O currículo oculto forma as identidades dos alunos, por meio daquilo que se ensina no ambiente escolar de forma implícita, pois ao frequentar a escola, os alunos criam as suas representações sobre as disciplinas
e os rituais desse universo, formando identidades e subjetividades. Para Apple (2012), algumas dessas mensagens
podem ser positivas, até progressistas. O fato de o professor trabalhar preocupando-se com a criança que está a
sua frente revela que as instituições podem ser formadas em torno de uma “ética do cuidado”, ou seja, as mensagens que são ensinadas de forma implícita aos alunos também podem ter um carácter positivo na construção de
suas identidades, pois do mesmo jeito que se pode fazer o aluno acreditar que não é capaz, é possível mostrar-lhe
que ele é sim capaz, inteligente, esforçado, caprichoso etc., ressaltado as suas capacidades, suas qualidades, suas
potencialidades.
O currículo oculto também engloba a maneira como os colegas de turma se relacionam, nos cartazes na parede, como os funcionários tratam os alunos e seus pais, no modo de organização das salas de aula, no uso do ambiente escolar, entre outros aspectos.