Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Cláudio Ribeiro de Sousa - Número de respostas: 1

O currículo escolar é um conceito complexo que pode ser definido de diversas maneiras. Para alguns, o currículo é simplesmente o conjunto de conteúdos e habilidades que são ensinados aos alunos. Para outros, o currículo é mais do que isso, é um processo que envolve a interação entre diferentes agentes, como professores, alunos, pais, gestores e a sociedade como um todo.

A visão de currículo como confluências de práticas é uma perspectiva que enfatiza a importância da interação entre diferentes agentes e práticas na construção do currículo. Nessa perspectiva, o currículo não é algo estático, mas é um processo dinâmico que está em constante construção.

Exemplos de práxis, enquanto docente:

  • Atitudes e valores: Os professores transmitem valores e atitudes aos alunos por meio de suas ações e interações. Por exemplo, um professor que é respeitoso com os alunos está ensinando a eles a importância do respeito.
  • Práticas pedagógicas: As práticas pedagógicas adotadas pelos professores também contribuem para a construção do currículo oculto. Por exemplo, um professor que usa metodologias ativas está ensinando os alunos a serem mais autônomos e criativos.
  • Ambiente escolar: O ambiente escolar também pode influenciar o currículo oculto. Por exemplo, uma escola que é organizada e inclusiva está ensinando os alunos a valorizar a ordem e a diversidade.

A práxis docente é um elemento fundamental na construção do currículo oculto. Os professores devem estar conscientes da importância de suas ações e interações, pois elas podem ter um impacto significativo na aprendizagem dos alunos.

Exemplos específicos:

  • Um professor que é paciente e empático com os alunos está ensinando a eles a importância da tolerância e do respeito.
  • Um professor que incentiva a participação dos alunos nas aulas está ensinando a eles a importância da colaboração e do trabalho em equipe.
  • Um professor que valoriza a diversidade cultural está ensinando a eles a importância da inclusão e da tolerância.

Ao refletir sobre suas próprias práticas, os professores podem contribuir para a construção de um currículo oculto mais positivo e transformador.


Em resposta à Cláudio Ribeiro de Sousa

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Claudia Rakel Pena Pereira -
Concordo com você Cláudio, quando se refere a prática docente na construção ou de como o professor executa esse currículo. De forma, que o currículo reflete os princípios, valores de uma sociedade e acaba por formando pessoas a prática docente é um fator importantíssimo na construção curricular.