Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 52

Prezados/as,

1) Faça uma postagem acerca das tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos.

2) Faça mais uma postagem contribuindo com pelo menos uma das discussões levantadas pelos colegas no fórum.

Desejo-lhes boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Valeria Cordeiro da Silva -
Boa tarde!
Então,as tecnologias assistiva são ferramentas que auxiliam no melhor desenvolvimento e conforto para surdos e deficientes auditivos.
Esses facilitam a comunicação e a interação na sociedade,temos aparelhos auditivos, despertador que ao invés de tocarem,vibram na hora programada, notificações por flash e luz e não sons, intérprete e tradução da língua de sinais entre outros meios que ajudam no seu dia a dia.
Em resposta à Valeria Cordeiro da Silva

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá Valéria!
São uma enorme ferramenta de inclusão e quando analisamos todos os objetivos que podem ser alcançados, realmente, a capacitação é algo urgente.
Abraços!
Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Felipe Henrique Morali Azarias -
Olá Valéria e Luciene.

Realmente, a capacitação é algo que devemos buscar de forma urgente, pois se formos analisar, temos inúmeras tecnologias assistivas para utilizarmos com os estudantes, porém, temos poucas pessoas preparadas para utiliza-las em relação a quantidade de pessoas que já deveriam estar preparadas para isto, infelizmente é uma realidade que ainda enfrentamos, mas tenho esperança que o cenário se altere nos próximos anos.

Abraços!!
Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Marisa dos Santos Amaral -
Oi, Luciene! Tudo bem? Também concordo com a questão da capacitação não só da equipe docente, mas para todas as pessoas que atuam na educação, pois todas de uma forma ou de outra atuam com a criança ou o estudante deficiente auditivo ou surdo no ambiente escolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá, colegas!
O uso de Tecnologias Assistivas para surdos tem contribuído para a efetivação da inclusão dessa comunidade, além de possibilitar a autonomia dos educandos ao se utilizarem aplicativos funcionais, como o Hand Talk e VLibras, por meio de avatares que traduzem os conteúdos para a Libras, dos quais, já conhecia e utilizei o Hand Talk e obtive informações sobre o Vlibras, ambos promovem a quebra de barreiras atitudinais por parte docente e o engajamento estudantil. Outros dispositivos foram sendo incorporados como as luvas instrumentalizadas, com sensores criados pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) em parceria com o Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, além do Rybená e Sinai Libras, semelhantes ao Hand Talk e VLibras.
No entendimento de Silva (2012) esses recursos que envolvem tecnologias assistivas são propostas inovadoras e o planejamento didático é essencial, tendo em vista os conteúdos trabalhados, a finalidade da atividade e as formas realizadas de avaliação, dentre outros aspectos.
Nesse sentido, as pessoas com múltiplas deficiências como a surdo-cegueira, necessitam para seu desenvolvimento o tato que é um sentido que requer a proximidade permanente de outra pessoa, o que na maioria das vezes não é fácil de se conseguir, conforme Maia, Aráoz (2001) e se perde os estímulos mais comuns do convívio social, necessitando de auxílio especializado que compreenda esta situação e o ajude a providenciar meios de interação com as pessoas, além disso, precisa aprender meios de comunicação alternativos, como a língua brasileira de sinais ou Libras e o alfabeto em Braille e todas as pessoas do convívio também.
Assim sendo, temos uma experiência com uma pessoa adulta surdo-cega, com os desafios inerentes para a alfabetização e letramento imensos, porém, obtivemos auxílio da comunidade religiosa das Testemunhas de Jeová com intérpretes de Libras e recursos de tecnologias assistivas, os quais, permitem o deficiente segurar nas mãos do intérprete, enquanto este faz a tradução em Libras do que está sendo explanado e o surdo cego, que tem um conhecimento da Libras, interage e responde em Libras. Portanto, as tecnologias assistivas e a aprendizagem do idioma Libras dinamizam o processo de ensino-aprendizagem para pessoas com surdo-cegueira.

Referências:

Maia, S.R; Aráoz, Susana M.M. de; A SURDOCEGUEIRA - "SAINDO DO ESCURO",2001
SILVA, F. C. A utilização das TICs no ensino da matemática na escola de Ensino Médio André Cartaxo. Programa especial de formação pedagógica de docentes na área de licenciatura em matemática, faculdade integrada da grande Fortaleza, 2012.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Felipe Henrique Morali Azarias -
Olá a todas e a todos,

As tecnologias assistivas estão fazendo uma grande diferença na vida de surdos e deficientes auditivos. Com o avanço da tecnologia, essas ferramentas têm se tornado cada vez mais acessíveis e eficazes.

