Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1 - Fórum Temático Obrigatório

avanços dos estudantes com deficiência

avanços dos estudantes com deficiência

por Paula Fernanda Teixeira da Silva - Número de respostas: 4



No ano de 2020, nossa escola recebeu um estudante com deficiência intelectual. Lembro que, durantes as aulas ele fazia as contribuições diretamente com os professores e sempre se recusava a fazer atividades em duplas e/ou grupos. Ele não descia para o refeitório e passava o dia todo sem comer.

Lembro dos alguns alunos pedindo para levar um prato de comida para ele na sala. Ainda assim, ele se recusava a comer. Até que um dia, os alunos e 1 professor, resolveram almoçar com ele na sala de aula.  Daquele dia em diante, a questão da socialização mudou bastante. Ele ainda não descia para o refeitório, mas se alimentava e conversava com aquele grupo de alunos.

Agora, em 2023, no último ano do ensino fundamental 2, ele não só se alimenta, como participa de campeonatos esportivos e chegou até "bater boca" com o juiz em um desses jogos. Ganhou cartão amarelo. Para ele não foi nada agradável(rs), mas para nós foi uma vitória e tanto, pois sabíamos o quanto aquilo representava uma evolução.

Em resposta à Paula Fernanda Teixeira da Silva

Re: avanços dos estudantes com deficiência

por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -
Um relato muito pertinente nesse momento atual, pois um simples ato, provocou um resultado muito positivo em questão de sua socialização. Infelizmente, esses casos são raros, pois temos uma sociedade individualista, não se preocupando com a dor dos outros. Muitos desses casos, são cercados por omissão, bullyng e preconceito. 
Em resposta à Paula Fernanda Teixeira da Silva

Re: avanços dos estudantes com deficiência

por Maria Helenice Ribeiro de Lima -
Nós temos uma criança hoje no pré 1, educação infantil, que ano passado quando chegou na creche tinha muita dificuldade em se manter na salinha de referência, estava sempre saindo e entrando bruscamente nas outras salas e ambientes, pegava tudo de todo mundo, inclusive amedrontando as demais crianças. Hoje, no pré 1 ele consegue ficar na salinha e entender as ações coletivas como hora do lanche, do almoço, e das atividades. Apartir da intervenção das professoras sempre conversando e indicando os limites de cada um, inclusive os dele. Avaço muito positivo sobre a observação, a audição e a compreensão da rotina e de como as crianças lidam com todos os momentos em que estão em desenvolvimento na escola. Precisamos de recursos sempre e que sejam adequados as necesidades. Mas ainda acredito que o maior recurso é subjetivo a cada profssional atento e respeitoso a criança como indivíduo de direitos.