A relação entre a música "Another Brick in the Wall" da banda Pink Floyd, a abertura do filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin e a reflexão sobre currículo pode ser analisada sob a perspectiva do contexto social e político em que tanto a música quanto o filme foram criados. A canção é uma crítica ao sistema educacional rígido e opressivo, que, segundo a letra, molda as crianças como tijolos em um muro, inibindo a sua criatividade e individualidade. A música também aborda a alienação e a falta de autonomia que o sistema de ensino pode impor aos estudantes. O filme "Tempos Modernos" é uma sátira à industrialização e à desumanização do trabalho durante a era moderna. O filme critica o sistema capitalista e a sua ênfase excessiva na produção e eficiência em detrimento do bem-estar humano. Tanto a música do Pink Floyd quanto o (abertura) filme de Chaplin podem ser relacionados à reflexão sobre o currículo de educação e formação de indivíduos. A crítica à alienação, à falta de autonomia e ao sistema opressivo em ambas as obras pode ser vista como um chamado para repensar o currículo educacional e o sistema de trabalho, de modo a promover uma educação e um ambiente de trabalho mais humanos e centrados no desenvolvimento integral das pessoas.