Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1 - Fórum Obrigatório.

Currículo Oculto

Currículo Oculto

por Renata de Sousa Borges - Número de respostas: 6

No currículo oculto, são aprendidos comportamentos, atitudes, valores e orientações que a socidedade requer das novas gerações para que se ajustem às estruturas e ao funcionamento da socidade já constituída. 

Além dos ensinamentos listados através do Plano de curso, busco sempre ensinar alguns comportamentos através do meu exemplo. Como estar sempre em sala de aula no horário correto, respeitando os prazos de intervalo. Divulgo sempre no início de cada discplina o cronograma de atividades e avaliações, para demonstrar como o planejamento e organização são importantes. Busco conhecer um pouco a realidade dos alunos e me colocar à disposição para conversas, pois já tive alunos passando por momentos muito delicados em suas vidas e precisei ter empatia com eles. Estimulo a realização de trabalho em grupo, para perceberem a importância do trabalho em equipe. Respeito as crenças e costumes dos alunos. 

Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo Oculto

por Ulisses dos Santos Gonçalves -
Renata, eu também busco sempre agir de forma que minhas ações na sala de aula, nos corredores e até nas comunicações por e-mail, possam servir de exemplo para os alunos. Acho também importante conhecer o contexto social, cultural de cada família. No início do ano eu costumo pedir que escrevam um texto se apresentando para mim, falando de suas rotinas de vida, de suas famílias... claro que não consigo lembrar de tudo sobre todos, mas ao longo do ano acontece por exemplo de eu lembrar algo e digo "claro que você cozinha bem, sua mãe é confeiteira, não é?" ou "é você mesmo que conserta sua moto, não é? Você me contou que gosta de mecânica". É impressionante como essa observação mais pessoal aproxima os alunos num sentido mais horizontal, e acaba facilitando o trabalho na sala de aula em certa medida.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo Oculto

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Renata
Determinadas regras, não manifestas e não formalizadas, agregadas ao currículo, constituem o que se denomina de currículo oculto, nos quais normas, valores e tendências arraigadas às rotinas escolares são distribuídas estrategicamente no dia a dia.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo Oculto

por Michael Santos Duarte -
A postagem da colega sobre sua experiência é um exemplo significativo sobre o currículo oculto. O professor é geralmente um modelo ou inspiração para o aluno, sendo assim através de ações que não definidas no currículo formal contribui com a formação do estudante. Isso inclui o comportamento do docente em sala de aula demonstrado, por exemplo, a importância da organização, do bom relacionamento com os colegas e da pontualidade.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo Oculto

por Mauri Jorge de Freitas Junior -
Muito interessante os pontos de vista aqui expressados, com exemplos que trazem a reflexão. Destaca-se que além do professor ser exemplo e inspiração, também é o principal "objeto" na condução, formação e orientação assertiva dos estudantes, com isso, as ações influenciam de forma direta dentro e fora da sala de aula, formando assim este perfil/currículo acadêmico e profissional.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo Oculto

por Leandro Silva de Souza -
O relato da nobre colega é muito importante para as nossas reflexões, o professor personifica um currículo oculto no exercício da sua docência. nem todas as diretrizes estão escritas, o propio comportamento do professor ja deixa bem claro para os alunos o que ele aceita ou não aceita, nos combinados no inicio do bimestre é um exemplo, você expressa como vai ser a forma de trabalhar em sala de aula, e isso é um curriculo oculto.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo Oculto

por Renata Lima Cremasco -
Muito importante esse relato. De fato, comportamento do professor desempenha um papel fundamental no currículo oculto, pois os alunos observam e absorvem mensagens e valores com base nas ações e atitudes do professor.