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Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 56

Prezadxs,

Nesse último fórum da disciplina, discutam sobre a importância do diagnóstico precoce para promover estratégias de ensino adequadas para estudantes com altas habilidades/superdotação.

Lembre-se que o objetivo é dialogar e, portanto, um fórum é tanto mais produtivo quanto maior for a exposição de ideias e o debate respeitoso a partir destas.

Boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Layse Américo Santos -
Bom dia, pouco se fala sobre os sujeitos com altas habilidades superdotados na nossa sociedade. Ainda são poucas as escolas adequadas para esse estudantes, o diagnóstico tardio ou as vezes inexistentes também acaba afetando o desenvolvimento dos estudantes.
E necessário que cada dia o diagnóstico seja feito o mais breve possível, para que metodologia adequadas sejam incorporada para ajudar esses estudantes a desenvolverem duas habilidades.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Layse Américo
O diagnóstico precoce é crucial para entender as necessidades desses estudantes e fornece um ambiente de aprendizado que respeite suas peculiaridades, estimule o desenvolvimento de suas potencialidades e atenda às suas necessidades caracteristicamente da infância.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
Verdade. As informações sobre esse tema específico são escassas pra quem tá lá na ponta como a gente. As vezes esse diagnóstico nem tardio vem. Simplesmente nunca existirá por conta da ausência de informações e oferta de ferramentas por parte do Estado.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
Isso mesmo Layse

Os alunos com altas habilidades/superdotação precisam de desafios para permanecerem motivados. Os professores podem fornecer desafios por meio de atividades que podem ser complexas, interessantes e desafiadoras, adequadas para maximizar o potencial desses alunos com alto coeficiente cognitivo/intelectual. Estratégias devem ser desenvolvidas por todos na sala regular entre essas: projetos colaborativos e atividades baseadas na resolução de problemas, (baseado em evidências), pesquisa independente que exijam pensamento crítico e criatividade, aprendizagem tendo a pesquisa como princípio pedagógico.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Dasdores dos Santos -
Quanto mais próximo o professor têm acesso ao diagnostico mais possibilidades de entender ao estudantes suas necessidades o professor poderá encontra apoio não só com a familia mais um conjunto ter acesso aos profissionais da saúde que acompanha , assim fortificando o aprendizado ,mais infelizmente na realidade não se aproxima assim muitas vezes inúmeras vezes os professores não têm acesso a nada , não têm uma reunião especifica ou um treinamento na própria escola apenas para esses tipos de alunos e dividir apoio entre outros colegas da escola ,falta ainda um apoio geral um estudo geral onde todos pudessem trazer experiência do que deu certo, ainda e muito desassistido e muitas vezes apenas guardado o diagnostico em uma pasta, tirassem um dia de planejamento com todos pra falar disso não t~em e fica impossível de ter diálogos ou qualquer avanço apenas com a preocupação para o professor essa missão..
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -

Você destacou um ponto muito importante. A colaboração entre professores, profissionais de saúde e a família é essencial para atender às necessidades dos estudantes com altas habilidades/superdotação. É um esforço conjunto que deve envolver diversos atores, a fim de fornecer o melhor apoio possível.


A falta de acesso a diagnósticos, treinamentos específicos e oportunidades de compartilhar experiências bem-sucedidas pode ser uma barreira significativa. Para promover uma educação eficaz e inclusiva, as escolas e os sistemas educacionais devem trabalhar na criação de estruturas que incentivem a colaboração e a formação continuada. Alguns passos que podem ser tomados incluem: Treinamento e desenvolvimento profissional; Equipes multidisciplinares; Reuniões de planejamento; Compartilhamento de boas práticas; Apoio para os professores; Envolver os estudantes.


A colaboração e o compartilhamento de conhecimentos são fundamentais para criar um ambiente de aprendizado que atenda às necessidades individuais de cada aluno. É importante que as escolas e os educadores reconheçam a importância desse trabalho em equipe e busquem maneiras de implementá-lo em suas práticas educacionais.

