Olá, colegas
Segue respostas às questões:
Você conhece alguma pessoa com autismo? Se sim, como é seu relacionamento com ela? Se não, quais são as maiores dificuldades que você considera que são enfrentadas por elas?
Sou Professora em duas escolas da rede estadual da Bahia. Tenho e tive alguns alunos com autismo e são diferentes as necessidades da cada um/uma. Cabe ressaltar que o autismo é um espectro, o que significa que as experiências e necessidades individuais variam significativamente. Contudo, as características (dificuldades) mais comuns que observei entre eles foram: dificuldade na interação social, resistências a mudanças em suas rotinas (cito como exemplo alunos que não aceitavam realizar atividades em outros espaços que não fossem o da sua sala de aula), dificuldades para realização de atividades avaliativas (principalmente aquelas com muito texto), necessitando de apoio individualizado especializado, entre outros.
Perfeita visão Jaqueline, é fundamental reconhecer que o autismo é pode se dar de diversas formas e as dificuldades enfrentadas por uma pessoa podem ser diferentes daquelas de outra.
Olá Jaqueline!
Também sou professora e a minha vivência com pessoas do espectro autista é na escola. Assim como você, as características mais comuns que observei e vivenciei foram: a dificuldade de interação social e emocional e as dificuldades nas mudanças de rotinas. Muitas atividades em grupo que desenvolvo nas disciplinas sempre faço adaptações dependendo do grau da interação social.
Também sou professora e a minha vivência com pessoas do espectro autista é na escola. Assim como você, as características mais comuns que observei e vivenciei foram: a dificuldade de interação social e emocional e as dificuldades nas mudanças de rotinas. Muitas atividades em grupo que desenvolvo nas disciplinas sempre faço adaptações dependendo do grau da interação social.