O conceito de "currículo como confluências de práticas" destaca a ideia de que o currículo não é algo estático, definido apenas por um conjunto de conteúdos e objetivos de ensino, mas é um processo dinâmico e complexo que emerge da interseção de diversas práticas e influências. Essa abordagem reconhece que o currículo é moldado por uma variedade de fatores, incluindo teorias educacionais, políticas, experiências dos alunos e práticas pedagógicas dos professores.
Estratégicas que eu utilizo em sala de aula são:
Projeto Interdisciplinar: sempre tento criar projetos de aprendizado com outros professores/ou disciplinas. Atualmente, uma turma está usando um trabalho que eu dei (Consultoria Empresarial) em duas disciplinas: Administração Financeira e Tópicos Especiais (extensão).
Aprendizado Baseado em Problemas: gosto de sempre focar na solução, principalmente, soluções práticas. Com o resolução de problemas meus alunos aprendem a pesquisar, analisar, propor soluções e implementar ações concretas reais (que sejam usuais para as pessoas).
Ensino Online e Tecnologia: Levo muito os alunos aos laboratórios, um ambiente de aprendizado online, o currículo é influenciado por práticas digitais e tecnológicas. Nós, professores do IFMG utilizamos 2 duas plataforma (um aulas presenciais e outro para aulas com ensino online/híbrido). Em ambas plataformas postamos aulas gravadas, materiais de estudo (slide, atividade, artigo), enquanto os alunos usam a plataformas online e os recursos digitais para acessar informações, criar conteúdo na plataforma e enviar suas atividades.