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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mirele Araujo Machado -
Primeiramente deve-se conhecer o potencial dos alunos com superdotação, fazer uma avaliação diagnóstica do conteúdo que será dado, dar as atividades mais desafiadoras primeiro para eles manterem o interesse, adaptar os conteúdos e desafiar eles diferenciando atividades, instiga-los a ir atrás de informações oferecendo oportunidades de pensamento de alto nível.
Em resposta à Mirele Araujo Machado

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Mirele Araujo
A Superdotação Intelectual é caracterizada pelo desenvolvimento de uma habilidade significativamente superior a da média da população em alguma das áreas do conhecimento, podendo se destacar em atividades como: acadêmicas, criativas, de liderança, artísticas, psicomotoras ou de motivação. O sujeito da Superdotação é conhecido como superdotado, talentoso ou portador de altas habilidades. Existem ainda outras caracterizações, como precocidade, prodígio e genialidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Durante minha jornada como professora ainda não tive a oportunidade de conhecer alunos com altas habilidades. Acredito que as escolas principalmente as públicas ainda precisam de investimentos para desenvolver projetos pedagógicos que incluam esses alunos de acordo com suas altas habilidades. Principalmente em qualificar o professor que ele possa identificar e buscar recursos para trabalhar com esse aluno. Como no vídeo onde a aluna comenta que a escola se torna entediada para ela devido as atividades. Então professores precisam ter um olhar diferenciado com esse aluno criando metodologias e estratégias para que esse aluno se sinta incluído de acordo com seu aprendizado.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -
Na Instituição que trabalho há um caso de estudante com Altas Habilidades/Superdotação, porém muito questionado pelos docentes que não aceitam o parecer e não percebem destaque. Eis que a família apresenta um parecer de um psicólogo, quando deveria ser de um neuropsicólogo, os docentes não veem a habilidade na estudante e a a equipe de inclusão fica em meio a situação, sem os profissionais específicos, para mediar.
Em resposta à Raquel de Fátima Feitosa da Silva

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Raquel de Fátima
O diagnóstico precoce é vital para identificar estudantes com altas habilidades/superdotação. Isso permite que os educadores desenvolvam estratégias de ensino adequadas, como enriquecimento curricular e atendimento educacional especializado, para atender às necessidades desses alunos.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Também nunca tive essa oportunidade e confesso que me sentiria perdida, independente da alta habilidade apresentada. Precisamos romper essas barreiras e entender que podemos buscar informações para auxiliar nossos alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -
O diagnóstico precoce da pessoa com Altas Habilidades/Superdotação faz toda diferença, desde que também os professores reconheçam no estudante suas potencialidades. Pois, infelizmente, nem sempre há a aceitação do corpo docente, pelo fato de ainda acreditarem que o estudante precisar se destacar em muitas disciplinas e ter notas acima da média na maioria delas. Sendo assim, é importante inicialmente romper a barreira do desconhecimento acerca do tema, abordando frequentemente e tornando possível o processo de inclusão.
Em resposta à Raquel de Fátima Feitosa da Silva

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mailson Santos Pereira -
Realmente Raquel.
Como a temática das altas habilidades/superdotação não é tão difundida, ou melhor, é abordada de forma equivocada, quase sempre um estudante com altas habilidades/superdotação não é reconhecido, por não se enquadrar ao estereótipo que as pessoas fazem de pessoas assim. Então o estudante que tenha esse quadro é visto como preguiçoso, como desatento, como aquele que pertuba o andamento da aula e tudo mais.
Compreender as especificidades dos estudantes, de todos eles, é uma tarefa difícil, mais necessária, para que as diferenças sejam reconhecidas e tratadas de forma equânime.
Neste sentido, a educação ainda tem muito no que avançar, seja para garantir condições objetivas para que o docente para melhor acompanhar os educandos individualmente, seja na valorização do trabalho docente, no investimento em formação continuada e na garantia de recursos educacionais que possam subsidiar o trabalho docente junto a discentes com altas habilidades/superdotação.
Em resposta à Mailson Santos Pereira

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
Olá, Mailson!
Obrigada pela partilha e por nos ajudar a avançar na discussão acerca da temática proposta.
Não havia pensado nas questões do estereótipo, como você havia pontuado. Sem dúvidas, muito pertinente, porque, querendo ou não, elas podem ter desdobramentos significativos no desenvolvimento socioemocional dos educandos.
Forte abraço!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayane Araújo Gonçalves -
O diagnóstico precoce permite identificar as necessidades individuais e potencializar habilidades já vistas no início da educação na escola. Isso ajuda a reduzir o risco de desinteresse ou frustração acadêmica, além de permitir que a escola e os educadores adaptem o currículo e as abordagens pedagógicas para atender às especificidades desses alunos, como vimos em outros casos. Claro que é o que se espera, mas não é necessariamente o que ocorre, visto que a tendência é ignorar as necessidades do discente superdotado, já que não apresenta demandas tão visíveis quanto a de discentes com síndromes, doenças neurológicas e deficiências intelectuais.
Em resposta à Rayane Araújo Gonçalves

