Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

Atividade 2.2

Atividade 2.2

por Luana Cristina Camargos Gomes - Número de respostas: 1

“Tempos Modernos”, nos auxilia a refletir sobre as teorias críticas do currículo. Pode ser compreendido e analisado através de diversos olhares, pois, destaca-se um ponto muito importante, a fragmentação e desqualificação do trabalho. Sendo um processo de produção fragmentado, para aumentar o desempenho do operário a produção é dividida em várias operações. Cada operário executa uma única etapa, cada um tendo uma função específica e sempre do mesmo jeito, o que o aliena do processo de trabalho.

O que presenciamos, durante todo o filme, é o choque trágico (e cômico) de um homem solidário com a realidade estranha, pois está envolvido por indivíduos com interesses alheios aos seus ao ressaltar a desumanização, a falta de individualização e a perpetuação de desigualdades.

"Another Brick in the Wall" a música é dividida em três partes, e cada uma delas aborda diferentes aspectos da educação. A ideia de que os alunos são apenas mais um número dentro do sistema educacional é muito presente na teoria da pedagogia tradicional, que vê a educação como uma transmissão de conhecimentos prontos e acabados, e o papel do aluno é apenas assimilá-los.

Na segunda parte da música, os alunos são incentivados a se rebelar contra a rigidez do sistema e a lutar por sua individualidade. Essa é uma crítica direta à pedagogia tradicional, que suprime a criatividade e a personalidade do aluno em prol da uniformização.

Na terceira e última parte da música, os alunos são convocados a derrubar a parede que os separa do mundo, e a questionar as normas e regras impostas pela sociedade. Essa é uma crítica ao tecnicismo na educação, que vê o aluno como um ser produtivo, treinado para atender às demandas do mercado de trabalho.

Em resumo, “Tempos Modernos” e a música "Another Brick in the Wall" nos mostra como as teorias da educação estão presentes em nosso cotidiano, e como é importante refletir sobre o tipo de educação que estamos oferecendo aos nossos alunos. Precisamos incentivar a criatividade, a individualidade e a reflexão crítica, para que nossos alunos se tornem cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. 

 


Em resposta à Luana Cristina Camargos Gomes

Re: Atividade 2.2

por Maria Verônica França Dantas -
Ótimas contribuições, Luana! Concordo com a urgência diante da necessidade de refletir sobre o tipo de educação que estamos oferecendo aos alunos, para conseguirmos romper estruturas alienantes e contribuir de forma efetiva na construção de uma sociedade emancipada.