No primeiro vídeo, na música: - Another brick in the wall (Pink Floyd), percebe-se que o modelo de currículo tradicional, contribui para o modelo de sociedade baseado no capitalismo, visando tornar os estudantes subalternos ao interesse de uma minoria, sem questionar as decisões, o aluno não poderia se expressar. Na música, é possível observar como as crianças são tratadas nas escolas, o professor é detentor de todo conhecimento e o aluno não poderia questionar. Na música, as crianças falam que não querem aquela educação, querem ser livres, os professores tinham autoridade sobre as crianças. É como se o mundo fosse o ambiente extra fora da escola, mas aquele ambiente, aquela sala de aula, seria o local de preparação para o mundo, o mundo do trabalho, os professores, seriam o governo, quem dita o que os alunos devem fazer.
No segundo vídeo, sobre tempos modernos (Charlie Chaplin), o modelo de currículo nas teorias críticas, seria uma forma de libertação da opressão do sistema econômico e capitalista. No vídeo, observamos que a fábrica (a escola) disponibiliza um modelo vigente para que o funcionário da fábrica (o aluno) executasse apenas uma atividade (currículo), de forma monótona, para rentabilizar e aumentar o lucro da empresa (escola) dos burgueses e os grandes empresários que comandavam (professores). Portanto, o processo não podia parar, teria que ser contínuo.