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Rayane Araújo
É importante lembrar que cada estudante com altas habilidades/superdotação é único e pode ter necessidades diferentes. Portanto, um diagnóstico preciso pode ajudar a personalizar a abordagem de ensino para cada aluno, garantindo que eles possam alcançar seu potencial máximo
Em resposta à Rayane Araújo Gonçalves

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Concordo, Rayane. Destaco também, o quanto que a não descoberta de altas habilidades está vinculada ao desinteresse e, assim, à "indisciplina". Para estudantes que fogem ao padrão, neste caso com altas habilidades/superdotação, este modus operandi da escola tradicional é terrível.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
O diagnóstico precoce de estudantes com altas habilidades/superdotação é de extrema importância. A avaliação traça o perfil da criança, além de identificar o tipo de altas habilidades que ela possui. A partir daí, é possível pensar em estratégias escolares adequadas, como enriquecimento curricular e atendimento educacional especializado.
O diagnóstico precoce é fundamental para promover estratégias de ensino adequadas para estudantes com altas habilidades/superdotação. Aqui estão algumas razões pelas quais isso é importante: Compreensão das singularidades do aluno: O diagnóstico permite que os profissionais da educação compreendam as singularidades do estudante, entendam a causa de suas dificuldades e conheçam suas habilidades. Isso permite que eles atuem de maneiras diversas e não esperem as mesmas respostas para diferentes pessoas.
Desenvolvimento de estratégias específicas: Com um diagnóstico precoce, os profissionais podem desenvolver estratégias específicas para o pleno desenvolvimento do estudante1. Isso é especialmente importante para estudantes com altas habilidades/superdotação, pois eles podem precisar de abordagens de ensino personalizadas.
Reavaliação constante dos objetivos e procedimentos: O diagnóstico não é um ponto final de um processo, mas um instrumento que permite a reavaliação constante dos objetivos e procedimentos. Isso garante que as estratégias de ensino permaneçam relevantes e eficazes.
Participação familiar: A família desempenha um papel crucial no processo de diagnóstico e deve trabalhar em conjunto com a escola para garantir que o processo de ensino-aprendizagem seja eficaz.
Desenvolvimento de Planos de Educação Individualizados (PEI): Com um diagnóstico precoce, os profissionais de educação podem criar um PEI que atenda às necessidades individuais da criança.
Referências
MALDANER, E.B. O desenho da figura humana e a identificação precoce de superdotação. 1996. 146f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade) - Programa de Pós-Graduação, Instituto de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
CUPERTINO, C.M.B. Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos. São Paulo: FDE, 2008.
PINTO JUNIOR, W. Diagnóstico pré-natal. Ciência & Saúde Coletiva, v. 07, n. 01, p.139-
157, 2002.
ALENCAR, E.M.L.S. Criatividade e educação de superdotados Petrópolis: Vozes, 2001.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Um diagnóstico precoce certamente ajuda na mitigação de eventuais problemas futuros na educação de estudantes com altas habilidades/superdotação. Isso porque, a partir da identificação de questões específicas como alta desenvoltura para , por exemplo, a arte da pintura, do canto, de tocar um instrumento musical, de dançar ou até mesmo em resolver problemas complexos de matemática, torna-se mais fácil elaborar uma determinada meta na construção do ensino-aprendizado, traçando-se,portanto, um plano/planejamento de ensino para que a meta seja atingida. Nessa meta, por certo, a inclusão escolar deve estar inclusa; a interatividade efetiva com os alunos não superdotados ou com altas habilidades; o esforço da escola e o apoio da família como elementos fundantes da educação inclusiva,
Em resposta à Luiz Roberto Bomfim Lima

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Suzana dos Santos Matos -
Verdade, Luiz. A educação inclusiva deve agir para que os alunos realmente se sintam inclídos na escola. Infelizmente o sentimento de inadequação dos estudantes com altas habilidades pode ser grande. O AEE deve estar lá para eles também.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
O diagnóstico precoce, para estudantes com altas habilidades/superdotação é tão importante como em qualquer outra situação. Neste caso, em especifico, tratando-se de vida escolar do aluno o diagnóstico precoce pode ajudar no desenvolvimento da própria habilidade, evita que o aluno em questão acabe por achar a escola um ambiente repetitivo e pouco atrativo, além de evitar que o aluno tenha problemas para se relacionar com os colegas e os colegas com ele.
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
Sim, com certeza, uma das questões mais apontadas é o desinteresse do aluno pela escola por que a considera fácil e sem atrativos, uma vez que também há um isolamento social e é nesse ponto a essencialidade de um diagnóstico precoce.
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -

