Entendo que os avanços tem ocorrido de modo interessante, talvez não tão rápidos quanto a necessidade impõe. Sou professor da rede municipal de Contagem, MG, nas escolas tem a sala de AEE, com inúmeros materiais e com tecnologias distintas, uma profissional que tem formação devida além de receber cursos com certa frequência. No entanto, a diversidade de deficiências gera um desafio, tanto para o profissional quanto para a aquisição de materialidade. Atualmente são 18 alunos atendidos na sala de AEE, cada um com sua especificidade, forçando que exista investimento efetivo e contínuo, outro fator desafiador.
Uma experiencia muito positiva que vivenciamos é a parceria com as unidades de saúde que estão no mesmo território da escola, bem como do conselho tutelar, a ação dessa rede conspira para que a escola seja um ambiente inclusivo. Identificar a doença e como trata-la é muito complexo para a escola, nessa situação dialogar com a equipe de saúde tem sido muito rico, o outro grande desafio é a família ser participante, nesse caos, o Conselho Tutelar auxilia. Assim, tendo a afirmar que o ambiente escolar tem se fortalecido e caminhado na direção de ser inclusivo, evidentemente que investimentos são esforços essenciais.
Em resposta à Thiago Antonio da Silva Camini
Re: Atividade 1.1
por Luciene Gomes da Silva Ferreira -Olá Thiago!
Sou professora da rede estadual e contemplo a sua realidade, investimento efetivo e contínuo que muitas vezes, a comunidade inteira escolar está com pendências além dos muros da escola, como falta de água ou fornecimento de gás para a alimentação, segurança, dentre outros aspectos, os quais não se restringem a Gestão, muitas vezes é questão de políticas públicas e monitoramento por parte do estado e órgãos federais e da União. A parceria com o conselho tutelar e órgãos de saúde propõe mitigar a demanda de desafios que se impõe a gestão e toda a comunidade escolar.
Abraços!
Sou professora da rede estadual e contemplo a sua realidade, investimento efetivo e contínuo que muitas vezes, a comunidade inteira escolar está com pendências além dos muros da escola, como falta de água ou fornecimento de gás para a alimentação, segurança, dentre outros aspectos, os quais não se restringem a Gestão, muitas vezes é questão de políticas públicas e monitoramento por parte do estado e órgãos federais e da União. A parceria com o conselho tutelar e órgãos de saúde propõe mitigar a demanda de desafios que se impõe a gestão e toda a comunidade escolar.
Abraços!
Boa tarde, Thiago!
Sou professora da rede estadual de São Paulo em Itatiba. Também percebo os avanços ocorridos no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências. No entanto, também gostaria de ressaltar que o progresso não é tão rápido como deveria ser. Na escola onde atuo atualmente, não temos uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), e a estrutura física da escola não permite a instalação de uma. Possuímos recursos tecnológicos e materiais para atender algumas deficiências, mas para outras, não temos todos os recursos necessários, e enfrentamos uma escassez de mão de obra especializada. Para que um aluno com deficiência tenha um professor de apoio, os pais precisam recorrer ao sistema judicial para obter esse direito. Apesar das adversidades que presenciamos, os alunos que temos com necessidades educativas especiais estão em um ambiente inclusivo. Mas é importante enfatizar que ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir a inclusão de todos no ambiente escolar.
Sou professora da rede estadual de São Paulo em Itatiba. Também percebo os avanços ocorridos no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências. No entanto, também gostaria de ressaltar que o progresso não é tão rápido como deveria ser. Na escola onde atuo atualmente, não temos uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), e a estrutura física da escola não permite a instalação de uma. Possuímos recursos tecnológicos e materiais para atender algumas deficiências, mas para outras, não temos todos os recursos necessários, e enfrentamos uma escassez de mão de obra especializada. Para que um aluno com deficiência tenha um professor de apoio, os pais precisam recorrer ao sistema judicial para obter esse direito. Apesar das adversidades que presenciamos, os alunos que temos com necessidades educativas especiais estão em um ambiente inclusivo. Mas é importante enfatizar que ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir a inclusão de todos no ambiente escolar.