A primeira categoria inclui aparelhos auditivos, dispositivos eletrônicos que amplificam os sons e melhoram a qualidade de vida de muitas pessoas com perda auditiva, é utilizado como primeira forma de tratamento de um paciente com dificuldades para ouvir, sendo de diferentes graus de perda, como leve, moderada ou severa, eles são altamente personalizáveis para atender às necessidades individuais.

Porém, para casos mais graves de perda auditiva, temos os implantes cocleares. Esses dispositivos estimulam diretamente o nervo auditivo, permitindo que muitos surdos ouçam sons de maneira mais clara e distinta, é recomendável utilizar em casos que os aparelhos não resolveriam, entre os níveis de severa a profunda, mas, ainda sim, possui contra indicações nos casos de surdez pré-lingual em adolescentes e adultos não reabilitados por método oral, pacientes com agenesia coclear ou do nervo coclear bilateral e contraindicações clínicas.

Além disso, a era digital trouxe uma série de aplicativos e softwares projetados especificamente para auxiliar na comunicação e no aprendizado de línguas de sinais.

No ambiente doméstico, dispositivos de alerta visual desempenham um papel crucial. Alarmes de incêndio com luzes intermitentes garantem que os deficientes auditivos estejam cientes de situações de emergência.

Com a popularização de aplicativos de vídeo-chamada, como Skype e Zoom, a comunicação em tempo real se tornou acessível. Isso permite que surdos se comuniquem através da linguagem de sinais, abrindo novas possibilidades de interação.

A inclusão de legendas e intérpretes de língua de sinais em transmissões ao vivo e conteúdo de áudio torna a informação acessível a todos, independentemente da audição.

Além disso, temos alguns aplicativos, como por exemplo, o handtalk que é uma plataforma que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas

Essas tecnologias representam apenas uma parte das soluções disponíveis. É inspirador ver como a tecnologia está derrubando barreiras e permitindo que pessoas surdas ou com deficiência auditiva participem plenamente da sociedade.
Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luisa Coser Lima -
Ei, Felipe!
Achei interessante no seu comentário essa observação sobre a utilização dessas tecnologias também em situações domésticas do cotidiano de pessoas surdas ou deficientes auditivas. Os aplicativos podem nos ajudar muito no contexto escolar, mas acredito que a maior importância desses recursos é a utilização no cotidiano em situações pontuais em que a pessoa precise se comunicar rapidamente. É muito importante para o desenvolvimento da autonomia.
Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Thiago Antonio da Silva Camini -
Bom dia!
Tais ferramentas geraram um avanço tão efetivo, ouso dizer que fez com que a inclusão também avançasse, na medida que surdos e deficientes auditivos, obtiveram maior autonomia, o smartphone permitiu o acesso a inúmeras ferramentas de modo fácil, rápido e gratuito.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luisa Coser Lima -
Ei, pessoal!

As tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos são recursos interessantes para o desenvolvimento da autonomia, da qualidade de vida e na promoção da inclusão no cotidiano e no contexto escolar. Elas se baseiam em avanços tecnológicos para superar barreiras de comunicação e facilitar a participação plena dessas pessoas na sociedade. Dentre os recursos disponíveis os que mais são utilizados são aplicativos de tradução de Libras e os de reconhecimento de áudio, traduzindo simultaneamente a fala para texto em português. Nesse sentido, também acho interessante destacar aplicativos que fazem legendas automáticas em vídeos, que têm sido muito utilizados em redes sociais e também são importantes para a inclusão. No contexto escolar, essas tecnologias podem desempenhar um papel significativo na inclusão de alunos surdos. Elas ajudam a garantir que esses alunos tenham acesso a informações e comunicação de maneira equivalente aos colegas ouvintes. Além disso, proporcionam aos professores e alunos ouvintes ferramentas para se comunicarem efetivamente com os alunos surdos, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo. Porém, nada substitui a atuação de interpretes, que também é fundamental. Acredito que a utilização desses recursos tecnológicos é algo que vem para somar, não substituir.
Em resposta à Luisa Coser Lima

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Danilde Carvalho dos Anjos Baia -
Oi Luisa!
Concordo com você, pois além de ser interessante para o desenvolvimento da autonomia ela facilita as atividades cotidianas e esses dispositivos acabam propocionando o acesso a esses recursos oferecido pelo meio social.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Danilde Carvalho dos Anjos Baia -
Boa noite!
A tecnologia assisitiva para surdos e deficientes auditivos são ferrramentas de acessibilidade desenvolvidas para facilitar o dia a dia das pessoas com deficiência o acesso dessa teconologia é um direito dessas pessoas garantido pela lei LBI ( Lei Brasileira de Inclusão) que também é conhecida como Estatuto da pessoa com deficiência, que já entrou em vigor desde 2016 sendo obrigatória a presença de interpretede libras em shows e eventos.
O recurso de acessibilidade para as pessoas que ultilizam os aparelhos auditivos, tem como objetivo de melhorar a compreensão da fala, especialmente em ambientes ruidosos .
A tecnologia assistiva na prática ela atua como auxilio para ampliar as habilidades das pessoas com deficiência , podendo encontrá-la tanto na forma de softwares e equipamentos tecnologicos, quaanto em serviços de medicinas e até design.
Em resposta à Danilde Carvalho dos Anjos Baia

