionário da Língua Brasileira de Sinais:
https://www.ines.gov.br/dicionario-de-libras/


Glossário Libras:
https://glossario.libras.ufsc.br/
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Conforme estudado ao longo da disciplina, os recursos de tecnologia assistiva têm como objetivo principal proporcionar autonomia às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No caso das pessoas com deficiência auditiva, diversos softwares e aplicativos de tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e/ou da LIBRAS para o português vêm contribuindo para que esse público tenha autonomia e independência nas atividades diárias. Existem ainda aplicativos amplificadores de som, para pessoas com comprometimento na audição, entre outros. Fato é que todos esses recursos têm ampliado as possibilidades de comunicação entre surdos ou pessoas com deficiência auditiva e ouvintes. Com eles, certamente caminhamos em direção a uma sociedade inclusiva.
Em resposta à Samuel Giovani dos Santos Ferreira

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
Sim, com certeza, os softwares vem para contribuir principalmente na comunicação, o que contribui para a aprendizagem e autonomia dos estudantes surdos ou com deficiência auditiva, mas também para os com deficiência visual e etc. As tecnologias assistivas, são um enorme avanço e como você colocou, são eles que nos fazem caminhar em direção a uma sociedade inclusiva.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -
O recursos de Tecnologia Assistiva têm facilitado o acesso e a comunicação, inclusive em sala de aula. Os recursos visuais facilitam bastante o entendimento das pessoas surdas.
No caso de campainha, pode ser luminosas, a função de vibrar do celular também beneficiam. Já quanto aos aplicativos servem tanto para as pessoas surdas como para quem é ouvinte e deseja adquirir alguns sinais de Libras.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Diante de tudo que vimos até aqui, não resta dúvidas de que as tecnologias assistivas sejam essenciais na ajuda com pessoas com algum tipo de deficiência. Para os deficientes auditivos ou surdos é essa tecnologia que pode torna-los independentes quanto a comunicação. Vale ressaltar que as pesquisas na produção dessas tecnologias devem sempre considerar a opinião dos futuros usuários da referida tecnologia para que a mesma de fato seja eficiente. Devemos estar sempre buscando as novidades tecnológicas para melhor atender nosso alunado também.
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Weslley Maycon Araújo Silva -
A influência das mídias no processo de
aprendizagem promove uma interação inovação nas práticas pedagógicas. A
mediação por meio da internet potencializa a educação e impulsiona a comunicação
entre os pares.
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -

Completamente de acordo, Nayra! As tecnologias assistivas desempenham um papel fundamental! E esse ponto bem pensado por você, de envolver pessoas com deficiência auditiva no processo de design e aprimoramento de tecnologias assistivas, é muito relevante pois assim as empresas e os técnicos realmente garantem que essas ferramentas atendam às necessidades específicas do público alvo e sejam realmente eficazes; e que estejam atentos para novos feedbacks, já que qualquer tecnologia deve evoluir continuamente para acompanhar as demandas em constante mudança e as oportunidades de inovação.

É essencial que instituições e organizações educacionais estejam atentas às últimas tendências tecnológicas e às melhores práticas de acessibilidade, para que possam oferecer o melhor suporte possível aos alunos com deficiência auditiva, e quanto as repartições públicas, que haja constante interesse e ação dos governantes. 

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
As tecnologias assistivas buscam diminuir barreiras de comunicação, facilitando a inclusão plena de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Além dos dispositivos como aparelhos auditivos e implantes cocleares, são considerados apoios assistivos os aplicativos de tradução de língua de sinais, os sistemas de alerta visual, as legendas criadas em tempo real por inteligência artificial ou por intérpretes de Libras.

