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Atividade 2.1. Fórum obrigatório

Atividade 2.1

Re: Atividade 2.1

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS - Número de respostas: 0
Olá,

Durante os últimos anos letivos, tive a oportunidade de trabalhar/conviver no ambiente escolar com vários alunos diagnosticados com TEA. Sabemos que cada pessoa com TEA é única, com uma combinação única de habilidades e desafios. Assim, o apoio adequado e a compreensão do ambiente podem ser essenciais para promover o desenvolvimento e o bem-estar dessas pessoas. Contudo, cabe frisar que não somos capacitados para essa atuação (todo o conhecimento que obtive ao longo desses anos, foi por iniciativa própria, para melhor atuação profissional e mesmo pessoal). Além disso, é importante também salientar as dificuldades docentes cotidianas a nossa ampla carga horária, as diversas turmas lotadas e a inexistência de equipes do AEE, o que amplia as barreiras a serem transpostas para o atendimento individualizado/especializado/transversal que esse transtorno requer.

Com relação aos educandos, já diagnosticados com TEA, nunca tive conhecimento que entre eles algum possuía a Síndrome de Asperger. Após estudos nesse componente, entendi que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba uma variedade de condições neuropsiquiátricas, incluindo a Síndrome de Asperger. E que indivíduos com Síndrome de Asperger, por exemplo, geralmente apresentam dificuldades na interação social, padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos, mas com desenvolvimento da linguagem aparentemente normal. Características que, conforme mencionado, ainda não notei entre os nossos educandos.