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Juliana Roberta Parada -
Oi, Danilde.
Concordo com você, essas ferramentas não apenas melhoram a compreensão da fala em ambientes desafiadores, como também englobam uma ampla gama de recursos tecnológicos e serviços médicos que expandem as capacidades e a autonomia das pessoas com deficiência.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Marisa dos Santos Amaral -
As tecnologias assistivas são de suma importância para a comunidade surda e também para os deficientes auditivos pois possibilita sua inclusão na sociedade de forma mais autônoma e participativa. A presença de tradutores de libras vem ocorrendo de maneira cada vez mais frequente, mas ainda necessita de reforço e de formação de novos tradutores.
Este ponto leva a outro, a necessidade de formação para profissionais que trabalham nas mais diferentes áreas e que atuam diretamente com pessoas. É urgente que haja uma formação que aproxime as pessoas com os mais diversos tipos de deficiência, neste caso específico, as pessoas surdas e com deficiência auditiva.
Sobre os aplicativos, é um grande avanço ter um app no qual com apenas um celular pode auxiliar mesmo que de maneira remota uma pessoa surda ou mesmo uma ouvinte a auxiliá-la. Ainda são necessários ajustes, mas em sua maioria, acredito que já pode colaborar e facilitar o cotidiano de pessoas com deficiência.
Em resposta à Marisa dos Santos Amaral

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Souza de França -
Certamente Marisa, a formação de professores é necessário, a libras deve ser entendida por todos, ou seja, a libras deve ser oferecida em todas as escolas e instituições de ensino para que a comunicação aproxime a todos, e seja Inclusivo.
Em resposta à Marisa dos Santos Amaral

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Henrique Liberato Moreira -
Concordo contigo, Marisa! Na verdade, precisamos de formações em diversas áreas da educação inclusiva, principalmente, na área da licenciatura. Frequentemente, é comum observar professores despreparados para atender as diversas situações de aprendizagem, quando relacionado as pessoas com deficiência. Apesar das inúmeras conquistas nesse campo na Lei, na prática, ainda deixa muito a desejar. Precisamos de mais investimentos e ações!
Em resposta à Luiz Henrique Liberato Moreira

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayara Braga dos Santos -
Luiz, minha irmã trabaha numa escola municipal já há alguns anos e este ano, ela está fazendo um curso sobre LEGO Braille pela escola. Por causa do curso, ela descobriu guardados num armário alguns kits de lego para utilização com alunos com deficiência visual. Até esse ano, ela não fazia ideia do que era e para que era aqueles kits e nem sabia que estavam lá. Eles estavam guadados há bastante tempo e não havia ninguém 'preparado' para usá-lo. Então, concordo com você completamente! Se faz necessário investir na formação de professores e gestores para que a qualidade da nossa educação melhore.
Em resposta à Marisa dos Santos Amaral

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Agatha Christie Rabelo Vieira -
Bom dia, Marisa!

Esse ponto que você levanta a respeito da necessidade de formação para profissionais é fundamental. Afinal, os recursos de Tecnologia Assistiva desempenham um papel crucial na promoção da inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva, mas é igualmente importante que educadores, terapeutas e profissionais de saúde estejam capacitados para utilizá-las de maneira eficaz. A formação adequada não apenas garante que essas tecnologias sejam implementadas de maneira apropriada, mas também ajuda a criar um ambiente mais inclusivo e receptivo para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Em resposta à Marisa dos Santos Amaral

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rodrigo Ferreira Cavalcante -
Estou completamente de acordo que faltam pessoas no sistema educacional com formação e qualificação adequada para lidar com o público de pessoas surdas ou com algum grau de deficiencia auditiva. Mas essa discussão me deixa uma dúvida em relação ao ensino público, pois essa lacuna de profissionais com essa capacitação específica, é culpa do Estado ou dos profissionais que talvez não buscam se qualificar? Ou essa responsabilidade é de ambos?
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Thiago Antonio da Silva Camini -
As tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos possuem grande relevância, na medida que contribuem com a comunicação e interação dos que possuem dificuldade, possibilitando uma inclusão que, em alguns casos, as vias menos tecnológicas foram pouco efetivas. Recordo que na década de 90/2000, conhecia um casal de surdos e eles utilizavam o pager/bipe ajudava muito na comunicação, antes desse aparelho eles demonstravam ter mais dificuldade na comunicação. O desenvolvimento das tecnologias assistivas conspiram ainda mais para o auxílio. Fato é que mesclar essas tecnologias com os ambientes educacionais, propiciar aos educadores acesso/formação, dar acesso também aos alunos, ter os equipamentos. A apropriação das tecnologias tendem a ser ferramentas muito válidas.
Em resposta à Thiago Antonio da Silva Camini

