Sacristã, um dos grandes estudiosos do currículo, propõe 6 níveis de materialização do currículo:
Currículo prescrito: conjunto de decisões normativas, currículo estabelecido pelos sistemas de ensino que o torna, assim, um currículo distanciado do real, pois não respeita a diversidade e nem é construído pelos que fazem a escola diariamente.
Currículo apresentado aos professores: documentos elaborados para traduzir as prescrições. Um representante significativo que utilizamos muito em nossas aulas é o livro didático.
Currículo moldado pelos professores: o professor é um agente ativo, muito decisivo na concretização dos conteúdos e dos significados dos currículos. Abrange os projetos políticos pedagógicos, os projetos educativos e os planejamentos coletivos e ou individuais.
Currículo em ação: práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores. É o fazer propriamente dito do professor em sala de aula.
Currículo realizado: envolve as aprendizagens construídas pelos alunos, o que eles aprenderam em relação aos conhecimentos trabalhos nas instituições educativas.
Currículo avaliado: diz respeito ao controle do saber, que é específico à função e certificadora da educação. Evidencia as relações entre currículo e avaliação, pois trata-se do currículo formulado para atender às expectativas das avaliações externas e dos próprios pais.