As redes sociais podem exercer um papel importante enquanto tecnologia assistida, à medida que permite a participação ativa de pessoas com deficiência de forma inclusiva, através de recursos de legendas automáticas. Hoje em dia, é cada vez mais comum vermos vídeos de influencers com autodescrição e legenda.
Em resposta à Laura Sanábio Freesz Rezende

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Laura Sanábio
As Tecnologia Assistiva pode melhorar drasticamente a vida das pessoas com deficiência. A tecnologia assistiva assume tem um papel central no AEE, que foi majorado pelas demandas do ensino remoto emergencial do contexto pós-pandemia. Apresentá-las aos educadores, inserir nas escolas (sobretudo nas salas de recursos) e capacitar pessoal para utilizar, desenvolver, adaptar, avaliar e multiplicar é uma demanda urgente e desafiadora
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
1) Faça uma postagem acerca das tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos.
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (BRASIL, 2009, p.26).
As tecnologias assistivas surgiram com o intuito de auxiliar as pessoas com quaisquer tipos de limitações a seguir dignamente suas vidas de forma a reduzir as dificuldades que possam apresentar no curso de suas vidas. E essas tecnologias assistivas podem ser recursos ou serviços, indo desde uma simples muleta até o ensinamento do uso dela por um profissional qualificado; a muleta é um recurso; o ensinamento, um serviço. As tecnologias assistivas permitem às crianças com deficiência moverem-se, brincar, comunicar, escrever, falar e participar em atividades que seriam impossíveis sem este tipo de instrumentos.
Referências:
BERSCH, R. Introduçao à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, 2008.
RAIÇA, D. Tecnologias para a educação inclusiva. São Paulo: Avercamp, 2008, p.19-
33.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
As tecnologias assistivas são ferramentas de extrema importância para facilitar o cotidiano de pessoas com deficiência auditiva ou surdas quanto a comunicação , promovendo maior autonomia e independência nas interações sociais do dia a dia.
Em resposta à Paulo Victor Dantas de Souza Mattos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
Pois é Paulo, as tecnologias assistivas são essenciais para facilitar a vida das pessoas com deficiência promovendo autonomia cidadã. Com objetivo de minimizar as dificuldades, as tecnologias assistivas permite que uma pessoa com deficiência auditiva possa utilizar um aplicativo de tradução para Libras para conversar com um médico. Alternativa que nem se imaginava há bem pouco tempo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Weslley Maycon Araújo Silva -
A forma de construção do conhecimento vem sendo mudada desde a
chegada das tecnologias e das mídias na organização social. A escola não está
fora desse contexto, essa inovação também está presente na realidade do
ambiente escolar. Os Professores têm agora, novos desafios que lhe foram
propostos com a chegada da inovação tecnológica e midiática na escola.O recurso on-line possibilita ao educador, criar práticas pedagógicas virtuais
de aprendizagens, que favorecem na aplicabilidade dos conteúdos, nas discussões
temáticas e na construção do indivíduo crítico e autônomo. A internet potencializa o
aprendizado através da prática de atividades on-line como chats, fóruns, sites,
blogs, redes sociais etc. desde que haja uma preparação ou capacitação do
educador para lidar com os recursos tecnológicos inovadores.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Pesquisando na rede mundial de computadores, encontrei o VLibras que é uma plataforma de código aberto, livre e gratuita, que traduz automaticamente conteúdos digitais em diversos suportes (textos, áudios e vídeos) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de tradução automática e uso de um Avatar 3D, tornando computadores, dispositivos móveis (grifo nosso) e websites acessíveis para pessoas surdas. Atualmente, o aplicativo móvel do VLibras já teve mais de 100 mil downloads, enquanto o módulo plug-in está sendo utilizado em mais de 1500 websites, incluindo os websites do Governo Federal, da Câmara dos Deputados, do Senado, além de vários sites comerciais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
As tecnologias assistivas são as ferramentas de acessibilidade desenvolvidas para promover a autonomia das pessoas com deficiência, neste caso com surdez ou deficiência auditiva. Os aplicativos ou softwares produzidos são essenciais para a autonomia, uma vez que possibilita a comunicação e o torna independente para realizar atividades como consulta ao médico, aula ou outras necessidades. Alguma sugestão para melhorar, era o ensino de Libras de forma efetiva para a população de forma geral, como uma segunda língua, já que o surdo tem o português como segunda também.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Fernanda Teixeira da Silva -
Tecnologias assistivas desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida e na inclusão de pessoas surdas e com deficiência auditiva. Essas tecnologias ajudam a superar as barreiras de comunicação e acesso a informações que podem surgir devido à perda auditiva.
os aplicativos(redes sociais) também têm um papel importante , pois é possível fazer videochamadas e enviar mensagens de texto com bastante facilidade.

