Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Como capitalismo lida com a educação

Como capitalismo lida com a educação

por Suelen Ferreira de Freitas - Número de respostas: 2

Ao assistir o video, que retrata tão bem a diferença da administração da fábrica e a administração escolar, nos faz pensar que estamos sem querer contribuindo com uma administração escolar de maneira que se pareça uma administração de indústria, quando colocamos nossos filhos em escolas particulares, e exigimos que usem livros e completem livros e quando a escola faz um evento cultural, achamos que é um gasto de energia desnecessário, escuto muito isso, os pais querem livros completos, mas os eventos que proporcionam trabalho em equipe, pesquisa e mostra cultural,os pais acham que é perder tempo, é uma coisa desnecessária, pouco produtivo, o professor aproveita para não fazer nada, não quer dar aula. 

Acredito que temos que trabalhar juntos, a escola é um lugar que nos faz criar asas, ou descobri-las, sou uma apaixonada por ensino, por pessoas, e ver o potencial que cada aluno tem é fantástico, mas ver o quanto  sociedade não acredita no trabalho que é realizado nas escolas hoje, é muito triste, muitos pais procuram escolas que façam o aluno entrar na linha, ter disciplina, ter mais conteúdo memorizado, ter mais tarefa, saber ler mais cedo, escrever mais cedo, o lúdico, a internação com os colegas, trabalhos, que desenvolvam a conviver, a dançar, a mostrar talento é desvalorizado.

Em resposta à Suelen Ferreira de Freitas

Re: Como capitalismo lida com a educação

por Rian Lucas da Silva -
Após a leitura indicada do material desta semana e depois de assistir ao vídeo, tornou-se clara a diferença entre a administração escolar e a empresarial, de modo a notar que existe, de certa forma, práticas da administração fabril utilizadas também em contextos escolares e de ensino.

Com base nos três exemplos de teorias administrativas estudadas, as de Taylor, de Fayol e de Drucker), notou-se que o enfoque nas pessoas pode estar no mérito de suas produtividades, no papel crucial do gestor (liderança) e/ou na valorização do seu capital cultural para o crescimento da instituição.

Logo, o modelo de gestão escolar desejado está embasado em tomadas de decisão por vias democráticas. Embora reconheçamos e entendamos as relações de poder existentes no ambiente educacional (nível macro) e nas próprias relações de poder existentes no cotidiano da Escola (nível micro) e entre os sujeitos que constroem as suas relações nesse ambiente (intersubjetivas), entendemos como sendo possível e desejável que todos estes indivíduos envolvidos em um processo de tomada de decisão devam participar das discussões e se façam responsáveis por elas, cabendo ao gestor escolar o papel de timoneiro na construção desses espaços democráticos e no zelo pela sua manutenção.

Ao pensarmos a gestão democrática, temos que, inevitavelmente, tratarmos também do processo concomitante de construção da cidadania, sendo essa também uma das partes do processo educativo desejado para o cotidiano escolar. A partir disso, vê-se que a administração fabril, embora seja outra de outra vertente, assume paralelo com a administração escolar, pois não temos como desvincular o processo de construção de uma gestão democrática da necessária autonomia que deve ser dada à instituição escolar e aos sujeitos que a compõem e, consequentemente, constroem a cultura democrática local.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Como capitalismo lida com a educação

por Walef Paulo Quintiliano -
Assistindo o vídeo sobre a gestão dentro da escola e relatando sobre como o capitalismo adentra dentro da gestão escolar! Acredito que é uma discursão pertinente e com visão diferente. Uma empresa para ser bem dirigida ela precisa de um bom gestor que possa fazer da empresa algo bem atrativo para ter clientes necessários para manter ela funcionando e gerando emprego. Dentro ambiente escolar podemos colocar semelhanças e diferença nesse contexto. Para uma escola ser bem sucedida, logicamente ela irá precisar de um bom gestor, através desse administrador irá desenvolver um trabalho interno para que a escola possa fazer um papel fundamental dentro do ambiente escolar. Porém, se o gestor não fazer uma papel interno bom a gestão da escola irá para baixo. Nessa questão podemos compara com uma logica capitalista, porém, a escola não é logica capitalista porque ela não produz a única coisa que é produzida na escola é conhecimento o que é mais importante para os alunos.