Eu ainda não possuo prática pedagógica, porém pesquisei um pouco sobre o currículo oculto e posso elencar algumas atitudes que podem ser adotados na prática pedagógica de forma geral.
O currículo oculto envolve ações que não estão previstas nem explícitas no currículo formal, essas ações são involuntárias e criadas pelos educandos ou incentivadas por eles. Penso que o currículo oculto pode influenciar de forma positiva ou negativa no aluno, pois depende das características do docente ao lidar com situações atípicas e que estão fora do planejamento pedagógico, se o docente age de forma agressiva com determinadas situações, não aborda questões sociais em seus questionamentos, ele influencia o aluno a agir dessa forma também, visto que ele é o espelho do que convive.
As práticas pedagógicas podem ser realizadas de forma que incentivem de forma positiva o aluno, ou seja, se aproveitar de alguma situação, como, dinâmicas, debates, até alguma discussão entre alunos, para mostrar o caminho certo a se seguir na sociedade. Como docente, é importante se policiar ao agir em determinadas situações. Muitas ações na sala de aula fazem parte do currículo oculto, desde do estabelecimento de tempo para cumprir as atividades, para regressar à sala de aula até a interposição de atividades recreativas que incentivem o contato entre alunos...