Além do conceito e da definição geral do currículo oculto, eu, particularmente, entendo-o como os ensinamentos práticos e reais (do cotidiano), para questões e temáticas mais abrangentes ou sutis da vida. Nesse sentido, eu apresento duas experiências práticas vividas por mim.
A primeira diz respeito, de forma mais abrangente, às relações sociais e às percepções do mundo. Eu estudei todo o ensino básico em escola particular, participando, frequentando e vivenciando todas as atividades das classes sociais mais privilegiadas. Apesar das ótimas e das válidas experiências e aprendizados no setor privado de educação, todas as minhas percepções sociais mudaram quando comecei a minha graduação no ensino superior de uma instituição pública. De maneira geral, dentro da instituição pública, eu amadureci muitos conceitos sociais, raciais, sexuais, de gênero, de espaço, de regras/disciplinas, de relações pessoais (entre alunos, entre professores, entre funcionários) e aprendi bastante sobre a vida social na realidade. Ou seja, mesmo não estando diretamente no currículo oficial, as situações cotidianas vivenciadas na instituição pública contribuíram e influenciaram, implicitamente, muito o meu desenvolvimento pessoal.
A segunda diz respeito às minhas experiências educacionais, profissionais, sociais e pessoais. Apesar da existência do currículo, cada ser humano (colega, professor, funcionário) tem a sua particular forma de ser e de interagir em sociedade. Exatamente por isso, por meio do currículo oculto, estamos em constante aprendizado, principalmente quando nos confrontamos com estilos, com experiências e com formas diferentes de percepções e de atuações sociais. Isto é, a forma como alguns alunos interagem, a maneira com que alguns professores conduzem às disciplinas, o estilo de certo funcionário desempenhando o seu trabalho, e as experiências de outras pessoas influenciam na construção das nossas próprias práticas e percepções. Dessa forma, justamente por meio do currículo oculto, estamos aprendendo mesmo aquilo que não faz parte explicitamente do currículo oficial da escola.
Por fim, por meio dessas duas experiências reais e sinceras, compartilho e reitero a importância e a influência do currículo oculto nas instituições de ensino.