Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

Currículo'S

Currículo'S

por Samile Magalhães Pereira - Número de respostas: 2

Insiro esse S maiúsculo porque desde o início fica evidente o sentido diverso dessa palavra.

Olhando Tempos Modernos, e já passei esse filme em várias turmas, começo a perceber que não é esse mundo que interessa aos discentes amazonenses, por exemplo, mas é o que lhes impõe profissionalmente. Não lhe és permitido almejar  cursos e uma formação acadêmica que seja livre de um controle de pensamento e comportamento - tal e qual o desejo expresso na música do Pink Floyd.

Percebemos que estamos a ensiná-los a ser mão de obra para ir para o distrito, visto que suas famílias possuem trajetórias que nem sempre são de estímulo à universidade, por exemplo. Sendo assim, vemos as exigências do currículo moldando nossa forma de ensino para uma prisão. Tal e qual o clipe do Pink Floyd, os professores também estão clamando por mais liberdade em seu ofício. Isso se reflete no desânimo que o discente sente quando vai à escola. Se percebe que nada ali o interessa, ele não "produz" e as vezes precisa trabalhar ou passa por dificuldades financeiras e começa a faltar a escola.

Então, esses dois vídeos mostram o desespero de educadores e educandos, que em face de possibilidades críticas racionais sobre o currículo ainda se encontram restringidos em suas ações (para fazer uso de uma ideia kantiana).

Em resposta à Samile Magalhães Pereira

Re: Currículo'S

por Cleydson Antonio Abreu Cardoso -
Concordo contigo. A busca por um currículo mais inclusivo e crítico é essencial para permitir que os estudantes desenvolvam seu potencial, mesmo em contextos desafiadores. Isso requer um diálogo aberto entre educadores, instituições e comunidades, a fim de criar oportunidades que atendam às necessidades dos alunos e continuar aprimorando e adaptando o currículo.
Em resposta à Samile Magalhães Pereira

Re: Currículo'S

por Rodrigo de Paula Fonseca -
Muito bom o comentário da colega Samile. O fato de o professor trabalhar preocupando-se com a criança/aluno que está a sua frente revela que as instituições podem ser formadas em torno de uma “ética do cuidado”, ou seja, as mensagens que são ensinadas de forma implícita aos alunos também podem ter um carácter positivo na construção de suas identidades, pois do mesmo jeito que se pode fazer o aluno acreditar que não é capaz, é possível mostrar-lhe que ele é sim capaz, inteligente, esforçado, caprichoso etc., ressaltado as suas capacidades, suas qualidades, suas potencialidades.