Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 1.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 1.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro - Número de respostas: 1

De fato, é possível notar um progresso na consolidação da educação inclusiva nos últimos anos, seja por meio das Legislações ou do amadurecimento da sociedade em termos de sua visão sobre as PCDs. 

No entanto, ainda temos muito a caminhar rumo ao objetivo de uma escola e, principalmente, uma sociedade essencialmente inclusiva. A maioria dos estados brasileiros, por exemplo, ainda sofrem com limitações estruturais que retardam a inclusão desses alunos. Embora ocorra a oferta do AEE para alunos com deficiência intelectual em alguns centros de ensino, muitas escolas carecem de estruturas adequadas, como salas de recursos e acessibilidade física.

Outro problema é a falta de investimento e estímulo à formação de professores para lidar com alunos com deficiência intelectual. A capacitação dos professores é fundamental para garantir a qualidade da educação inclusiva, pois a falta de instrução adequada pode tornar o processo desastroso. Com isso, a falta de preparo dos educadores cria barreiras à inclusão.


Em resposta à Aleff Cruz de Castro

Re: Atividade 1.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Concordo Aleff! Como educadores não podemos desanimar de buscar uma educação pública de qualidade. De acordo com Santos (2012), mesmo que a deficiência intelectual não permita sua reversão completa, os avanços de aprendizagem são possíveis nos ambientes escolares. Apesar de tantos desafios, tanto na sala de aula comum quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE), pode-se "estabelecer um contexto pedagógico prolífico tendo em vista os objetivos educacionais de desenvolvimento pessoal e formação acadêmico-profissional, cultural e cidadã. Portanto, fato é que a didática no ensino do aluno com deficiência intelectual precisa ser específica não só em relação às peculiaridades do quadro da deficiência, como também em relação à individualidade de cada sujeito".

SANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Educação para a Diversidade e Cidadania da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 04, p. 935-948, out./dez. 2012.