Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.2 - Fórum Obrigatório.

Atividade 1.2

Atividade 1.2

por Luciene Gomes da Silva Ferreira - Número de respostas: 2


Olá, colegas!

Conheço e já atuei em sala de aula, atendendo criança com TEA, aluno do 4º ano do EF (Ensino Fundamental), anos iniciais.

As maiores dificuldades são diversas, dependendo do perfil de Autismo ou grau, como prejuízos no relacionamento social e incapacidade para manter relações interpessoais, além, no âmbito escolar, medo de sons fortes e objetos em movimento. Além disso, podemos elencar interesses e atividades restritas, não aceita mudança de atividades ou rotina e conteúdo, muito embora, no caso específico, há o déficit de atenção.

No início foi muito cordial e amistoso, com o tempo, depois de mudança de escola, o comportamento ficou muito agressivo na adaptação e houve necessidade de ajustes no PDI. 


Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 1.2

por Felipe Henrique Morali Azarias -
Olá Luciene, tudo bem com você?

Que legal seu compartilhamento, notei que em comparação as minhas experiências temos o prejuízo no relacionamento social e a incapacidade para manter relações interpessoais em comum, não no mesmo grau (entre os estudantes que eu tive, esses problemas de relações interpessoais eram diferentes, um deles era muito mais fechado, outro se soltou com maior facilidade), pois percebo que cada pessoa é única, mas é algo comum entre estudantes com autismo apresentarem esses sinais em algum nível.

Eu notei que você disse que no começo foi muito cordial e amistoso e com o tempo o comportamento se tornou agressivo, em minhas experiências foram ao contrário, no início eram mais agressivos e com o tempo a relação se tornou mais cordial e amistosa. Acredito que isso seja devido a faixa etária talvez? (Você com estudantes dos 4° anos de ensino fundamental e eu com estudantes entre 16 e 24 anos).

Porém, notei que você elencou sobre aceitar mudanças de rotina e conteúdo e também tivemos essa mesma dificuldade por aqui, sobre o medo de sons fortes não tivemos, porém sobre objetos em movimento, tivemos um aluno com TEA que não gostava de nenhum objeto que rodasse (ventilador, por exemplo).

Muito legal poder compartilhar experiências e também ler sobre experiências que vocês tiveram, dessa forma, acredito que a gente consiga evoluir e sermos melhores a cada dia.
Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Atividade 1.2

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá Felipe!
A faixa etária e a etapa em que o aluno está inserido, realmente, faz muita diferença, porque, no meu caso específico, o aluno já tinha acompanhamento no contra turno em sala de recursos multifuncional com outras professoras e talvez, a presença de professores não instigasse receio ou desconfiança, contudo, quando se mudou o ambiente, então, ficou muito problemático para a criança, no caso de 9 anos.
Abraços!