A questão da atratividade da escola é um ponto muito interessante para pensar, Nayra. Todos os alunos na verdade podem passar por um certo desinteresse, principalmente diante de tantas evoluções digitais que nem sempre as instituições são capazes de acompanhar, e mudanças no conteúdo que demoram para se atualizar. Imagino que deva ser uma questão muito mais relevante para o estudante com superdotação, que pode sentir que a sala de aula lhe dá menos do que ele gostaria. Acho que repensar os currículos para serem mais relevantes e a aplicação do conteúdo para que o aluno perceba a relevância nele são grandes desafios para o docente que, apesar de não ser um "influencer", acaba tendo que se reinventar como um todo para chamar a atenção para a aula. Com tantos estímulos 24h por dia, é interessante refletir como as escolas podem se posicionar para incentivar e ao mesmo tempo equilibrar tais questões. 

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Helenice Ribeiro de Lima -
Acredito que a escola não tem condições de avaliar e diagnosticar sozinha as habilidades super de um aluno, porém quando obsrvamos que o aluno traz conhecimento precoces, já devemos acender uma luzinha a respeito da atenção com esse aluno, e nesta observação verificar onde ele superpotencializa suas habilidades e saberes. A partir dessa avaliação fazer os encaminhamentos psicológicos e pedagógicos, para que o aluno tenha o atendimento especializado que aporte o que requer cada especificidade identificada.
Em resposta à Maria Helenice Ribeiro de Lima

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Helenice Ribeiro de Lima -
Inclusive apresentam altos níveis de criatividade e realizam tarefas com facilidade , se for do seu interesse, logo cnhecer suas habilidades nos orienta sobre os métodos que deveromos adotar para conduzir e envolver esse aluno como um verdadeiro protagonista na escola, sendo participaticvo e ativo nas ações escolares.
Em resposta à Maria Helenice Ribeiro de Lima

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
Maria Helenice, com certeza é preciso um esforço coletivo para o diagnóstico correto de altas habilidades / superdotação. Como vimos durante as leituras da semana, são muitos aspectos que podem caracterizar um aluno com altas habilidades, e não somente o desempenho acadêmico avançado. Acredito que o apoio psicológico para estudantes, família e professores seja essencial para que o atendimento especializado seja possível e efetivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -

O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação em estudantes é de extrema importância para promover estratégias de ensino adequadas e garantir que esses alunos atinjam todo o seu potencial. Abaixo, discutiremos a relevância desse diagnóstico e como ele pode impactar positivamente a educação desses estudantes:


 - Identificação precoce: O diagnóstico precoce permite que os educadores identifiquem estudantes com altas habilidades/superdotação logo no início de sua jornada educacional. Isso é crucial porque, quanto mais cedo esses alunos forem identificados, mais cedo podem receber o apoio e os desafios adequados.


 - Atendimento adequado: Os estudantes com altas habilidades/superdotação têm necessidades educacionais distintas. Eles geralmente aprendem mais rapidamente, têm níveis mais profundos de compreensão e podem ficar entediados se o conteúdo não for desafiador. O diagnóstico precoce permite que os educadores desenvolvam estratégias de ensino específicas para atender a essas necessidades e mantê-los engajados.


 - Prevenção de desafios emocionais e sociais: Além dos desafios acadêmicos, os estudantes com altas habilidades/superdotação podem enfrentar desafios emocionais e sociais, como o sentimento de isolamento ou a falta de desafios. O diagnóstico precoce ajuda a prevenir esses problemas, permitindo que os educadores forneçam um ambiente de aprendizado que seja adequado e que promova o desenvolvimento social e emocional saudável.


 - Desenvolvimento das habilidades ao máximo: Com o diagnóstico precoce, os estudantes com altas habilidades/superdotação podem ser desafiados a atingir seu pleno potencial. Isso não apenas beneficia os próprios estudantes, mas também pode contribuir para a sociedade em geral, à medida que esses alunos se tornam adultos altamente qualificados e produtivos.


 - Promoção da igualdade de oportunidades: O diagnóstico precoce é essencial para garantir que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades educacionais. Sem o reconhecimento das altas habilidades/superdotação, esses alunos podem ser subestimados e não receber o apoio que merecem. O diagnóstico cria uma base sólida para a promoção da igualdade na educação.


