Olá Gabriela! Tudo bem?
Apesar de você ainda não ter experiência com práticas pedagógicas, respondeu muito bem ao questionamento do fórum. Com vistas a contribuir com sua reflexão e futuras práticas, gostaria de complementar seu raciocínio elencando alguns dos vários desafios relacionados ao currículo oculto:
- pode inadvertidamente reforçar estereótipos, preconceitos e discriminação, através de interações sociais, práticas de segregação ou tratamento diferenciado de grupos de estudantes, ou pela falta de diversidade na representação de autores, personagens e culturas em materiais didáticos;
- perpetua desigualdades de gênero e de raça, uma vez que, por exemplo, as expectativas dos professores e a maneira como eles ensinam podem favorecer um grupo em detrimento de outro;
- a cultura escolar, incluindo suas normas, estruturas e valores, pode criar barreiras para a inclusão e a diversidade;
- a falta de consciência do currículo oculto por parte dos professores pode resultar em uma perpetuação involuntária de práticas discriminatórias ou em uma falta de ênfase na promoção da diversidade e da inclusão.
- o acesso desigual a recursos educacionais, como tecnologia, material didático e oportunidades extracurriculares, pode ampliar as desigualdades educacionais e limitar o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos em alguns grupos de estudantes.
Os desafios não são poucos... Mas a Educação, assim como a Pesquisa e a Extensão, são movidas por tais desafios, né?! Bora?!
Abração!
Apesar de você ainda não ter experiência com práticas pedagógicas, respondeu muito bem ao questionamento do fórum. Com vistas a contribuir com sua reflexão e futuras práticas, gostaria de complementar seu raciocínio elencando alguns dos vários desafios relacionados ao currículo oculto:
- pode inadvertidamente reforçar estereótipos, preconceitos e discriminação, através de interações sociais, práticas de segregação ou tratamento diferenciado de grupos de estudantes, ou pela falta de diversidade na representação de autores, personagens e culturas em materiais didáticos;
- perpetua desigualdades de gênero e de raça, uma vez que, por exemplo, as expectativas dos professores e a maneira como eles ensinam podem favorecer um grupo em detrimento de outro;
- a cultura escolar, incluindo suas normas, estruturas e valores, pode criar barreiras para a inclusão e a diversidade;
- a falta de consciência do currículo oculto por parte dos professores pode resultar em uma perpetuação involuntária de práticas discriminatórias ou em uma falta de ênfase na promoção da diversidade e da inclusão.
- o acesso desigual a recursos educacionais, como tecnologia, material didático e oportunidades extracurriculares, pode ampliar as desigualdades educacionais e limitar o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos em alguns grupos de estudantes.
Os desafios não são poucos... Mas a Educação, assim como a Pesquisa e a Extensão, são movidas por tais desafios, né?! Bora?!
Abração!