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Souza de França -
Concordo com você Thiago, elas são auxílio que devem ser conciliados a educação, para propiciar a inclusão, tornando que a educação chegue a todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Souza de França -
As tecnologias assistivas está tornando tudo mais fácil e acessível para deficientes auditivos e Surdos, com a criação de aplicativos e recursos didáticos inclusivos, torna o ensino e aprendizagem de alunos especiais muito mais eficaz, o Hand talk por exemplo é um aplicativo de fácil acesso, que torna o dia a dia da pessoa surda e com deficiência auditiva mais fácil, e ele ainda pode ser usado para em trabalhos acadêmicos, para tornar acessível a todos os alunos seja na faculdade, como para auxiliar os professores no ensino básico. A tecnologia sem dúvida vem contribuindo muito com a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência.
Em resposta à Bianca Souza de França

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bárbara Carneiro Maciel -
concordo Bianca, e ainda acrescento que é essencial os profissionais da educação saberem sobre e como lidar as tecnologias assistivas, venho de uma realidade que muito dos professores tem muita dificuldade ate mesmo com as ferramentas básicas como: word, moodle, google academico. e entre outros, sabemos que isso é um aspecto que dificulta a utilização de tecnologias assistivas (principalmente as que necessita de conhecimentos básicos de informática), é crucial que nós como professores sempre estejamos em busca de aprende para facilitar e contribuir com o processo de ensino aprendizagem de nossos estudantes.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Henrique Liberato Moreira -
Olá, colegas!

As tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos, consistem em ferramentas de acessibilidade elaboradas com a finalidade de facilitar o cotidiano das pessoas , promovendo mais autonomia e por seguinte, qualidade de vida. Tais ferramentas, passaram a ser instituídas como políticas públicas em 16 de novembro de 2006, estabelecida pelo Decreto 5.296. Desde então, diversos setores da sociedade, dentre eles, as escolas, passaram a fazer uso dessa ferramenta para exercer a inclusão de pessoas surdas e com deficiência auditiva.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nathaly Alves dos Santos -
No ano de 2018 descobrimos através de uma audiometria para um concurso que minha mãe, aos 50 anos, era deficiente auditiva com considerável perda da audição. Nunca havíamos suspeitado, mas ela nunca tinha ouvido campainhas, telefone tocando, alguns pássaros e muitos outros sons que costumamos ouvir.
Com o tratamento do SUS, ela ficou alguns anos na fila e hoje tem seu aparelho auditivo gratuito e pode ouvir tudo o que antes nem tinha conhecimento.
O uso de tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos pode mudar a vida de alguém e trazer uma realidade antes, impensável.
Em resposta à Nathaly Alves dos Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Caique Pedro Augusto -
Interessante o compartilhamento dessa experiência, cara colega Nathaly. Ela nos permite inferir pelo menos dois pontos fundamentais. O primeiro: que muitas vezes o diagnóstico de deficiência auditiva não ocorre de forma efetiva; isso demanda iniciativas de ordem política, social, cultural e educacional, cujo foco deve ser informar a população, conscientizar e identificar possíveis casos de deficiência invisibilizados. O segundo ponto diz respeito à importância dos investimentos para fortalecimento do SUS, bem como a necessária valorização social desse Sistema tão importante para a qualidade de vida dos brasileiros! Viva o SUS!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayara Braga dos Santos -
Como vimos ao longo da disciplina, as tecnologias assistivas têm avançado significativamente ao longo dos anos, proporcionando melhor acessibilidade e qualidade de vida para as pessoas com deficiência auditiva ou surdez em todo o mundo. Existem pesquisas e inovações em constante desenvolvimento, buscando melhorar ainda mais a qualidade de vida e tornar real a inclusão dessas pessoas na sociedade para que possam ter, de fato, educação, saúde, entretenimento, etc. Na primeira atividade da semana, descobri mais sobre um aplicativo que auxilia que indivíduos com deficiência auditiva ou surdez possam ir ao cinema sem depender de adaptações da própria sala de cinema, por exemplo.
Contudo, como mencionado pela professora Dandara Lorrayne do Nascimento, quando pensamos no meio escolar, enquanto a educação não caminhar em conjunto com esses avanços tecnológicos, o processo de ensino aprendizagem desses estudantes público-alvo da Educação Especial continuará falho. Ainda que tenhamos o desenvolvimento de diversas tecnologias que poderiam melhorar o dia a dia dos alunos com deficiência auditiva ou surdez, de nada adianta termos uma oferta enorme de dispositivos e recursos se essas ferramentas não chegam à escola e ao aluno, ou ainda, se chegam sucateados ou de péssima qualidade. Além disso, a formação dos profissionais do meio precisa ser pensada de modo a ter em sua construção o básico para que possam dar suporte a esses alunos para que eles tenham as mesmas oportunidades e as mesmas experiências que os demais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriana da Silva Ramalho -
As tecnologias assistivas para os surdos fornecem ferramentas úteis para que possam ser incluídas na sociedade, tendo em vista que vivem em um mundo predominantemente ouvinte e ao mesmo tempo possam exercer livremente suas funções, sem depender de amigos e familiares.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Agatha Christie Rabelo Vieira -
Olá, pessoal!

