Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

currículo como confluências de práticas

currículo como confluências de práticas

por Daliane Ana Cacildo de Carvalho - Número de respostas: 0

Segundo Sacristán, desde um enfoque processual ou prático, o currículo é um objeto que se constrói no processo de configuração, implantação, concretização e expressão de determinadas práticas pedagógicas e em sua própria avaliação, como resultado das diversas intervenções que nele se operam. Seu valor real para os alunos, que aprendem os seus conteúdos, depende desses processos de transformação aos quais se vê submetido.

Um currículo envolve sempre: um propósito, um processo e um contexto. Segundo Pacheco, esse processo resulta da confluência de diversas práticas, exercidas por diferentes sujeitos, em diferentes momentos. É por isso um conceito complexo, dinâmico e multifacetado.

O currículo é instrumento fundamental e deve ser utilizado pelos docentes na elaboração do plano de ensino. É por meio dele que o docente seleciona e organiza os conteúdos para serem ministrados em sala de aula.

Ressalta-se ainda a importância da prática da pesquisa por parte dos professores, uma vez que, pode contribuir para que o docente torne-se mais crítico e reflexivo em relação à sua prática, buscando ainda, novas abordagens para os conteúdos que está lecionando, podendo tornar as aulas mais significativas para os alunos.

Na minha prática docente, enfatizo a importância das atividades interdisciplinares, pois através das ações, didática e processo ensino-aprendizagem executado por mais de um docente, o aluno é capaz de adquirir mais autonomia e desenvolver habilidades e  aprendizados que talvez não tenha conseguido na aula de outro professor.