outra forma de cessar ou diminuir a barreira de comunicação, é a existência dos Intérpretes de língua de sinais podem auxiliar em eventos ao vivo, aulas e reuniões, traduzindo a linguagem falada para a linguagem de sinais, por exemplo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -

O investimento em tecnologias assistivas para pessoas surdas ou com deficiência auditiva é de extrema importância no Brasil. É necessário para promover a inclusão dessas pessoas, que podem participar mais ativamente em todos os aspectos da vida, incluindo educação, emprego, lazer e interação social. Essas tecnologias ajudam a eliminar as barreiras comunicacionais nos mais diversos setores, eliminando a exclusão desses indivíduos.

Em sala de aula, as tecnologias assistivas permitem que estudantes surdos ou com deficiência auditiva tenham acesso a uma educação de qualidade. Com dispositivos como intérpretes de língua de sinais, sistemas de legendas e recursos de acessibilidade em salas de aula, eles podem acompanhar o conteúdo educacional sem barreiras. É importante sempre ressaltar que pessoas com deficiência auditiva possuem habilidades, conhecimentos e experiências excelentes a oferecer à sociedade, equiparáveis aos ouvintes, e romper com as barreiras do preconceito usando a evolução tecnológica a favor dessa causa. 

Além desses pontos, penso que o investimento em tecnologias assistivas é um passo importante para cumprir metas com relação à inclusão, já que legalmente essas pessoas tem todos os seus direitos garantidos, garantindo sua vida autônoma em sociedade e acredito que até mesmo reduzindo em parte as desigualdades socioeconômicas entre pessoas com e sem deficiência auditiva. Isso contribui para criar uma sociedade mais justa e inclusiva.

Em resposta à Laura Gabrielle Marques da Cruz

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Mayra Silva dos Santos -
Acredito que isso seja um importante aspecto a ser trabalhado. O investimento em recursos é essencial para que haja a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e surdas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Mayra Silva dos Santos -
As tecnologias assistivas são ferramentas capazes de promover a inclusão de pessoas com deficiência. No caso com deficiência auditiva, promove autonomia para a execução de suas atividades. No ambiente escolar, essas ferramentas podem contribuir para a inclusão dos alunos, auxiliando no promoção da comunicação. Cabe a nós, professores a utilização adequada desses meios.
Em resposta à Mayra Silva dos Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -
Concordo que as tecnologias têm um bom papel na inclusão. Contudo, as vejo apenas como potencializadoras, e não como a promotora em si da inclusão. Vejo que as ferramentas tecnológicas por si só não podem assumir este papel inclusivo que cabe a cada um de nós. Pode servir como ponte, instrumento facilitador, mas penso que o papel social não pode ser colocado em segundo plano. Então entendo que precisamos fazer nossa parte, aprender algumas palavras como cumprimentos, bom dia, boa noite porque penso que são comunicações mínimas que poderia ser usada em uma comunicação rápida, simples ao passarmos por um surdo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -
Vejo nas tecnologias assistivas uma boa oportunidade de inclusão e respeito para com os deficientes auditivos. É uma forma de incluir aquele que não escuta na sociedade dos ouvintes, não no sentido de homogeneizar, mas de oferecer opções de melhorar a comunicação, principalmente de pensarmos que no passado não muito distante o deficiente teria auditivo teria que ficar fazendo leitura labial ou pedir papel e caneta para ficar escrevendo o que precisava comunicar. Enta as tecnologias assistivas a partir de smartfones é uma possibilidade a mais para este público. Vejo nestas tecnologias a possibilidade de morar a qualidade de vida dos deficientes de proporcionar um ambiente cada vez mais adequado ao desenvolvimento da pessoa pessoal, profissional e em aspectos gerais como lazer e convivência social
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Suzana dos Santos Matos -
Muito interessante conhecer as tecnologias assistivas que foram apresentadas na apostila e no vídeo na última semana. O professor não saber Libras não é um entrave ao ensino para estudantes surdos, uma vez que existem aplicativos gratuitos que traduzem fala ou texto de português para Libras. A possibilidade do caminho inverso através das luvas também é muito útil.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Priscila Lima Gonçalves -
A Tecnologia Assistiva para surdos são os produtos que utilizam luzes ou vibração em apoio a aparelhos que fazem uso de som como campainhas, despertadores e outros. Hoje corriqueiros e relativamente de baixo custo, já tiveram soluções simples e criativas no passado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -

As tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos desempenham um papel fundamental na melhoria da acessibilidade e na promoção da inclusão dessas pessoas em diversos aspectos da vida. Essas tecnologias ajudam a superar as barreiras de comunicação e a facilitar a participação ativa na sociedade. Aqui estão algumas das tecnologias assistivas mais importantes para surdos e deficientes auditivos:

---> Aparelhos Auditivos: Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos que amplificam o som para pessoas com perda auditiva. Eles são projetados para melhorar a audição e facilitar a comunicação em ambientes sonoros.

---> Implantes Cocleares: Para pessoas com perda auditiva severa a profunda, os implantes cocleares são uma opção. Eles consistem em um dispositivo eletrônico que é implantado cirurgicamente e estimula diretamente o nervo auditivo, permitindo a percepção de sons.


---> Sistemas de Alerta Visual: Estes sistemas utilizam sinais visuais, como luzes piscantes ou vibradores, para alertar sobre eventos sonoros, como chamadas telefônicas, campainhas, alarmes de incêndio e sirenes de emergência.


---> Vídeo em Língua de Sinais (LIBRAS): Plataformas de vídeo online e aplicativos permitem que as pessoas se comuniquem em LIBRAS, a língua de sinais utilizada por muitas comunidades de surdos. Isso facilita a comunicação em tempo real, especialmente em situações remotas ou em que não há intérpretes de LIBRAS disponíveis.


---> Legendas e Transcrição em Tempo Real: Legendas em vídeos, transcrição em tempo real em reuniões e aulas, e serviços de transcrição remota permitem que as pessoas surdas ou com deficiência auditiva acessem informações auditivas por meio de texto.


---> Aplicativos de Reconhecimento de Fala: Alguns aplicativos de reconhecimento de fala podem transcrever automaticamente a fala em texto, tornando a comunicação mais acessível em situações cotidianas.


---> Dispositivos de Comunicação Assistida por Computador (CAC): Esses dispositivos permitem que pessoas com dificuldades de fala se comuniquem usando texto ou voz sintetizada, facilitando a interação com outras pessoas.


---> Aplicativos de Aprendizado de Língua de Sinais: Aplicativos e jogos educacionais são projetados para ensinar LIBRAS e outras línguas de sinais, promovendo a inclusão e a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes.


---> Sistemas de Loops de Indução: Loops de indução criam campos magnéticos que transmitem som diretamente para aparelhos auditivos compatíveis, melhorando a clareza do som em ambientes ruidosos, como salas de aula ou auditórios.


---> Comunicação por Mensagens de Texto e Redes Sociais: O uso generalizado de mensagens de texto e aplicativos de mensagens instantâneas facilita a comunicação escrita e a troca de informações entre surdos e deficientes auditivos.


