Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

O currículo como confluência de Pratíca

O currículo como confluência de Pratíca

por Edinea dos Santos Marçal - Número de respostas: 3

O currículo é um objeto que se constrói no processo de configuração, implantação concretização e expressão de determinadas práticas pedagógicas e em sua própria avaliação, como resultado das diversas intervenções que nele se operam. 

O campo do currículo não é somente um corpo de conhecimento, mas um corpo de conhecimento, mas uma dispersa e ao mesmo tempo encadeada organização social.

Um campo para entender o currículo deve compreender essas determinações recíprocas para cada realidade concreta e para as contradições que se criam, ou igualmente, tornar explicitas as linhas de políticas curricular que se seguem cada sistema. A implementação de um currículo requer dedicação profunda, pois os obstáculos são inúmeros e na maioria das vezes o profissional deve dispor de muita flexibilidade.

Exemplos :

O professor que se dedica a ensinar com paciência, que compreende que nem todos os alunos possuem um mesmo ritmo e consegue desenvolver um bom trabalho com a classe inteira. 

Um professor que mesmo com as dificuldades do dia a dia, ainda consegue incentivar a participação dos alunos dentro das salas e aula.


Em resposta à Edinea dos Santos Marçal

Re: O currículo como confluência de Pratíca

por Cícera Ericênia Alves Pereira -
Boa tarde! Excelentes reflexões. Realmente não dá para se pensar o currículo como um instrumento estático, neutro às realidades sociais no qual se insere. É preciso pensar o currículo, ainda que este seja resultante de uma confluência de fatores e de agentes envolvidos, de uma forma transformadora, adequada e eficaz.
Em resposta à Edinea dos Santos Marçal

Re: O currículo como confluência de Pratíca

por Igor Cristian Souza da Silva -
Excelente síntese das práticas docentes no Brasil. Pouco se abordam esses momentos pedagógicos nos artigos, revistas cientificas e livros. Porém, são essas práticas invisíveis no currículo que promovem uma educação de qualidade, que traz esperança de um futuro melhor para as crianças e adolescentes do nosso país!
Em resposta à Edinea dos Santos Marçal

Re: O currículo como confluência de Pratíca

por Daliane Ana Cacildo de Carvalho -
Flexibilidade resume tudo, infelizmente, muitos são os docentes que não tem essa paciência e empatia com os alunos e demais docentes, pois compreendo a necessidade desse olhar sem julgamentos e com mais proposito e acolhimento. Acredito que um ambiente democrático em que o foco seja o aprendizado, é possível desenvolver ações e ter como resultado uma prática eficiente mediante a um currículo funcional.