O currículo oculto na prática pedagógica, ocorre para além do currículo formal/material, está introspetivo, por vezes, em currículos formais, sem, no entanto, se limitar ao que proposto a uma ementa, por exemplo.
Na prática, a consubstanciação de um currículo oculto está inserida, por exemplo, no discurso do docente, em sua influência, em atos, suas atitudes frente a controvérsias e/ou diálogos informais. Nesta perspectiva, considerando que, via de regra, há uma caraterística de influência e/ou autoridade do professor no que tange a exposição de conhecimento ao aluno, pode-se afirmar que o professor tem o papel de utilizar de um currículo oculto, seja para influenciar na construção e/ou desconstrução de ideais/propósitos, etc. De modo a conduzir o discente a emancipação de pensamento.
Em resposta à Rodolfo Gonçalves de Aguiar
Re: Currículo oculto
por Hadrellia Dardânia Soares Catarina -Concordo, Rodolfo.
E esses elementos podem influenciar na experiência educacional dos estudantes e têm um impacto significativo na sua formação. Isso pode incluir valores, atitudes, normas sociais, interações interpessoais, entre outros.
E esses elementos podem influenciar na experiência educacional dos estudantes e têm um impacto significativo na sua formação. Isso pode incluir valores, atitudes, normas sociais, interações interpessoais, entre outros.