1. No material que analisamos durante a disciplina "Educação Especial, Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado" é notório o aumento da matricula de alunos declarados com deficiência, com transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Se observamos os dados apresentados na apostila da disciplina "Educação Especial, Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado" , referente ao número de matrículas na Educação Especial nas instituições públicas no Brasil, mas especificamente nas escolas localizadas em áreas urbanas, de ensino parcial. Entre os anos de 2015 até 2022, houve um aumento de aproximadamente 97%, sendo 53.391 matriculas em 2015 e no ano de 2022 o número aumentou para 1.427.825 alunos matriculados na educação especial.
2. Acredito que a demanda de alunos na educação especial tem sido maior do que o recursos investidos para o atendimento destes. É observado uma maior demanda em atendimento educacional especializado, contudo, os investimentos realizados não acompanham esse crescimento de demanda, gerando um déficit de recursos.