 - Estímulo à motivação e ao interesse pela aprendizagem: Alunos com altas habilidades/superdotação frequentemente têm um grande desejo de aprender e explorar tópicos que os interessam. O diagnóstico precoce permite que os educadores identifiquem esses interesses e forneçam oportunidades para que os alunos se envolvam em projetos e atividades estimulantes, mantendo viva sua motivação para aprender.


 - Personalização da educação: O diagnóstico precoce permite que os educadores personalizem a educação para atender às necessidades específicas de cada aluno com altas habilidades/superdotação. Isso pode incluir a aceleração de cursos, participação em programas avançados, acesso a recursos educacionais adicionais e oportunidades de pesquisa.


O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento educacional e pessoal desses estudantes. Permite que os educadores atendam às necessidades específicas dos alunos, criem ambientes de aprendizado desafiadores e estimulantes, e promovam igualdade de oportunidades na educação. Além disso, o diagnóstico é fundamental para garantir que esses alunos alcancem seu máximo potencial e contribuam de forma significativa para a sociedade.


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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mayra Silva dos Santos -
O diagnóstico precoce de crianças com altas habilidades/superdotação pode contribuir de forma significativa para a promoção do desenvolvimento adequado. Isso porque, promove para a vida da criança novas possibilidades de visualizar suas potencialidades.
Em resposta à Mayra Silva dos Santos

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
E se tem uma coisa que nós professores gostamos de ver é quando de fato torna-se possível observar e promover esse desenvolvimento adequado, né? Uma pena que ainda tenhamos um grande fosso entre a educação pública e a educação privada no Brasil, principalmente no que diz respeito a educação especial e a promoção de atendimento especializado. Quantas angústias sou obrigado a carregar comigo por ter que enxergar cotidianamente a exclusão a diversas crianças por parte do Estado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
A identificação de pessoas com altas habilidades / superdotação pode fazer com que elas recebam o atendimento especializado adequado. Dessa maneira é possível desenvolver suas potencialidades. As avaliações feitas de forma atenta são possíveis desde que hajam meios para tal. Principalmente que haja proximidade entre o responsável e a figura docente desde os anos iniciais. Que possam trocar percepções e informações sobre o desenvolvimento da criança tanto na escola como em casa. Essas observações mais atentas podem permitir um diagnóstico precoce, feito obviamente por um conjunto de profissionais especializados, pode permitir traçar um perfil do estudante e a partir disso é possível pensar em estratégias que possam enriquecer o currículo e o atendimento educacional especializado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Fernanda Teixeira da Silva -
Identificar esses alunos precocemente permite que os educadores personalizem o ambiente de aprendizado para atender às suas necessidades específicas, desafiando-os de maneira apropriada, ou seja, de forma adequada a sua realidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
O diagnóstico precoce é fundamental para o bem estar dos alunos com altas habilidades/ superdotação, não apenas no âmbito escolar, mas também no familiar e social.

Ao identificar corretamente as características do estudante, é possível fazer intervenções rápidas, ativas e assertivas no processo de aprendizagem e de desenvolvimento.

Um atraso no diagnóstico pode significar prejuízos permanentes no amadurecimento das relações acadêmicas e sociais dos indivíduos com altas habilidades ou superdotação. Se não houver uma ação adequada para estimular os pontos fortes e para desenvolver os pontos que precisam de atenção, os alunos podem se sentir desestimulados, o que pode levar à evasão escolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Suzana dos Santos Matos -
O diagnóstico precoce, juntamenete com o apoio necessário, pode oferecer ao estudante a oportunidade de desenvolver suas habilidades e também a sensação de pertencimento ao ambiente escolar. Caso os anseios desses estudantes não sejam atendidos, os sentimentos de inadequação e desânimo podem tomar conta da relação deles com a escola.
Em resposta à Suzana dos Santos Matos

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Verdade, quanto antes diagnosticada a necessidade, mais rápido pode ser o processo de planejamento, preparação de ambientes etc. Reduzindo a chance destes estudantes abandonarem a escola.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -
O diagnóstico precoce de altas habilidades ou superdotação é essencial para que seja possível desenvolver programas educacionais personalizados que atendam às necessidades específicas desses estudantes, com estratégias de ensino diferenciadas, material curricular enriquecido e atividades que os desafiem intelectualmente, permitindo que suas habilidades sejam reconhecidas e cultivadas desde cedo, contribuindo para uma sociedade mais inovadora e dinâmica: diagnosticar para atender as demandas e promover a inclusão dá benefício ao indivíduo e a sociedade como um todo. Também acho que é relevante refletir sobre os aspectos socioemocionais dos estudantes superdotados, ajudando-os a lidar com desafios como a frustração e possíveis dificuldades na interação social.
Em resposta à Laura Gabrielle Marques da Cruz

