Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo é vida, currículo é prática.

Currículo é vida, currículo é prática.

por Melissa Diniz Lopes - Número de respostas: 9

O conceito de "currículo como confluências de práticas" destaca a ideia de que o currículo não é algo estático, definido apenas por um conjunto de conteúdos e objetivos de ensino, mas é um processo dinâmico e complexo que emerge da interseção de diversas práticas e influências. Essa abordagem reconhece que o currículo é moldado por uma variedade de fatores, incluindo teorias educacionais, políticas, experiências dos alunos e práticas pedagógicas dos professores.

Estratégicas que eu utilizo em sala de aula são: 

Projeto Interdisciplinar: sempre tento criar projetos de aprendizado com outros professores/ou disciplinas. Atualmente, uma turma está usando um trabalho que eu dei (Consultoria Empresarial) em duas disciplinas: Administração Financeira e Tópicos Especiais (extensão).

Aprendizado Baseado em Problemas: gosto de sempre focar na solução, principalmente, soluções práticas. Com o resolução de problemas meus alunos aprendem a pesquisar, analisar, propor soluções e implementar ações concretas reais (que sejam usuais para as pessoas).

Ensino Online e Tecnologia: Levo muito os alunos aos laboratórios, um ambiente de aprendizado online, o currículo é influenciado por práticas digitais e tecnológicas. Nós, professores do IFMG utilizamos 2 duas plataforma (um aulas presenciais e outro para aulas com ensino online/híbrido). Em ambas plataformas postamos aulas gravadas, materiais de estudo (slide, atividade, artigo), enquanto os  alunos usam a plataformas online e os recursos digitais para acessar informações, criar conteúdo na plataforma e enviar suas atividades.



Em resposta à Melissa Diniz Lopes

Re: Currículo é vida, currículo é prática.

por Renata de Sousa Borges -
Concordo com o exposto colega, o currículo deve ser moldado a partir da realidade e necessidades dos alunos. Projetos interdisciplinares, aprendizagem baseada em problemas e ensino associado à tecnologia são metologias muito enriquecedoras para os estudantes enquanto alunos e enquanto futuros profissionais.
Em resposta à Melissa Diniz Lopes

Re: Currículo é vida, currículo é prática.

por Maria Dasdores dos Santos -
Sua explicação e bem fácil também concordo, o que acrescentaria e que muitas vezes os professores não estão acessível a este material .e que deve sim dialogar com a realidade dos estudantes e da escola, do município,
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Currículo é vida, currículo é prática.

por Maria Dasdores dos Santos -
Currículo no conjunto de conhecimentos educacionais, e a influência curricular na concretização de objetivos no âmbito escolar a importância do currículo escolar no meio educacional, social e cultural, sendo o currículo, um conjunto benéfico de saberes/conhecimentos, os quais devem ser analisados eticamente no contexto escolar, como também, a influência do currículo na concretização de objetivos no ensino-aprendizagem dos discentes. É preciso haver o entendimento por parte de toda a equipe escolar, que o currículo não deve ser organizado em matérias/disciplinas isoladas e que é preciso haver o entendimento por parte de toda a equipe escolar, que o currículo não deve ser organizado em matérias/disciplinas isoladas pensa de maneira como fundamental integrar teoria e prática à formação dos profissionais, pensar em agregar com a tecnologia já que a mesma têm cada vez mais ganhado velocidade na educação como estudante de minha segunda graduação em multimídia existem muitas ferramentas que da pra somar com um novo olha para um currículo sabendo que o modelo não se deve fica como algo cristalizado mais que pode verbera em outros parâmetros educacionais .
Em resposta à Melissa Diniz Lopes

Re: Currículo é vida, currículo é prática.

por Marcos Paulo Silva Pereira -
É inspirador ver como o conceito de "currículo como confluências de práticas" é colocado em prática em seu ambiente de ensino. A abordagem interdisciplinar, a ênfase no aprendizado baseado em problemas e a integração da tecnologia demonstram um comprometimento com a criação de uma experiência de aprendizado dinâmica e enriquecedora para os alunos. Essas estratégias não apenas refletem a compreensão do currículo como um processo em constante evolução, mas também demonstram um desejo genuíno de preparar os alunos para os desafios do mundo real. Essa abordagem é fundamental para promover a capacidade dos alunos de aplicar seus conhecimentos de forma prática e relevante. Parabéns pelo seu compromisso com a educação inovadora e eficaz!
Em resposta à Melissa Diniz Lopes

Re: Currículo é vida, currículo é prática.

por Renata Lima Cremasco -
Muito boa colocação, colega! Um dos aspectos mais valiosos da prática do professor nesse contexto é a capacidade de integrar várias disciplinas e conceitos, tornando a aprendizagem mais relevante e interconectada. Isso requer flexibilidade e colaboração, à medida que os docentes trabalham em equipe para criar projetos e atividades interdisciplinares que permitem aos alunos explorar tópicos de forma mais profunda e ampla.
Em resposta à Renata Lima Cremasco

Re: Currículo é vida, currículo é prática.

por Leonardo Pena Testasicca -
Parabenizo a discussão e quero contribuir destacando que nossa colega destaca que o currículo não é algo estático, mas um processo dinâmico e complexo que emerge da interseção de diversas práticas e influências.
Essa abordagem reconhece que o currículo é moldado por uma variedade de fatores, incluindo teorias educacionais, políticas, experiências dos alunos e práticas pedagógicas dos professores.

As estratégias que a nossa colega aborda em sala de aula são consistentes e o projeto interdisciplinar, o aprendizado baseado em problemas e o ensino online e a tecnologia são exemplos de práticas que permitem aos alunos desenvolver competências e habilidades relevantes para o mundo do trabalho.

No entanto, é importante destacar que o currículo como confluências de práticas é uma abordagem complexa e desafiadora. Para ser bem-sucedida, ela requer um compromisso de todos os envolvidos.
Em resposta à Melissa Diniz Lopes

Re: Currículo é vida, currículo é prática.

por João Vitor Caldas Santos -
Ótimas estratégias. Eu tive a oportunidade de ser aluno de excelentes professores que aplicaram várias metodologias ativas. Estou ansioso para, no futuro, aplicar essa abordagem como professor e ajudar meus alunos a se tornarem aprendizes críticos e preparados para um mundo em constante evolução.
Em resposta à Melissa Diniz Lopes

Re: Currículo é vida, currículo é prática.

por Leandro Silva de Souza -
Bem lembrado essa estrutura teórica do currículo, sem esses topicos e suas definições o profissional da educação fica perdido em elaborar um curriculo ou maneja-lo.
Em resposta à Melissa Diniz Lopes

Re: Currículo é vida, currículo é prática.

por Thiago Fernandes Oliveira de Lima -
Concordo com as considerações, é importante haver essa adaptação, pois nem sempre encontramos as mesmas turmas. Com essas estratégias, consegue-se atingir muito mais os alunos do que aquele currículo fechado e que por vezes não reflete a realidade de uma turma.