As tecnologias assistiva para surdos ou pessoas com deficiência auditiva são muito importantes, principalmente ao considerarmos as especificidades de cada um desses grupos. Assim, elas podem são capazes de ajudar na promoção da inclusão e na quebra de barreiras de comunicação, aspecto em que as pessoas desses grupos mais são afetadas. Desse modo, no caso das pessoas surdas, aplicativos e dispositivos que convertem texto em Libras são fundamentais, tornando a comunicação mais acessível em diferentes contextos, não somete na sala de aula. Por outro lado, em relação às pessoas com deficiência auditiva, dispositivos auditivos e implantes cocleares são igualmente importantes para aqueles que desejam utilizar, mais ainda se aliados a alguns recursos para melhor projetar a voz, como microfones específicos. No entanto, é importante destacar que, embora essas tecnologias sejam incrivelmente úteis, ainda enfrentamos desafios, como a disseminação limitada dessas ferramentas e o custo associado a algumas delas. Portanto, é fundamental continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas, bem como na formação de pessoas para utilizá-las, e modo a garantir que todos tenham acesso a oportunidades igualitárias e uma vida mais inclusiva.
Em resposta à Agatha Christie Rabelo Vieira

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Boa tarde, Agatha!
Compartilhamos da mesma visão! As tecnologias assistivas desempenham um papel crucial na promoção da inclusão e na superação de barreiras de comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva. É essencial continuar investindo nesse campo para garantir oportunidades igualitárias e uma sociedade mais inclusiva.
Em resposta à Agatha Christie Rabelo Vieira

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Leila Moraes Santos -
Realmente, Agatha, precisamos tornar essas tecnologias assertivas ainda mais acessíveis, para que possam beneficiar um número cada vez maior de pessoas com deficiência auditiva.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Rayane Moreira Candido -
As pessoas surdas e com deficiência auditiva têm atualmente à disposição uma variedade de tecnologias assistivas que visam facilitar a comunicação e melhorar sua qualidade de vida. Essas tecnologias representam um avanço significativo na melhoria da acessibilidade e da comunicação. Algumas dessas ferramentas eu desconhecia, o que é extremamente interessante em relação ao avanço nesta área. Portanto, é importante continuar a pesquisa e o desenvolvimento para tornar essas soluções ainda mais eficazes e acessíveis.
Em resposta à Bruna Rayane Moreira Candido

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Renata Rosetti Alves -
Concordo Bruna!
Além da continuidade das pesquisas, a ampla divulgação se faz necessária também. Acredito que muitos de nós não tínhamos o conhecimento da maioria das tecnologias apresentadas durante o curso dessa matéria e que nem todos tenham tido contato com a Libras por exemplo, e não só quando falamos de educação tudo isso se faz importante, mas também quando falamos de convivência, comunicação, interação, em diversos ambientes.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Aguiar Correia Rodrigues -
A tecnologia assistiva desempenha um pape crucial na melhoria da qualidade de vida de pessoas surdas ou deficientes auditivos, facilitando e mediando a promoção da inclusão. Existem alguns recursos como: aparelhos auditivos, implantes cocleares, sistema de alerta visual, software de reconhecimento de fala, legenda einterpretação em tempo real, entre outros recursos.
Alguns desses recursos são mais difíceis de serem usados se uma pessoa apresentar além da surdez ou deficiência auditiva, outra deficiência. Nesse caso se faz necessário avaliar caso a caso, e se for necessário adapatar recursos, para melhor atender a pessoa com deficiência.
Em resposta à Paula Aguiar Correia Rodrigues