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Oi, Laura Gabrielle

Concordo plenamente com o seu comentário, pois considero que o diagnóstico precoce de altas habilidades ou superdotação é fundamental para que esses estudantes possam receber uma educação adequada à sua potencialidade, respeitando suas características individuais e favorecendo seu desenvolvimento integral. Acredito que a escola tem um papel importante na identificação e no atendimento desses estudantes, oferecendo-lhes oportunidades de aprendizagem que estimulem sua criatividade, seu raciocínio crítico e sua autonomia, bem como lhes proporcionando um ambiente acolhedor e inclusivo, onde possam se sentir valorizados e integrados. Dessa forma, o diagnóstico precoce de altas habilidades ou superdotação não é apenas um direito desses estudantes, mas também uma responsabilidade social.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
Bom dia, pouco se fala sobre estudantes com altas habilidades ou superdotados. Diante das leituras realizadas até aqui, imagino quantas crianças ao longo do tempo não foram mal interpretadas, seja em relação ao comportamento na sala de aula ou o isolamento social. Antes de fazer esse curso, não sabia que os superdotados precisavam de atendimento especializado, agora vejo a necessidade não só do atendimento, mas também da importância de um diagnóstico precoce para um desenvolvimento satisfatório tanto academicamente como socialmente. O papel de iniciar o diagnóstico é da família e dos professores que levam o aluno para o profissional capacitado, o qual dá o diagnóstico preciso, este realizado após uma avaliação que é longa, permite a promoção e a elaboração de estratégias para o atendimento do aluno, o direcionamento e o desenvolvimento de habilidades sociais, como também acadêmicas, principalmente se existir a oportunidade de frequentar a sala de recursos, conforme a Rafaela expôs no vídeo 2 desta semana sua participação no NAA/s e o quanto isto mudou sua vida e consequentemente o da família.
Em resposta à Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Verdade, é um assunto pouco abordado, que precisa ser revisto, bem analisado e bem avaliado, para possibilitar a estes estudantes um ambiente de estudo acolhedor, inclusivo e que gerem oportunidades para a vida.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Weslley Maycon Araújo Silva -
É essencial um diagnóstico precoce no que se refere aos estudantes com superdotação, no sentido de evitar tios de problemas que podem acarretar algum trauma no futuro. É muito comum à prática de bullying com esses estudantes, isolamento em relação a turma e até mesmo a depressão. Ou seja, um olhar mais aprofundado para esses tipo de aluno pode potencializar ainda mais suas habilidades.
Em resposta à Weslley Maycon Araújo Silva

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -
Concordo Weslley. E infelizmente o bullyeing citado por você pode fazer com que a criança super-dotada queira mascarar o sua condição por medo de sofrer "represálias".
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Tudo bem turma? Espero que sim!

O diagnóstico precoce de estudantes com altas habilidades/superdotação é super importante, isto, para o professor poder elaborar de forma mais assertiva o seu plano de trabalho para as aulas.
Acredito que é um alinhamento que deve ocorrer entre a família do estudante e toda a equipe escolar, iniciando na hora da matrícula, com a transmissão das informações, para o professor ter acesso a elas.
Algumas instituições em que atuei, no momento da matrícula, solicitam o preenchimento da ficha de saúde, na qual, muitas informações importantes podem ser inseridas.

