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Atividade 2.1 - Fórum Obrigatório.

Currículo Oculto na Prática Pedagógica

Currículo Oculto na Prática Pedagógica

por Gabriela de Oliveira - Número de respostas: 1

Eu ainda não possuo prática pedagógica, porém pesquisei um pouco sobre o currículo oculto e posso elencar algumas atitudes que podem ser adotados na prática pedagógica de forma geral. 

O currículo oculto envolve ações que não estão previstas nem explícitas no currículo formal, essas ações são involuntárias e criadas pelos educandos ou incentivadas por eles. Penso que o currículo oculto pode influenciar de forma positiva ou negativa no aluno, pois depende das características do docente ao lidar com situações atípicas e que estão fora do planejamento pedagógico, se o docente age de forma agressiva com determinadas situações, não aborda questões sociais em seus questionamentos, ele influencia o aluno a agir dessa forma também, visto que ele é o espelho do que convive. 

As práticas pedagógicas podem ser realizadas de forma que incentivem de forma positiva o aluno, ou seja, se aproveitar de alguma situação, como, dinâmicas, debates, até alguma discussão entre alunos, para mostrar o caminho certo a se seguir na sociedade.  Como docente, é importante se policiar ao agir em determinadas situações. Muitas ações na sala de aula fazem parte do currículo oculto, desde do estabelecimento de tempo para cumprir as atividades, para regressar à sala de aula até a interposição de atividades recreativas que incentivem o contato entre alunos... 

Em resposta à Gabriela de Oliveira

Re: Currículo Oculto na Prática Pedagógica

por Gustavo Libério de Paulo -
Olá Gabriela! Tudo bem?
Apesar de você ainda não ter experiência com práticas pedagógicas, respondeu muito bem ao questionamento do fórum. Com vistas a contribuir com sua reflexão e futuras práticas, gostaria de complementar seu raciocínio elencando alguns dos vários desafios relacionados ao currículo oculto:
- pode inadvertidamente reforçar estereótipos, preconceitos e discriminação, através de interações sociais, práticas de segregação ou tratamento diferenciado de grupos de estudantes, ou pela falta de diversidade na representação de autores, personagens e culturas em materiais didáticos;
- perpetua desigualdades de gênero e de raça, uma vez que, por exemplo, as expectativas dos professores e a maneira como eles ensinam podem favorecer um grupo em detrimento de outro;
- a cultura escolar, incluindo suas normas, estruturas e valores, pode criar barreiras para a inclusão e a diversidade;
- a falta de consciência do currículo oculto por parte dos professores pode resultar em uma perpetuação involuntária de práticas discriminatórias ou em uma falta de ênfase na promoção da diversidade e da inclusão.
- o acesso desigual a recursos educacionais, como tecnologia, material didático e oportunidades extracurriculares, pode ampliar as desigualdades educacionais e limitar o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos em alguns grupos de estudantes.
Os desafios não são poucos... Mas a Educação, assim como a Pesquisa e a Extensão, são movidas por tais desafios, né?! Bora?!
Abração!