O currículo oculto é norteado por temas que não estão incluídos formalmente no planejamento de professores. No currículo oculto os educadores utilizam sua experiência e sensibilidade para compreender acontecimentos e trazer melhorias no processo educativo. Além disso, se diferencia dos outros pela necessidade da tomada de consciência do processo de ensino-aprendizado-desenvolvimento em assuntos e dúvidas presentes na realidade do estudante, que podem ou não perpassar o ambiente escolar. Assim, o currículo oculto depende da dinâmica e do contexto no qual a aula acontece, nos quais são geradas aprendizagens sociais importantes.
De que modo o currículo oculto ocorre na sua prática pedagógica?
por Lélio Natal Teodoro Júnior - Número de respostas: 2
Em resposta à Lélio Natal Teodoro Júnior
Re: De que modo o currículo oculto ocorre na sua prática pedagógica?
por Cleydson Antonio Abreu Cardoso -Realmente a exploração do currículo oculto é fundamental para entender como o ambiente escolar influencia a formação dos estudantes. Esse aspecto muitas vezes negligenciado do processo educacional destaca a importância da sensibilidade e da experiência dos educadores em moldar as experiências de aprendizado.
Em resposta à Lélio Natal Teodoro Júnior
Re: De que modo o currículo oculto ocorre na sua prática pedagógica?
por Nicia Maria de Souza -Nesse contexto, percebemos o quanto o currículo oculto se faz necessário nos processos de ensino e aprendizagem escolar, colaborando com o desempenho das habilidades e competências tão exigidas nos objetivos dos planejamentos educacionais, dos projetos políticos pedagógicos e no currículo formal da escola, com objetivo de abordar a forma qualitativa, a importância do currículo oculto nos processos da aprendizagem formal dos educandos, com foco no respeito as experiências e a diversidade multicultural.