A música "Another Brick in the Wall" da banda Pink Floyd e o filme "Tempos Modernos" oferecem insights valiosos sobre diferentes aspectos da educação, incluindo a perspectiva tradicional do currículo e as teorias críticas do currículo. A música "Another Brick in the Wall" reflete criticamente sobre o sistema educacional tradicional. Na canção, os versos "We don't need no education, we don't need no thought control" ("Nós não precisamos de educação, não precisamos de controle mental") expressam a resistência contra a rigidez e a uniformidade do sistema educacional tradicional. Os alunos são retratados como "tijolos" em um muro, simbolizando a maneira como o sistema tenta padronizar e controlar as mentes dos estudantes. A música critica a ênfase na conformidade e na obediência, características da perspectiva tradicional de currículo, que muitas vezes não valoriza a individualidade e a criatividade dos alunos.
Tempos Modernos" é um filme clássico de Charlie Chaplin que critica a desumanização e a alienação no contexto industrial e, por extensão, pode ser aplicado ao sistema educacional. O filme mostra a alienação dos trabalhadores em uma linha de montagem, uma metáfora para a alienação dos alunos em um sistema educacional que não valoriza suas experiências individuais e interesses. Tempos Modernos" destaca as disparidades sociais e econômicas, o que se relaciona com as teorias críticas do currículo que questionam as estruturas de poder e a desigualdade na distribuição de recursos educacionais. O filme instiga a necessidade de mudança social, uma ideia central nas teorias críticas do currículo, que buscam transformar o sistema educacional para torná-lo mais equitativo e centrado no aluno.