É notório o avanço relacionado a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, principalmente diante a mudança da concepção do papel do estado de "necessita proporcionar a inclusão" para "é dever proporcionar a inclusão" perante aos manuais, leis e termos criados ao longos dos anos. O que viabilizou a construção de escolas mais adaptadas e a preocupação do corpo técnico e docente em estudar e aprender a como receber, educar e apoiar o processo de aprendizado dos alunos com deficiência.
No entanto, o entendimento do estado sobre seu dever ainda não é o suficiente, o avanço ainda é lento quando a gente analisa as datas das leis, termos e manuais, que determinam os direitos das pessoas com defiência. É necessário maiores recursos financeiros para que as escolas públicas consigam atender prontamente seus alunos e não por meio de "jeitinhos" que muitos vezes os próprios professores tiram do seu bolso para transformar sua sala de aula mais inclusiva. É necessário maior capacitação para o corpo técnico, docente e familiares para que saibam apoiar e atender conforme cada necessidade seja físíca ou inteclectual.