Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Atividade 3.1

Re: Atividade 3.1

por Heitor Filipe de Medeiros Santos - Número de respostas: 0
A fala da colega apresenta uma interessante discussão sobre o currículo no contexto educacional. O currículo é abordado como algo que possui uma história e que está intrinsecamente ligado às formas de organização da sociedade e da educação. Ele é moldado por vários atores, incluindo políticos, administradores e a produção de materiais pedagógicos. Além disso, percebemos que o currículo é um documento que define os objetivos de aprendizagem e as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, desempenhando um papel importante na orientação dos professores.
A teoria de Sacristán, por expemplo, que menciona os seis níveis de objetivação do currículo, é especialmente relevante. Esses níveis nos ajudam a compreender como o currículo se transforma desde a sua concepção até a avaliação final. Destaca-se o papel fundamental dos professores, que não apenas implementam o currículo, mas também o moldam com base em culturas e programações desejadas. Eles são reconhecidos como aqueles que compreendem a realidade que envolve as dificuldades dos alunos.
Neste contexto, minha opinião é que o currículo educacional desempenha um papel fundamental na formação dos alunos e na sociedade como um todo. A reflexão crítica sobre o currículo é essencial para garantir que ele seja relevante e atenda às necessidades reais dos alunos e da sociedade. Devemos nos esforçar para que o currículo não seja apenas um reflexo de interesses políticos ou institucionais, mas sim uma ferramenta eficaz para promover a educação de qualidade e a equidade.