Essas tecnologias assistivas desempenham um papel essencial na promoção da igualdade de oportunidades e no acesso à informação e à comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva. Elas ajudam a quebrar barreiras de comunicação e a criar um ambiente mais inclusivo e acessível. No entanto, é importante considerar as necessidades individuais e preferências ao escolher a tecnologia assistiva apropriada.

Em resposta à Roberto Ferreira Sena Filho

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Legal Roberto o seu levantamento referente as tecnologias assistivas disponíveis. De fato, as mesmas são de suma importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual e auditiva. Um abraço, amigo!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
Tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivo

As tecnologias assistivas são dispositivos, ferramentas e softwares que ajudam pessoas com deficiência a realizar atividades do dia a dia. No caso de pessoas surdas e deficientes auditivos, as tecnologias assistivas podem ajudar na comunicação, no acesso à informação. As tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão e na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Podemos citar algumas das principais tecnologias assistivas disponíveis, como:
- Aparelhos auditivos: Os aparelhos auditivos são dispositivos que amplificam os sons, permitindo que as pessoas com deficiência auditiva ouçam melhor.
- Implantes cocleares: Os implantes cocleares são dispositivos que são implantados cirurgicamente no ouvido interno e convertem os sons em impulsos elétricos, que são enviados ao cérebro.
- Softwares de reconhecimento de fala: Os softwares de reconhecimento de fala permitem que as pessoas com deficiência auditiva transcrevam a fala em texto.
- Canais de televisão e rádio com legendas: As legendas permitem que as pessoas com deficiência auditiva entendam o que está sendo dito em programas de televisão e rádio.
- Aplicativos de tradução de Libras: Os aplicativos de tradução de Libras permitem que as pessoas com deficiência auditiva se comuniquem com pessoas ouvintes.
O uso de tecnologias assistivas é um direito das pessoas com deficiência auditiva. No Brasil, a Lei nº 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), garante o direito ao acesso a tecnologias assistivas às pessoas com deficiência. Essas tecnologias abrangem uma ampla variedade de dispositivos, aplicativos e recursos que ajudam os surdos e deficientes auditivos a se comunicarem, acessarem informações e participarem plenamente da sociedade.
Em resposta à MARIA LUCILENE DE CARVALHO

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Que interessante, amiga Lucilene, sobre o levantamento que você realizou sobre as tecnologias assistivas e como elas impactam na vida das pessoas que delas fazem uso. Um abração!
Em resposta à MARIA LUCILENE DE CARVALHO

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
Oi,Maria! Adorei a sua colocação. Atualmente existem diversos recursos e estratégias que possibilitam uma vida mais autônoma e cidadã!
É muito pertinente retomarmos a discussão acerca dos direitos das pessoas com Deficiência, afinal, como esses direitos foram conquistados através de muita luta, infelizmente, estão passíveis de retrocesso.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
As tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual e auditiva tem sido cada vez mais valorizada embora os desafios da inclusão. As tecnologias assistivas representam o processo de inclusão de maneira mais respeitosa e de acordo com as necessidades de cada pessoa. Portanto, as tecnologias assistivas devem sempre garantir o respeito, a inclusão e a melhor usabilidade daqueles que fazem uso da mesma.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
As tecnologias assistivas desempenham um papel indispensável na superação das barreiras à aprendizagem. Em especial, considera-se importante destacar as suas contribuições na efetivação da inclusão social, uma vez que nem todos os surdos e/ou deficientes auditivos dominam Libras, do mesmo modo que também, existem sujeitos que não dominam a leitura por extenso das palavras, porém, utilizam cotidianamente a Libras. Atualmente, os benefícios da tecnologia assistiva são manifestados na sociedade a partir do momento que existem aplicativos capazes de traduzir tanto Português/Libras, como Libras/Português. A flexibilização proporcionada por tais recursos facilitam, por exemplo, a comunicação e o sentimento de pertencimento da comunidade surda.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Mailson Santos Pereira -
O uso de tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos é uma necessidade imprescindível para a verdadeira inclusão escolar e social. Diversos grupos de pesquisas, principalmente de universidades públicas, tem se debruçado no processo de desenvolver, testar e aperfeiçoar tecnologias assistivas que garantem a melhoria da inclusão.
O que se faz necessário é a divulgação ampla dessas tecnologias assistivas e a disponibilização delas no ambiente escolar para que os estudantes surdos e deficiente auditivos não permaneçam alijados dos processos de ensino e aprendizagem.
Em resposta à Mailson Santos Pereira