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Jade Rodrigues Schimith de Assis -
Concordo que muitas das tecnologias assistivas pensa a deficiência de modo isolado e acaba esquecendo da diversidade que pode existir dentro da comunidade
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Renata Rosetti Alves -
Meu primeiro contato com tecnologias assistivas para pessoas surdas ou com deficiência auditiva se deu em 2016, durante o semestre em que cursei Libras na graduação em artes visuais. Como forma de nos auxiliar, foi indicado pela professora na época buscar pelo app Hand Talk, de forma que nosso grupo pudesse preparar uma apresentação de diálogo em línguas brasileira de sinais. Percebo nas tecnologias uma potência muito grande não só no ensino de pessoas surdas ou com deficiência auditiva mas também no ensino de ouvintes, de forma que os processos de ensino e as relações se tornem inclusivas e naturais, assim os aplicativos e tecnologias assistivas encurtam barreiras e promovem uma interação focada na equidade. Percebo o quanto ainda é incomum que ouvintes busquem conhecer os avanços e novas tecnologias focadas na assistência de pessoas com deficiência auditiva e surdas e o imenso déficit na comunicação que faz com quem estes indivíduos não sejam atendidos ou compreendidos, mão tenham acesso a serviços básicos por não conseguir se comunicar e se fazer entender e acredito que a ampla divulgação e inserção dessa temática nos cursos de graduação, formação e no ensino básico, sejam necessários.
Em resposta à Renata Rosetti Alves

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Barrocas dos Santos -
Olá, Renata. A vivência proporcionada nesta disciplina deve ter sido interessante e este formato de ensino e experimentação deveria ser mais utilizado por professores. Pensando por este ângulo, se em todas as disciplinas fossemos instigados a pensar fora da nossa realidade, seriamos profissionais muito mais capazes de ultrapassar as barreiras da inclusão escolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Juliana Roberta Parada -
As tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida e na inclusão dessas pessoas. Elas englobam uma variedade de recursos, como aparelhos auditivos, implantes cocleares, sistemas de amplificação sonora, softwares de reconhecimento de fala e tradução de texto para Libras, dispositivos de alerta visual, entre outros. Essas tecnologias têm o objetivo de facilitar a comunicação, tornar informações sonoras acessíveis e proporcionar maior independência no dia a dia. Além disso, a presença de intérpretes de Libras em eventos e a garantia de acessibilidade digital também são aspectos importantes para garantir a inclusão plena das pessoas com deficiência auditiva. No geral, as tecnologias assistivas desempenham um papel fundamental na quebra de barreiras e na promoção da igualdade de oportunidades para essa comunidade.
Em resposta à Juliana Roberta Parada

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Solivan Sousa Morais -
Concordo com suas colocações, e o intérprete associado a tecnologias assistivas é a relação humana que muitas a tecnologia descarta, o contato humano é fundamental para a inclusão.
Em resposta à Juliana Roberta Parada

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Isis Benevides Maia Ribeiro -
Verdade, e que bom que a tecnologia está presente em nossas vidas, é sempre um aprendizado e uma quebra de barreiras para com as problemáticas sociais, sempre buscando facilitar a comunicação e desempenhar papéis multifuncionais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Solivan Sousa Morais -
As tecnologias assistivas são fundamentais para facilitar a inclusão dos surdos e deficientes auditivos na sociedade de modo geral, o avanço da tecnologia tem contribuído positivamente para a qualidade de vida desse público, pois possibilita maior independência e comunicabilidade, aplicativos com tradução instantânea para LIBRAS, relógios com alarmes vibratórios, implantes cocleares, melhoramento dos aparelhos auditivos são alguns exemplos.
Em resposta à Solivan Sousa Morais

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana dos Santos Moreira -

Você trouxe um ponto importante e relevante sobre como as tecnologias assistivas têm desempenhado um papel crucial na promoção da inclusão de pessoas surdas e deficientes auditivos na sociedade. A evolução dessas tecnologias tem proporcionado benefícios significativos e melhorias na qualidade de vida para esse público. As tecnologias assistivas desempenham um papel transformador na vida das pessoas surdas e com deficiência auditiva, permitindo-lhes participar plenamente na sociedade. O avanço contínuo dessas tecnologias, juntamente com o esforço de torná-las amplamente acessíveis, é fundamental para promover uma sociedade verdadeiramente inclusiva e igualitária.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Jade Rodrigues Schimith de Assis -
Nesse ebook conseguimos ver inumeras formas de tecnologia assistiva muito interessante e que tem um impacto muit grande na vida de quem utiliza, porém infelizmente quando entramos dentro das escolas ou convivemos com as pessoas com deficiência auditiva ou surdez poucos tem acesso, e fazem uso, principalmente os professores não possuem tantos recursos o que deixa uma lacuna quando se trata de um ensino inclusivo
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Isis Benevides Maia Ribeiro -
As tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida e na inclusão social dessas pessoas. Essas tecnologias são projetadas para ajudar na comunicação, no acesso à informação e na participação em atividades cotidianas. Meu aluno utiliza um aparelho auditivo coclear, permitindo a captação do som de forma mediana, mas que já auxilia no processo dele. Quando dou minhas aulas, utilizo o aparelho paralelo, que permite ampliar minha voz para ele, focando-o na aula e evitando perda de informações. Nas aulas particulares, utilizo o google classroom, e ele pode ligar o som diretamente em seu aparelho, mas sempre tento enfatizar as coisas por escrito para ele e ser paciente caso tenha que repetir alguma coisa. Quanto á pessoas totalmente surdas, nunca tive a oportunidade de me comunicar, também nunca conheci uma para tentar algo diferente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana dos Santos Moreira -

