Durante o curso da disciplina vimos que, apesar de ser um Instituto jovem, com pouco mais de 10 anos de idade, a instituição impacta positivamente cerca de mil alunos (estes matriculados), estando presente em 18 diferentes cidades do estado de Minas Gerais, sem contar com a Reitoria, sediada em Belo Horizonte.
O IFMG oferta mais de 70 cursos, incluindo cursos técnicos, de ensino superior, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, a nível de mestrado, além de contar com cursos de Formação Inicial e Continuada.
Tais números, juntamente com outras ações, como por exemplo, a criação do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais, impactam positivamente no empenho dos alunos, tendo se destacado como primeiro lugar entre as escolas públicas em todos os municípios onde residem seus campi, além de três campi terem sido relacionados entre os as 20 melhores escolas públicas de todos o estado de Minas Gerais.
A criação do referido Observatório se destaca por permitir o estudo do impacto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) nas regiões em que as unidades encontram-se espalhadas no estado de Minas Gerais. Tais análises propiciam o estudo interno da Rede de Ensino, bem como a análise de aspectos importantes, como a verticalização, o perfil dos servidores, a trajetória dos alunos após egressarem dos institutos ( tal estudo permite saber se os cursos oferecidos de fato preparam os alunos para o mercado de trabalho e, se a demanda deste é compatível com a demanda de formandos).
Dentre outras conquistas que mostram que os planos adotados estão sendo eficazes, pode-se citar a ocupação no ranking de escolas com melhoras notas em redação e nas provas objetivas no Enem de 2018.
Apesar dos desafios que todo instituto enfrenta, ainda mais sendo um instituto "novo", os frutos das políticas já estão sendo colhidos em diversos campi.