O currículo oculto refere-se às habilidades, conhecimentos e valores que são transmitidos de forma não explícita no ambiente educacional, mas que são importantes para o desenvolvimento dos estudantes, como normas sociais, comportamentos esperados e habilidades de comunicação.
Em minhas aulas, sempre observo que as famílias são desestruturadas e que não ensinam ações básicas de cuidado com o material escolar, de organização para o estudo, de abertura de diálogo sobre questões de interesse da idade, de cuidados básicos com a saúde e até mesmo com a higiene, sou docente do EF II, acabo por promover o diálogo aberto e contextualizado conforme noto a necessidade de aprofundar de forma didática e dentro do que posso ajudar.
É notável que a escola faz mais do que o papel de promover a educação acadêmica para a formação humana, pois é na escola que todos os problemas pessoais e familiares são evidenciados e acabamos promovendo ações didáticas para trabalhar temas coletivos a fim de ajudar a criança/adolescente, quando os assuntos são complexos outros órgãos são acionados, mas sabemos que muitos são demorados e até acabam negligenciando a situação.