Faça uma postagem acerca das tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos.


Tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida e na promoção da inclusão dessas pessoas em diversas áreas da sociedade. Essas tecnologias são projetadas para superar as barreiras de comunicação e acessibilidade que podem surgir devido à perda auditiva. Aqui estão algumas das principais tecnologias assistivas disponíveis para surdos e deficientes auditivos:

Aparelhos Auditivos: Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos usados para amplificar o som e melhorar a audição de pessoas com perda auditiva. Eles vêm em várias formas e tamanhos, incluindo aparelhos auditivos intra-auriculares e retroauriculares. A tecnologia moderna permite uma adaptação personalizada para atender às necessidades individuais.

Implantes Cocleares: Para pessoas com perda auditiva profunda ou severa, os implantes cocleares são uma opção. Eles substituem a função do ouvido interno danificado, convertendo o som em sinais elétricos que são transmitidos diretamente ao nervo auditivo.

Sistemas de Loops Magnéticos: Estes sistemas utilizam loops magnéticos para transmitir o som diretamente para os aparelhos auditivos de uma pessoa em ambientes específicos, como teatros, salas de aula e igrejas. Isso reduz o ruído ambiente e melhora a clareza do som.

Telefones de Texto: Os telefones de texto permitem que pessoas surdas ou com deficiência auditiva se comuniquem por meio de mensagens de texto, e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas. Existem também dispositivos que convertem o texto em voz e vice-versa para facilitar a comunicação com pessoas ouvintes.

Serviços de Intérpretes de Língua de Sinais: A interpretação de língua de sinais é uma tecnologia assistiva fundamental para pessoas surdas. Intérpretes traduzem o discurso oral para língua de sinais e vice-versa em situações de comunicação pessoal ou eventos públicos.

Sistemas de Alerta Visual: Estes sistemas utilizam sinais visuais, como luzes estroboscópicas, para alertar as pessoas surdas ou deficientes auditivas sobre eventos importantes, como chamadas telefônicas, alarmes de incêndio e campainhas.

Tecnologia de Reconhecimento de Fala: Alguns sistemas de reconhecimento de fala, como os assistentes virtuais ativados por voz, podem ser configurados para reconhecer comandos em linguagem de sinais ou voz.

Aplicativos Móveis e Software: Há uma variedade de aplicativos e softwares disponíveis que auxiliam na comunicação, como aplicativos de tradução de língua de sinais, aplicativos de transcrição em tempo real e aplicativos de alerta visual.

Acessórios de Comunicação e Escrita: Existem dispositivos e softwares que auxiliam na comunicação escrita, como tablets com caneta eletrônica para escrita manuscrita convertida em texto.

Legendas e Legendagem ao Vivo: Serviços de legendagem ao vivo e legendas em tempo real em vídeos, transmissões ao vivo e televisão tornam o conteúdo de áudio acessível.

