O primeiro vídeo, é uma crítica à perspectiva tradicional de currículo. O clipe mostra crianças sendo ensinadas de forma mecânica e repetitiva, sem espaço para criatividade ou reflexão. Os alunos são tratados como objetos, e o currículo é visto como uma forma de controle e de conformismo.
A perspectiva tradicional de currículo é baseada na ideia de que o conhecimento é algo que deve ser transmitido aos alunos de forma passiva. O currículo é visto como um conjunto de conteúdos que devem ser aprendidos, e o objetivo da educação é preparar os alunos para o mercado de trabalho.
A introdução do filme "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin, é uma crítica à sociedade industrial e à forma como ela afeta os indivíduos. O filme mostra um trabalhador industrial, Charlie, sendo transformado em uma máquina. Ele é forçado a trabalhar em um ritmo frenético, sem espaço para criatividade ou reflexão.
As teorias críticas do currículo são baseadas na ideia de que o currículo é um instrumento político que reflete as relações de poder na sociedade. Elas criticam a perspectiva tradicional de currículo, que é baseada na ideia de que o conhecimento é algo que deve ser transmitido aos alunos de forma passiva.
O filme como um todo ilustra a ideia de que o currículo é um espaço de resistência. Charlie é um indivíduo que tenta encontrar seu lugar no mundo, mas ele é confrontado com as desigualdades sociais e o controle da sociedade. O filme sugere que os alunos podem usar o currículo para encontrar sua voz e resistir às forças que os oprimem.
Ambos os vídeos se correlacionam, pois ambos criticam a forma tradicional do currículo e afirmam as teorias críticas e pós críticas no que concerne às suas caracterizações e vão de encontro também às ideias de currículo de Libâneo.