Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1 - Fórum Obrigatório.

Currículo oculto

Currículo oculto

por Eduardo Maia Diniz - Número de respostas: 1

O currículo oculto refere-se às lições, valores e normas que são transmitidos de forma não explícita nas instituições educacionais. Esses elementos podem influenciar a cultura da escola e a experiência dos alunos de maneiras profundas e muitas vezes subconscientes.

Algumas situações que percebo no dia-a-dia:

  • A forma como eu avalio e reconheço o desempenho dos alunos pode transmitir mensagens sobre o que é considerado importante ou valioso. Por exemplo, se eu valorizo a participação ativa em aula, isso pode comunicar aos alunos que a contribuição verbal é importante na minha disciplina.
  • A maneira como eu lido com erros e desafios também é parte do currículo oculto. Isso pode incluir a promoção da resiliência, da persistência e da visão do erro como uma oportunidade de aprendizado.
  • Existem normas e expectativas não explicitamente declaradas na sala de aula, como a forma como os alunos devem se comportar em relação ao espaço, aos colegas e a mim como professor.
Em resposta à Eduardo Maia Diniz

Re: Currículo oculto

por Beatriz da Costa Fernandes -
Interessante sua primeira colocação quanto a avaliação e reconhecimento do desempenho dos alunos, não tinha refletido sobre a possibilidade das próprias práticas pedagógicas adotadas pelo docente poderem também ser vistos como currículo oculto. Você mencionou a importância e relevância e penso também que o senso de justiça e a prática dela podem ser absorvidos pelos discentes.