Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.1

A importância do IFMG e seus impactos para a sociedade

A importância do IFMG e seus impactos para a sociedade

por Marcel Souza Castro de Abreu - Número de respostas: 2

Nota-se através desta especialização a importância do IFMG para a formação de seus estudantes e seus impactos para a comunidade e para a educação nacional, pois, estou cursando esta pós graduação na modalidade à distância, morando no Estado de Mato Grosso, com a mesma qualidade de um curso presencial. O cuidado na elaboração dos materiais de apoio, sempre com temas da atualidade que permite aos educadores acompanhar a evolução da sociedade e estar preparados para os desafios da docência para tornar as aulas mais atrativas aos estudantes impactando nos indicadores de aprendizagem. Pude também participar de alguns cursos livres ofertados pela plataforma Mais IFMG permitindo aos estudantes uma qualificação profissional que fará a diferença na vida dos alunos, promovendo a aprendizagem contínua, com temas diversos de conteúdos relevantes para toda a sociedade. Os alunos formados pelo IFMG poderão contribuir significativamente com a comunidade local, trazendo desenvolvimento social e uma formação para a vida e para a cidadania. Tenho certeza que da mesma forma que estou sendo diretamente impactado positivamente sendo aluno do IFMG, os demais colegas também estão sendo preparados para fazer a diferença na sociedade, sendo protagonistas de suas próprias histórias e transformando a sociedade positivamente.  

Em resposta à Marcel Souza Castro de Abreu

Re: A importância do IFMG e seus impactos para a sociedade

por Maria Verônica França Dantas -
Boa noite, Marcel!

De fato, a qualidade do curso de especialização impressiona. Temos acesso a materiais completos e metodologias ativas, que favorecem a aquisição de conhecimentos e as trocas, mesmo sendo na modalidade a distância. Uma das ações que mais me chamaram a atenção foi a expansão dos institutos pela região e a criação do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais que tem visado pesquisas para entender o impacto transformador da formação oferecida nos institutos em comunidades e problemáticas sociais.
Em resposta à Marcel Souza Castro de Abreu

Re: A importância do IFMG e seus impactos para a sociedade

por Jenniffer Cecília Noronha de Faria -
Concordo com a colocação do colega. Eu ainda não havia realizado nenhum tipo de qualificação na modalidade a distância, e estou surpreendida. O IFMG desenvolve um papel fundamental em minha formação profissional, com pós graduação de altíssima qualidade e bem acessível, visto que existem vagas gratuitas e mesmo as vagas que são pagas, o valor é muito baixo.
Os impactos causados pelos Institutos Federais são abrangentes em diversas áreas e são importantíssimos para a sociedade, visto que geralmente contemplam diversos níveis educacionais. Tais impactos são refletidos nos alunos, professores, técnicos e nos demais colaboradores.