Estimad@s colegas e prezado professor.
Contribuo da seguinte forma:
Como docente de segurança do trabalho, acredito que o currículo deve ser entendido como um processo dinâmico e complexo, resultado da interação de diferentes personagens. Nessa perspectiva, o currículo não é um produto acabado, mas um processo em constante construção em especial na busca pela modernização para cada vez mais adequar ao cenário profissional.
Ou seja, acredito que o currículo como confluências de práticas é uma perspectiva curricular que pode contribuir para a formação de profissionais de segurança do trabalho mais qualificados e preparados para atuar no mundo do trabalho. Essa perspectiva busca tornar o currículo mais dinâmico e contextualizado, de modo a atender às necessidades dos alunos e do mercado de trabalho.
Na minha prática docente, busco concretizar o currículo como confluências de práticas de diversas maneiras. Por exemplo, utilizo metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Também promovo a interação entre alunos e profissionais da área de segurança do trabalho, por meio de visitas técnicas, palestras. Além disso, incluo conteúdos transversais no currículo, como temas relacionados à sustentabilidade, à diversidade e à ética.
Acredito que essas práticas contribuem para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades nos alunos:
Capacidade crítica e reflexiva: os alunos são estimulados a questionar e a pensar criticamente sobre a segurança do trabalho.
Capacidade de resolução de problemas: os alunos são desafiados a resolver problemas reais, relacionados à segurança do trabalho.
Capacidade de trabalho em equipe: os alunos são incentivados a trabalhar em equipe para desenvolver projetos e soluções.
Capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal: os alunos são estimulados a se comunicar de forma eficaz e a construir relacionamentos profissionais.