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Concordo plenamente com a sua observação, Mailson. Também considero imprescindível o trabalho dos pesquisadores que se dedicam a criar e aprimorar essas tecnologias, pois eles contribuem para a melhoria da qualidade de vida e da educação dos surdos e deficientes auditivos. Minha esperança é que essas tecnologias sejam cada vez mais divulgadas e acessíveis, para que todos possam usufruir dos seus benefícios.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Sam Alves Sousa -
Vi nos comentários sugestões quanto aplicações e tecnologias assistivas para aumentar a autonomia dos indivíduos com deficiência auditiva. Acredito que esforços individuais são interessantes, mas nenhum deles elimina a luta coletiva que temos que ter por acessibilidade.
Acredito que temos que valorizar mais os professores e tradutores de libras, inclusive para a educação dos demais professores. Pois o contato com os interpretes nos torna mais sensíveis para desenvolver nossas didáticas, assim conseguimos comunicar com mais precisão, assim como o tradutor pode chamar nossa atenção pra certos aspectos, já que eles estão muito mais próximos da forma em que os surdos percebem o mundo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Como vimos nesta quarta e última semana da disciplina, a importância dos recursos tecnológicos para a educação de pessoas com deficiência auditiva não pode ser subestimada. Estes avanços desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão e na garantia de igualdade de oportunidades para os indivíduos surdos e com deficiência auditiva no ambiente educacional. O texto do ebook apresentou dois exemplos notáveis de tecnologias assistivas que desempenham um papel crucial nesse contexto: o VLibras e o Hand Talk.

Primeiramente, o VLibras, um software de código aberto desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal da Paraíba e o Ministério da Economia, demonstra como a tecnologia pode quebrar barreiras linguísticas. Com a capacidade de traduzir textos, áudios e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o VLibras torna possível para os estudantes surdos acessar conteúdos educacionais de forma mais eficaz, abrindo as portas para um aprendizado inclusivo e significativo.

Além disso, o Hand Talk, um aplicativo móvel premiado internacionalmente, também desempenha um papel crucial na promoção da educação acessível para pessoas surdas. Ao oferecer tradução para a Libras por meio de avatares, o Hand Talk permite que os alunos acessem informações em tempo real, participem de discussões em sala de aula e compreendam o conteúdo de maneira mais eficaz. Além disso, o site do Hand Talk oferece recursos valiosos, incluindo guias sobre tecnologias assistivas e informações sobre acessibilidade na educação, fornecendo apoio adicional aos educadores e à comunidade surda.

Essas tecnologias, ao facilitarem a comunicação e o acesso à informação, tem o potencial de desempenhar um papel transformador na educação de pessoas com deficiência auditiva. Elas capacitam os estudantes a participar mais diretamente da vida acadêmica e a adquirir o conhecimento necessário para alcançar seus objetivos educacionais e profissionais.

Em suma, os recursos tecnológicos como o VLibras e o Hand Talk representam avanços significativos na promoção da educação inclusiva e acessível para pessoas com deficiência auditiva. Eles não apenas quebram barreiras linguísticas, mas também abrem novas oportunidades de aprendizado, capacitando os estudantes a alcançar seu pleno potencial e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e diversificada.