O currículo é um objeto que se constrói no processo de configuração, implantação concretização e expressão de determinadas práticas pedagógicas e em sua própria avaliação, como resultado das diversas intervenções que nele se operam.
O campo do currículo não é somente um corpo de conhecimento, mas um corpo de conhecimento, mas uma dispersa e ao mesmo tempo encadeada organização social.
Um campo para entender o currículo deve compreender essas determinações recíprocas para cada realidade concreta e para as contradições que se criam, ou igualmente, tornar explicitas as linhas de políticas curricular que se seguem cada sistema. A implementação de um currículo requer dedicação profunda, pois os obstáculos são inúmeros e na maioria das vezes o profissional deve dispor de muita flexibilidade.
Exemplos :
O professor que se dedica a ensinar com paciência, que compreende que nem todos os alunos possuem um mesmo ritmo e consegue desenvolver um bom trabalho com a classe inteira.
Um professor que mesmo com as dificuldades do dia a dia, ainda consegue incentivar a participação dos alunos dentro das salas e aula.