Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

Atividade 2.2

Atividade 2.2

por Márcio Douglas de Carvalho e Silva - Número de respostas: 2

A música “Another Brick in the Wall” do Pink Floyd, faz uma crítica à educação tradicional e sua forma rígida. Trechos da música traduzida para o português, podemos encontrar algumas dessas críticas, como em “Quando crescemos e fomos à escola/ Havia certos professores que/ Machucariam as crianças da forma que eles pudessem/ Não precisamos de controle mental/ Professores, deixem as crianças em paz. Ela chama a atenção para o fato de que as escolas algumas vezes podem valorizar a obediência e não a criatividade, o que representa a visão antiga de currículo que prioriza a memorização em detrimento da reflexão crítica.

No filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin, é visível uma cena inicial que leva à reflexão sobre as teorias críticas do currículo. Ela destaca como a industrialização na educação pode desumanizar, moldando os sujeitos para se encaixarem na sociedade industrial sem levar em conta suas necessidades e identidade. Ambos os exemplos ressaltam a necessidade de uma educação crítica, em contraponto ao conformismo que as normas tradicionais muitas vezes impõem.


Em resposta à Márcio Douglas de Carvalho e Silva

Re: Atividade 2.2

por João Paulo Rodrigues dos Santos -
Tanto a música quanto o filme são muito interessantes, no sentido de que conseguem ir ao cerne da crítica a um tipo de currículo nada crítico e muito formatado. Não há, como você salientou, na teoria tradiciona do currículo, a consideração à individualdiade dos discentes.
Em resposta à João Paulo Rodrigues dos Santos

Re: Atividade 2.2

por João Vitor Caldas Santos -
Exatamente! Tanto a música quanto o filme são excelentes em ir ao cerne da crítica. Mesmo já conhecendo a música e o filme, e sabendo das críticas envolvidas, somente agora eu percebi o quão perfeitamente bem eles foram felizes em chegar na essência da temática.