Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Atividade 3.1 = Currículo

Atividade 3.1 = Currículo

por Fernando Djalma Pinto - Número de respostas: 0

Concordo e entendo que o currículo não é algo estático, mas muito dinâmico e, sim deve envolver vários colaboradores para sua elaboração: professores, alunos, pais, membros da comunidade, forças sociais, grupos de criadores, intelectuais, etc.

Na elaboração do currículo, penso que o ponto de partida sem dúvida, deve ser um projeto com uma boa proposta pedagógica. Acho importante que outros pontos deveriam ser levados em consideração: o estilo de aprendizagem a ser adotado predominantemente e, flexibilidade para alternar o estilo quando necessário, os métodos de ensino, as formas de abordagens e os conteúdos das disciplinas.  Todos esses itens acima citados devem ser constantemente avaliados e corrigidos quando necessário para garantir o aprendizado pelos alunos.

Penso que o docente é muito importante para o sucesso da aplicação do conteúdo do currículo. Quando da elaboração do currículo de sua disciplina, o professor precisa entender a forma de ensinar, o que ensinar, os conteúdos e, levar em consideração e adequar o currículo de maneira que seja possível atender da melhor forma possível aos diversos tipos de alunos e suas diferenças.

Já quando da aplicação do currículo proposto em sala de aula, acredito que o professor deve considerar outro ponto: a possibilidade de utilizar e ter em mente ciclo de Kolb para auxiliar na caracterização de cada aluno e seu estilo de aprender. O método apresenta o processo de aprendizagem em quatro habilidades: sentir, observar, pensar e fazer. Kolb descreve o processo de aprendizagem tendo como base um ciclo contínuo de quatro estágios: Experiência Concreta (agir), Observação Reflexiva (refletir), Conceitualização Abstrata (conceitualizar) e Experimentação Ativa (aplicar). O docente ao observar o estudante ao passar por cada um deles, é uma forma de refletir sobre o aprendizado e pode auxiliar o professor na condução do currículo da disciplina.

Kolb também identifica quatro estilos de aprendizagem, que são: divergente, assimilador, convergente e acomodador. Entendo que os estilos de aprendizagem (preferências que os alunos possuem na forma de perceber, organizar, processar e compreender a informação), é outra boa ferramenta para auxiliar o professor nas possíveis alterações / adaptações que precisam ser feitas no currículo para atender de forma diferenciada os estudantes e promover melhorias nas técnicas de ensino e aprendizagem.

Aluno: Fernando Djalma Pinto - Turma 7