Outro ponto, é o professor fazer em sala, uma avaliação diagnóstica, na qual, ele também conhecerá pontos importantes de cada aluno, podendo planejar melhoras as práticas pedagógicas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por SARAH machado -
É de grande importância o diagnostico precoce dos alunos tanto para os sistemas educacionais como pra as equipes multidisciplinares porque é a partir dai que elaboramos planos mais diretivos para potencialidade desses alunos. caso isso não ocorra é tarefa dos docentes avaliar este aluno quais formas ele se encaixa mais nas ferramentas de ensino e aprendizagem. Pois quando não se ocorre planejamentos de ferramentas que vai de encontro aos alunos pode prejudicá-los nas avaliações e para que eles venham ter interesse em se manter nas escolas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -
Antes de abordar a questão do agnóstico precoce do estudante com Altas Habilidades é importante destacar quais seriam estes indicativos de superdotação conforme Aranha (2002), Joseph Renzulli, em 1978, que iniciou suas pesquisas apresentando uma combinação de conjuntos relacionados de comportamentos, relatando que um indivíduo poderá ter altas habilidades se houvesse uma interação entre os três traços: habilidade geral acima da média, compromisso com as tarefas e criatividades. No decorrer dos tempos, esta concepção de inteligência foi desenvolvida para a facilitação da identificação e de todo o processo diagnóstico do aluno com suspeita de altas habilidades.
São considerados crianças com Altas Habilidades/Superdotação, conforme Diretriz da Educação Básica aqueles que as que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora.
As características diferenciadas fazem com que as crianças com altas habilidades, pensem que não precisem de apoio, incentivo, auxílio e identificação precoce. Para tanto o Ministério da Educação disponibiliza todo o embasamento e assistência a esses indivíduos para que gestores e professores, pais e outros profissionais da área pesquisem para maior compreensão, capacitação e assistência para a criança superdotada.
Em resposta à Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Interessante, Marcileia. Realmente devemos entender os alunos com altas habilidades/superdotação de maneira respeitosa e sem preconceitos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Uma maneira de promover uma educação de qualidade para estudantes com altas habilidades e superdotação é realizar o diagnóstico precoce desses alunos. Como vimos no texto da Semana 4, esses alunos geralmente apresentam características como curiosidade, insatisfação com tarefas rotineiras, concentração em atividades de seu interesse, questionamento de regras, iniciativa e persistência para buscar respostas, excelência em uma ou mais áreas do saber, e maturidade acima da média para sua idade. Identificar esses traços o quanto antes pode facilitar a elaboração de um plano pedagógico que respeite suas particularidades e estimule seu desenvolvimento integral.

Além disso, o diagnóstico precoce pode prevenir a frustração e o desânimo que podem afetar esses estudantes quando eles não encontram desafios adequados na escola. Com o diagnóstico e o apoio corretos, podemos criar condições para que esses alunos tenham a chance de explorar todo o seu potencial. Por fim, mas não menos importante, é fundamental que o professor tenha sensibilidade para lidar com a questão da "superdotação", seja flexível com seu currículo e busque a formação continuada para criar estratégias de ensino específicas para esses estudantes.
Em resposta à Maria Luiza Lima Pereira

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Com certeza, Maria Luiza. Conhecer as características dos alunos com altas habilidades/superdotação faz a total diferença no processo de inclusão em sala de aula, superando visões preconceituosas contras os mesmos. Abração!!!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Acredito que o diagnóstico precoce é de suma importância para garantir os direitos da pessoa com deficiência (ou algum transtorno), principalmente por servir como um norte no trabalho a ser desenvolvido com o indivíduo, a exemplo das terapias, complementação ou suplementação pedagógica na escola. No caso das altas habilidades/superdotação, o diagnóstico possibilita potencializar as habilidades que se destacam no estudante, promovendo o seu melhor desempenho.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
A importância do diagnóstico precoce para promover estratégias de ensino adequadas para estudantes com altas habilidades/superdotação

O diagnóstico precoce é fundamental porque permite identificar as necessidades educacionais específicas logo no início, possibilitando aos professores criar estratégias de ensino e/ou atendimento educacional adequadas para atender os estudantes com altas habilidades/superdotação. Essas estratégias contribuem para dinamizar o processo ensino-aprendizagem, as interações interpessoais, dirimindo a baixa estima e o isolamento social.
O diagnóstico ajuda a evitar a estigmatização dos estudantes com altas habilidades/superdotação, sendo vistos por alguns como “diferentes”, levando a preconceitos e discriminação. Quando os professores e a escola estão cientes das necessidades desses estudantes, eles podem criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo.
A princípio, o diagnóstico deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, pedagogos, e outros profissionais especializados em altas habilidades/superdotação. Com esses dados os professores podem criar estratégias de aprendizagem diferenciadas, que correspondam ao nível de desenvolvimento e interesse dos estudantes; estimular a criatividade e autonomia; crescimento intelectual, colaboração e trabalho em equipe.
Todavia, MEC oferece orientações para o diagnóstico de altas habilidades/superdotação, que podem ser consultadas no documento Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Importante lembrar que o diagnóstico precoce, as estratégias docentes ajudam a prevenir problemas de aprendizagem, desmotivação e até mesmo o abandono escolar.