Essas tecnologias assistivas são essenciais para melhorar a comunicação e a acessibilidade para pessoas surdas e deficientes auditivas em diversos contextos, desde a educação até o local de trabalho e a vida cotidiana. O avanço contínuo da tecnologia tem o potencial de proporcionar uma inclusão ainda maior e uma melhor qualidade de vida para essas comunidades.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Carolina Diniz Barbosa -
As tecnologias assistivas é um dos meios que facilitam a interação em diversos aspectos da vida cotidiana, um exemplo é o aplicativo Hand Talk, através dele nós ouvintes podemos aprender os sinais da Libras, facilitando a comunicação com as pessoas surdas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bárbara Carneiro Maciel -
Os professores devem conhecer esse tipo de ferramenta e está sempre trabalhando junto com os profissionais da Sala de Recurso Multifuncionais, as tecnologias assistivas devem serem sempre utilizadas quando necessárias e o conhecimento sobre elas são de imensa importância principalmente na educação, é necessário sempre a busca pela inclusão de todas os estudantes independente de sua especificidade. Atualmente existe vários software, aplicativas e materiais que facilitam e dão autonomia aos estudantes com deficiências auditivas ou surdez.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Barrocas dos Santos -
Diversas são as ferramentas já citadas por outros colegas, contudo muitas outras ainda serão desenvolvidas, tendo em vista a inclusão escolar que já vem ocorrendo nas últimas décadas. Isso permite que o aluno com deficiência esteja dentro de locais de ensino para desenvolver novas tecnologias assistivas, como as luvas instrumentalizadas, que visão baratear o custo da ferramenta e permitir que mais pessoas tenham acesso a ela. Em nossa apostila diversas pessoas com deficiência foram as idealizadoras de TAs ou outros dispositivos de auxílio aos surdos e deficientes auditivos. Considerando este fato, a inclusão escolar, mesmo que em nível básico, irá garantir cada vez mais tecnologias assistivas sejam desenvolvidas pelas próprias pessoas com deficiência e caminharemos ainda mais na inclusão completa destes indivíduos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Caique Pedro Augusto -
Penso que as tecnologias assistivas constituem excelentes oportunidades para que o processo de comunicação na sociedade se torne realmente mais inclusivo e digno na integralidade da palavra. Por meio de variadas tecnologias assistivas, pessoas surdas podem interagir com os sujeitos ouvintes, diminuindo as barreiras de comunicação, o que assegura o respeito aos direitos humanos fundamentais.
Fiquei muito feliz de, ao longo deste curso, ter aprendido sobre a existência e o funcionamento de diversas tecnologias que ajudam na inclusão das pessoas com deficiência. Há sempre muito a aprender! Acredito que esse é o papel primordial de qualquer tecnologia: facilitar a existência, ampliar as condições da dignidade humana, nos ajudar a viver melhor. É exatamente esse o papel desempenhado pelas próteses auditivas, pelos implantes cocleares, serviços de intermediação por vídeo, luvas instrumentalizadas, softwares para escrita da língua de sinais e aplicativos que auxiliam na comunicação com pessoas surdas. Graças às pesquisas dessa semana, tive acesso a um app que ensina Libras e já baixei em meu celular... É importante que nós façamos a nossa parte para continuar sempre aprendendo. Por isso, vou deixar o link do aplicativo aqui, caso alguém deseje conhecer! Abraços a todos!!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Julyana Carvalho Kluck Silva -
As tecnologias assistivas são recursos e serviços voltados às pessoas com deficiência auditiva visando proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Como exemplos tem-se os aplicativos que traduzem para Libras, ou ainda sinalizadores domésticos de som (campainha, telefone e despertador). Estes recursos são importante não somente para proporcionar e melhorar a comunicação e o dia - a- dia de uma pessoa surda, mas também para ampliar o conhecimento sobre a deficiência e como nós ouvintes podemos aprender seja no âmbito familiar, escolar e mercado de trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rodrigo Ferreira Cavalcante -
Olá caros colegas, boa noite.

Por meio das leituras e também dos videos, acabei por refletir do quanto foi importante eesse avanço na era digital. Em épocas passadas, para haver comunicação com uma pessoa com surdez ou com deficiência auditiva era necessário saber libras, caso contrário seria difícil a comunicação. Hoje vivemos a era dos smartphones, que se tornou uma ferramenta muito importante, tanto para os ouvintes que precisam se comunicar ou realizar alguma atividade por meio de apps, assim como para pessoas surdas, que podem se comunicar por meio deste com pessoas ouvintes. Talvez possamos comparar com a mesma situação de quem viaja para o exterior e não fala a língua local, fazendo assim o uso de aplicativos de tradução.
Em resposta à Rodrigo Ferreira Cavalcante

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Julyana Carvalho Kluck Silva -
Olá Rodrigo, boa noite

Muito interessante sua colocação sobre como é importante o uso das tecnologias para a acessibilidade, são recursos que auxiliam não somente para ampliação do conhecimento, para as atividades de uma indústria, mas também para compreendermos e apredermos mais sobre as diversas formas de inclusão
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Leila Moraes Santos -
Achei muito interessante as tecnologias assertivas para surdos. É ótimo ver pesquisas na área que buscam mais acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva. Como estudante do curso de Libras, uso alguns apps que também nos ajudam, ouvintes, que estão aprendendo Libras. É importante que essas pesquisas continuem e surjam mais iniciativas. No entanto, ainda acredito que a maneira mais eficiente e acessível seja a busca por uma sociedade em que todos aprendam Libras e que ela seja implementada na educação básica, desde a educação infantil.