O currículo é muito mais do que uma mera lista de disciplinas e conteúdos a serem abordados em um determinado curso ou programa de ensino. Ele é o reflexo das diversas influências e práticas que se entrelaçam para criar uma experiência educacional única e significativa. Podemos entender o currículo como um organismo vivo, em constante evolução, moldado pelas perspectivas pedagógicas, filosóficas e sociais de seus criadores e praticantes.
Enquanto docente, tenho buscado integrar diversas abordagens e metodologias em meu currículo, promovendo confluências de práticas que enriquecem a experiência de aprendizagem dos estudantes. Por exemplo, não limito a aprendizagem aos conteúdos isolados. Pelo contrário, busco criar conexões entre essas disciplinas, demonstrando como eventos históricos, processos sociais e fenômenos geográficos estão intrinsecamente interligados. Por exemplo, ao estudar a Revolução Industrial, não se trata apenas de um marco na história econômica, mas também de um evento que transformou profundamente as estruturas sociais e geográficas das comunidades envolvidas.
Além disso, ao analisar questões contemporâneas, procuro incluir diferentes perspectivas e vozes, incentivando os alunos a considerar as dimensões políticas, culturais, econômicas e sociais envolvidas. Isso contribui para uma compreensão mais completa e crítica dos desafios e dilemas enfrentados pela sociedade atual.