Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1 - Fórum Temático Obrigatório

Inclusão

Inclusão

por Marcelo Wünsch - Número de respostas: 1

  • De lá até os nossos dias atuais, você observa avanços no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências?

Acredito que houve muitas evoluções em relação a legislação, porém visualizo poucos avanços práticos. As pessoas com deficiência de fato, estão integradas nos ambientes escolares, porém vejo que não estão totalmente inclusas. Há muito o que melhorar ainda, pois vemos muitos estudantes com deficiência não tendo a aprendizagem oferecida do jeito que eles deveriam acessar, tendo o comportamento excludente de muitos professores, que não os incluem de fato, capacitação insuficiente e não existente para lidar com esse público, enfim n fatores que colaboram para que estes não acessem o conhecimento do jeito que deveriam.


  • As escolas públicas têm recebido os recursos necessários para que sejam verdadeiramente ambientes inclusivos?
Recebem, porém não tudo que precisariam. Na minha visão, não basta ter os recursos e não ter pessoas capacitadas para tirar proveito e realmente propor evolução nos estudantes que necessitem dos mesmos. Muitas salas de AEE estão bem equipadas, mas muitos professores não conseguem ou não sabem utilizar o que é oferecido para poder beneficiar os estudantes que poderiam ter suas dificuldades diminuídas com a utilização dos mesmos. Deve ter uma capacitação geral dos professores e funcionários, para que os mesmos possam tirar o máximo e assim beneficiar os estudantes que necessitariam dos mesmos.
Em resposta à Marcelo Wünsch

Re: Inclusão

por Roberto Ferreira Sena Filho -
Você trouxe uma perspectiva importante que reflete a realidade de muitos lugares no mundo, não apenas no Brasil. Embora tenha havido progressos significativos na legislação e na conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiências, a implementação efetiva da inclusão no ambiente escolar muitas vezes fica aquém do desejado. As barreiras práticas e atitudinais que ainda persistem podem limitar a verdadeira inclusão.

As observações que você fez, incluindo a falta de capacitação adequada para professores, a falta de adaptação dos métodos de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos e o comportamento excludente em sala de aula, são desafios reais que precisam ser abordados.

Promover a inclusão efetiva é um processo contínuo e desafiador, mas é um objetivo importante em busca de uma sociedade mais igualitária e justa. É crucial que governos, escolas, educadores e comunidades continuem a trabalhar juntos para superar os desafios e garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.

Sua observação é muito pertinente e destaca uma das principais lacunas na busca por uma educação inclusiva efetiva: a necessidade de não apenas fornecer recursos, mas também garantir que os educadores estejam adequadamente capacitados para usá-los de maneira eficaz. Ter equipamentos e materiais em sala de aula é importante, mas a capacitação dos professores é fundamental para maximizar o potencial de tais recursos e proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências.

Garantir que os educadores estejam bem preparados para atender às necessidades dos alunos com deficiências é fundamental para que a inclusão seja efetiva. A capacitação não é apenas uma necessidade, mas também uma oportunidade para desenvolver abordagens mais inclusivas e equitativas na educação. Além disso, a colaboração entre educadores, escolas, pais e especialistas é essencial para criar um ambiente de apoio e aprendizado que beneficie todos os alunos.