Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Conceito e contribuição ao curriculo do curso de agronomia.

Conceito e contribuição ao curriculo do curso de agronomia.

por Marco Frühauf de Oliveira - Número de respostas: 0

O ideal clássico do currículo deve abranger o conteúdo, tratando o que deve ser ensinado, incluindo disciplinas e habilidades específicas. Essa parte conteudista precisa de métodos de ensino compatíveis, pensando como o conteúdo será apresentado aos alunos, incluindo entre outros recursos os materiais e abordagens pedagógicas.
Para atender os objetivos o caminho por vezes segue um sequenciamento, essa parte contempla a organização e a progressão do aprendizado ao longo do tempo, de forma a garantir uma progressão adequada e contínua. Isso precisa estar alinha aos objetivos educacionais no desenvolvimento do educando, incluindo habilidades, conhecimento e compreensão. Os objetivos são acompanhados por avaliações, falo dos testes, projetos, atividades e autoavaliações.

O curriculo sofreu evoluções e através das teorias criticas tem oportunizado o atendimento de diversas demandas sociais que por vezes são ignoradas. Falo isso pois sempre está contigenciado por um viés cultural e social, o currículo é reflexo dos valores, perspectivas e crenças da cultura dominante, perpetuando assim desigualdades. Nesse sentido pode ser uma forma de ocultar vozes, pois, pode negligenciar ou subrepresentar experiências, histórias e conhecimentos de grupos marginalizados, reforçando assim a invisibilidade e a opressão.

Nesse sentido gostaria de compartilhar um retrocessos e um progresso na contribuição com a reforma curricular do curso de agronomia que está em curso pra aqui, na UDESC.

O retrocessos: Será substituída a disciplina de Uso e conservação do solo por outra chamada Manejo do solo, o que segue a tendência de ofertas curriculares contemporâneas. Um retrocesso pois em Uso e conservação temos como cerne a manutenção das colheitas e compreensões ambientais do cultivo agrícola para amparar a permanecia das famílias e consequentemente do jovem no campo. O conhecimento meramente tecnicista da disciplina de Manejo do solo infelizmente não compreende essas faculdades.

O progresso: Será incluida na área de produção vegetal uma disciplina de fruticultura de clima temperado, isso é uma resposta as demandas das familias de colonos japoneses da região que cultivam maçã, amoras, pessego, kiwi, uva, entre outros frutos. Esse é um espaço curricular aberto também para a pesquisa e extensão permitindo não somente o desenvolvimento técnico nesse sentido na região mas um espaço de voz para que esses produtores, atarvés de vários atores, possamtrazer outras demandas.