Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Lélio Natal Teodoro Júnior - Número de respostas: 2

Sacristã, um dos grandes estudiosos do currículo, propõe 6 níveis de materialização do currículo:

Currículo prescrito: conjunto de decisões normativas, currículo estabelecido pelos sistemas de ensino que o torna, assim, um currículo distanciado do real, pois não respeita a diversidade e nem é construído pelos que fazem a escola diariamente.

Currículo apresentado aos professores: documentos elaborados para traduzir as prescrições. Um representante significativo que utilizamos muito em nossas aulas é o livro didático.

Currículo moldado pelos professores: o professor é um agente ativo, muito decisivo na concretização dos conteúdos e dos significados dos currículos. Abrange os projetos políticos pedagógicos, os projetos educativos e os planejamentos coletivos e ou individuais.

Currículo em ação: práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores. É o fazer propriamente dito do professor em sala de aula.

Currículo realizado: envolve as aprendizagens construídas pelos alunos, o que eles aprenderam em relação aos conhecimentos trabalhos nas instituições educativas.

Currículo avaliado: diz respeito ao controle do saber, que é específico à função e certificadora da educação. Evidencia as relações entre currículo e avaliação, pois trata-se do currículo formulado para atender às expectativas das avaliações externas e dos próprios pais.


Em resposta à Lélio Natal Teodoro Júnior

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Samile Magalhães Pereira -
Quando olhamos todas essas instâncias atuando sobre a prática docente na hora de "seguir" o currículo - apresentando o conteúdo em sala - , percebemos o quanto somos pressionados para dar conta de um material em constante modificação.