Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1 - Fórum Obrigatório.

De que modo o currículo oculto ocorre na sua prática pedagógica?

De que modo o currículo oculto ocorre na sua prática pedagógica?

por Karina Ribeiro Soares Reis - Número de respostas: 2
O currículo oculto é norteado por temas transversais que não estão incluídos formalmente no planejamento de professores. No currículo oculto o educador deve utilizar a sua experiência e sensibilidade para compreender acontecimentos e trazer melhorias no processo educativo. No ensino da Geografia é possível relacionar temáticas geopolíticas atuais, questão ambientais e sociais.
Em resposta à Karina Ribeiro Soares Reis

Re: De que modo o currículo oculto ocorre na sua prática pedagógica?

por Vanessa Coelho de Andrade -
O currículo oculto ocorre na minha prática pedagógica de diversas maneiras. A seguir, listo alguns exemplos:

As minhas expectativas e atitudes em relação aos alunos. As minhas expectativas em relação ao desempenho dos alunos, bem como as minhas atitudes em relação a eles, podem influenciar a forma como eles se veem e se comportam na escola. Por exemplo, se eu esperar que um aluno tenha dificuldade em aprender, é mais provável que ele realmente tenha dificuldade.
A forma como eu organizo a sala de aula. A forma como eu organizo a sala de aula pode enviar mensagens implícitas aos alunos sobre o que é importante e como eles devem se comportar. Por exemplo, se eu organizar a sala de aula de forma que os alunos fiquem sentados em fileiras, é mais provável que eles sejam passivos e receptivos à informação.
As minhas interações com os alunos. As minhas interações com os alunos podem moldar a forma como eles percebem o mundo e a si mesmos. Por exemplo, se eu sempre elogio os alunos que são bons em matemática, é mais provável que eles acreditem que são inteligentes e capazes.
Aqui estão alguns exemplos específicos de como o currículo oculto ocorre na minha prática pedagógica:

Eu uso uma variedade de estratégias de ensino para atender às diferentes necessidades dos alunos. Isso envia a mensagem de que todos os alunos são importantes e que todos têm o potencial de aprender.
Eu criei um ambiente de sala de aula seguro e respeitoso. Isso ajuda os alunos a se sentirem confortáveis ​​em expressar suas opiniões e compartilhar suas ideias.
Eu enfatizo o trabalho em equipe e a colaboração. Isso ajuda os alunos a aprender a trabalhar juntos e a respeitar as diferenças uns dos outros.
Estou ciente da importância do currículo oculto e estou sempre procurando maneiras de melhorar minha prática pedagógica para que eu possa ter um impacto positivo na vida dos meus alunos.