Ao realizar os estudos e pesquisas a respeito dos Institutos Federais de Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) chama a atenção pela possibilidade de várias unidades existentes no estado de Minas Gerais.
Observa-se que as políticas, ações, projetos e planos influencia diretamente a comunidade local e, também, de outros estados, como o do Paraná, sendo um exemplo de instituição e como é administrado, organizado e contribui para troca de experiências entre institutos.
Alguns pontos importantes e que chamam a atenção são:
Expansão das possibilidades de ofertas de cursos, podendo ser on-line e presencial, em que disponibiliza uma educação de qualidade para a comunidade e possibilidade de acesso aos estudos superiores para diversas regiões e populações.
A proposta do IFMG de beneficiar as comunidades locais e outras, com o desenvolvimento de pesquisa e extensão, em que alunos possam estudar, pesquisas situações locais e propor alternativas para essa população em específico, fortalecendo a relação entre instituição e a sociedade.
O IFMG, através de cursos e políticas internas, tem uma prática de suas operações visando a sustentabilidade, com práticas ambientais mais sustentáveis.
Além do exposto acima, a instituição tem promovido a internacionalização, por meio de parcerias, com as instituições estrangeiras, aumentando a possibilidade de cursos acadêmicos e culturais. Também ter fortalecido parcerias com a indústria, com a formação de alunos que possam contribuir com as necessidades do mercado de trabalho.
O IFMG pratica políticas de inclusão e promove a igualdade e diversidade de oportunidades. Isso tem valorizado pessoas ou comunidades que não se sentem representados.