Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1 - Fórum Obrigatório.

Currículo Oculto

Currículo Oculto

por Leila Curcino Alves - Número de respostas: 2

O currículo oculto é um componente importante da educação que se refere às lições, valores, atitudes e comportamentos transmitidos de maneira não explícita, muitas vezes de forma não intencional, nas instituições escolares. Esses elementos podem ser tão impactantes quanto o currículo formal e podem moldar a experiência dos alunos de maneiras profundas. Na minha prática pedagógica, o currículo oculto ocorre de várias maneiras:

  1. Relações Interpessoais: A forma como eu interajo com meus alunos e como eles interagem entre si pode transmitir mensagens importantes sobre respeito, empatia, cooperação e comunicação. Por exemplo, demonstrar respeito por suas ideias e opiniões contribui para um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor.

  2. Modelagem de Comportamentos: Meus próprios comportamentos e atitudes podem servir como modelos para os alunos. Se demonstro entusiasmo pela aprendizagem, pontualidade e comprometimento, isso pode influenciar positivamente os alunos a adotar comportamentos semelhantes.

  3. Regras e Normas Implícitas: As regras e normas na sala de aula nem sempre são expressas claramente, mas os alunos as percebem através das minhas ações e expectativas. Por exemplo, minha reação atrasos constantes pode comunicar a importância da pontualidade.

  4. Valorização de Determinados Conteúdos: Mesmo que o currículo formal não priorize explicitamente certos tópicos, minha ênfase em certos assuntos pode indicar quais áreas considero mais relevantes. Isso pode influenciar as percepções dos alunos sobre a importância desses temas.

  5. Abordagem Pedagógica: A forma como eu estruturo minhas aulas e abordo os conteúdos pode comunicar valores e crenças sobre o processo de aprendizado. Por exemplo, uma abordagem que encoraje a reflexão e a curiosidade pode transmitir a importância do pensamento crítico.

  6. Atenção à Diversidade: A maneira como lido com a diversidade na sala de aula, seja ela de gênero, cultura, habilidades ou outros aspectos, envia mensagens aos alunos sobre inclusão e respeito à diversidade.

  7. Resolução de Conflitos: A forma como eu lido com conflitos e desacordos na sala de aula pode ensinar aos alunos habilidades importantes de resolução de conflitos e comunicação.

  8. Ética e Integridade: Promover a honestidade e a ética nas ações e nas interações com os alunos contribui para a construção de um ambiente de aprendizado onde esses valores são valorizados.

Portanto, na minha prática pedagógica, estou ciente da influência do currículo oculto e procuro conscientemente modelar comportamentos e atitudes que considero importantes para o desenvolvimento dos meus alunos. O currículo oculto pode ser uma ferramenta poderosa para moldar as experiências de aprendizado dos alunos e contribuir para seu desenvolvimento holístico.


Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Currículo Oculto

por Melissa Diniz Lopes -
Também penso como você.
Eu jamais menosprezo um aluno, principalmente, um sonho ou ideia. Eu sempre incentivo e estimulo a colocarem em prática seus objetivos.
Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Currículo Oculto

por Luana Cristina Camargos Gomes -
Concordo plenamente.
O conceito de currículo oculto também prevê o uso da experiência e sensibilidade dos docentes para compreender situações não previstas no planejamento e, assim, adequar o processo de ensino e aprendizagem ao contexto da turma. Ao se relacionar com a turma, é preciso focar em gestos e linguagens que enfatizem valores positivos, como o diálogo, o respeito e a diversidade