Vivemos numa era de digitalização e automação de processos. A era tecnológica está cada vez mais presente em nossa sociedade. O sistema fabril de produção tem como objetivo aumentar o lucro / produtividade. Essa visão capitalista vem sendo, ou pelo menos tentando ser implantada no ambiente escolar. A escola vem sendo vista como uma empresa capitalista, cujo objetivo seria gerar lucros; porém a Escola não pode ser vista, nem administrada como as demais empresas do mercado capitalista. Na empresa Escola o objetivo da produção não é gerar lucros e sim formar ser humano Histórico, que aprende, pensa, sente, possui emoções. Nosso objeto de trabalho não é um objeto inanimado e sim o ser humano dotado de sentimentos, afetividade, necessidade de aprendizagem. Escola não é empresa, Educadores não são gerentes, Conhecimento não é um produto material; assim sendo, chegamos a conclusão que a Escola deve ser administrada de forma totalmente diferenciada se comparada a uma Empresa capitalista, devido a sua especificidade e principalmente ao seu "objeto" de estudo / trabalho: o Ser Humano. É preciso levar em consideração que o Ser Humano não é máquina e como tal não pode ser tratado como robô.
Práticas da administração fabril também no ambiente escolar?
por Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes - Número de respostas: 2
Em resposta à Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes
Re: Práticas da administração fabril também no ambiente escolar?
por Vitor Azevedo Abou Mourad -Concordo contigo, Alessandra! Gostei, especialmente, do momento em que você destaca que ''Educadores não são gerentes''. Isso porque, em espaços educacionais, já ouvi a terminologia ''gerente'' para se referir a coordenadores pedagógicos, por exemplo. Assim, só se reforça, ainda mais, essa lógica capitalista e empresarial que nos afasta do nosso propósito primeiro enquanto educadores. A valorização das singularidades, de cada ambiente e de cada indivíduo, é fundamental.
Em resposta à Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes
Re: Práticas da administração fabril também no ambiente escolar?
por Fabricio da Silva Lobato -Sim, as práticas da administração fabril estão sendo reproduzidas no ambiente escolar devido à influência da sociedade capitalista. A administração fabril possui como objetivo principal a maximização dos lucros e a produtividade, o que acaba sendo transferido para a administração escolar.
No contexto atual, as escolas são tratadas muitas vezes como empresas que visam a diminuição de custos, controle de processos, padronização de métodos e aumento da eficiência. Essas práticas são incorporadas na administração escolar, onde se busca maximizar a produtividade dos educadores e dos alunos, além de estabelecer metas de desempenho e avaliar constantemente os resultados.
Essa reprodução da administração fabril no ambiente escolar pode trazer consequências negativas. A ênfase nos resultados pode levar a uma educação voltada apenas para conteúdos pontuais e testes de avaliação, desconsiderando a formação integral do indivíduo. Além disso, a pressão por resultados pode aumentar o stress e a quantidade de trabalho dos profissionais da educação, afetando negativamente a qualidade de ensino.
É importante ressaltar que a administração escolar não deve ser baseada apenas em ideias empresariais, mas também levar em consideração as características específicas do ambiente educacional, como os processos de ensino-aprendizagem, a formação de valores e a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade. Portanto, é necessário repensar e adaptar as práticas administrativas, garantindo que a escola cumpra seu papel de formação e desenvolvimento humano, sem se limitar apenas à lógica capitalista.
No contexto atual, as escolas são tratadas muitas vezes como empresas que visam a diminuição de custos, controle de processos, padronização de métodos e aumento da eficiência. Essas práticas são incorporadas na administração escolar, onde se busca maximizar a produtividade dos educadores e dos alunos, além de estabelecer metas de desempenho e avaliar constantemente os resultados.
Essa reprodução da administração fabril no ambiente escolar pode trazer consequências negativas. A ênfase nos resultados pode levar a uma educação voltada apenas para conteúdos pontuais e testes de avaliação, desconsiderando a formação integral do indivíduo. Além disso, a pressão por resultados pode aumentar o stress e a quantidade de trabalho dos profissionais da educação, afetando negativamente a qualidade de ensino.
É importante ressaltar que a administração escolar não deve ser baseada apenas em ideias empresariais, mas também levar em consideração as características específicas do ambiente educacional, como os processos de ensino-aprendizagem, a formação de valores e a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade. Portanto, é necessário repensar e adaptar as práticas administrativas, garantindo que a escola cumpra seu papel de formação e desenvolvimento humano, sem se limitar apenas à lógica capitalista.