O currículo oculto é transmitido de forma implícita nas minhas atitudes e práticas educativas, nas relações com meus colegas professores, gestores e em toda a nossa comunidade escolar.
Pude identificar que na minha prática pedagógica ele ocorre de várias maneiras. Selecionei alguns exemplos:
- Relações sociais: As interações entre colegas de classe, professores, gestores e a comunidade escolar podem transmitir normas sociais e comportamentos coletivos.
- Espaço escolar: A organização da sala de aula pode ensinar valores. Por exemplo, salas de aula convencionais com carteiras enfileiradas podem ensinar valores como obediência e aceitação de ordens. Salas mais abertas, círculos, rodas de conversa ou aula em outros espaços da escola, podem fomentar a cooperação e o diálogo.
- Tempo: A estrutura escolar pode ensinar questões como pontualidade, gestão do tempo e delimitação de tarefas.
- Imagem dos estudantes: Concepções prévias do que seria um “bom” ou “mau aluno” podem interferir no desempenho da turma.
Refleti que preciso estar muito ciente do currículo oculto e usar minha sensibilidade e experiência para perceber situações que foram previstas no meu planejamento e que tenha a habilidade para adequar o processo ao contexto dos meus alunos. É essencial que a comunidade escolar tenha condições de constituir as práticas educativas por meio de estratégias pedagógicas que atendam as necessidades de nossos alunos e antecipe ações diante de suas demandas não previstas no planejamento.