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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Renata Soraya Reis de Brito -
Ao longo dos anos de docência nunca trabalhei com alunos que apresentassem altas habilidades/ superdotação, com isso a busca por informações e formações são necessárias para atender esse público específico da educação especial. O diagnóstico precoce deve acontecer de maneira a identificar em qual categoria esse aluno apresenta habilidades e favorecer um ambiente propício ao desenvolvimento de suas potencialidades. A equipe de atendimento deve está presente na escola e preparada para estimular as peculiaridades do aluno.
Atividades que estimulem sua criatividade e atenda suas curiosidades, assim deve haver parcerias entre os profissionais que atendem o aluno com altas habilidades e superdotação para que as atividades não sejam repetitivas e direcionem o foco de atenção para uma atividade específica. O professor deve ter uma sensibilização sobre os discentes, ser flexível com seu currículo e recorrer a formação continuada para desenvolver estratégias de ensino específicas ao atendimento destes alunos.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
Olá, Renata!
Me identifiquei bastante com a sua contribuição, pois, além de concordar com os seus apontamentos, durante a minha carreira (e na verdade, durante toda a minha trajetória escolar) eu nunca tive contato com estudantes com altas habilidades/superdotação.
Obrigada pela partilha!
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mailson Santos Pereira -
O diagnóstico precoce de estudantes com altas habilidades/superdotação é extremamente importante para a devida elaboração de estratégias de ensino adequada, pois permite identificar o quadro geral e o tipo de altas habilidades/superdotação que o estudante possui, de forma a considerar a sua especificidade e evitar os processos de exclusão educacionais que a não compreensão da peculiaridade do estudante possa gerar.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
No cotidiano escolar, ao ouvir as conversas entre as crianças, às vezes nos deparamos com questionamentos acerca da importância, bem como da função social da escola... Mas afinal, após um dia exaustivo de estudos, quem nunca se perguntou: Para que serve a escola? Partindo dessa premissa, quando direcionamos os nossos olhares ao diagnóstico precoce dos estudantes com altas habilidades/superdotação é trivial pensarmos na proposição de uma educação desafiadora e estimulante. Quando nos referimos ao processo de ensino-aprendizagem, a atratividade desempenha uma papel muito importante na promoção de uma educação significativa e contextualizada. No meu entendimento, a importância do diagnóstico precoce além de beneficiar as necessidades educativas dos educandos, também está estreitamente relacionada com o desenvolvimento do planejamento e do trabalho docente. Em suma, entendo que, a partir do diagnóstico precoce é possível adequar as proposições curriculares, ampliando e/ou aprofundando algumas temáticas e fomentando o exercício da criatividade e da criticidade.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Toda e qualquer ação pedagógica deve ser sempre voltada pelo docente numa ação de conhecer seus alunos. Neste processo, realizar um diagnóstico precoce em sala de aula faz a total diferença para conhecer as necessidades de cada alunos. De fato, neste processo faz-se necessário uma participação docente com as demais sujeitos envolvidos tais como a família, equipe gestora, funcionários. Frente aos resultados dos diagnósticos, é importante que o docente promova estratégias de ensino que compreendam os alunos com altas habilidades/superdotação. Superar o preconceito, e as visões deturpadas, sobre as pessoas com altas habilidades/superdotação é um desafio escolar, pois acolher, aceitar e incluí-los de maneira respeitosa faz com que problemas entre professores e estes alunos sejam de compreensão.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Sandra Maria da Silva Pereira -
Um diagnóstico precoce com toda certeza ajudaria muito o estudante que pode se encontrar perdido na sala de aula, pois como vimos no vídeo, muitos acabam se sentido desmotivado e sem interesse pela escola, quanto mais cedo vier esse diagnóstico, um trabalho mais bem elaborado com a escola, família profissionais habilitados poderá ser feito para continuar estimulando o estudante e fazer com que ele se descubra melhor.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcelo Wünsch -
O diagnóstico precoce é crucial para identificar estudantes com altas habilidades/superdotação, permitindo a implementação de estratégias educacionais adequadas que desafiem e estimulem seu potencial desde cedo. Isso contribui para o desenvolvimento pleno desses alunos, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e enriquecedor. Conteúdos desafiadores, explorando diversos recursos até mesmo tecnológicos podem engajá-los. Robótica, histórias interativas, enfim, são estratégias que podem ser utilizadas com os mesmos.