Trabalho em uma escola de ensino médio integrado ao técnico, sou agente de apoio a inclusão, acompanho um aluno autista de 16 anos no primeiro ano do curso de mecatrônica. Ele demonstra boas habilidades cognitivas, principalmente em informática, não apresentando deficiência cognitiva e nem retardo de aprendizagem. Seu maior desafio é na interação e comunicação, exigindo intervenções constantes nesses aspectos. Apesar de sua resistência, consigo promover sua participação em atividades de grupo. Academicamente, destaca-se em disciplinas exatas. Sua maior barreira é a organização das atividades extraclasse, exigindo acompanhamento rigoroso para a conclusão das tarefas. Em relação ao comportamento, ocorrem ajustes durante mudanças na rotina. As principais dificuldades no meu ponto de vista concentram-se na inclusão, exigindo mais conscientização dos colegas e professores sobre o autismo, há a necessidade de maior respeito, compreensão e informação sobre as particularidades do aluno autista, incluindo suas sensibilidades auditivas, olfativas e regulação do sono.
Em resposta à Erika Tatiane de Araujo Silva
Re: Agente de apoio a inclusão
por Claudia Maria Soares Rossi -Isso mesmo Erika as maiores barreiras atitudinais ainda são os maiores desafios para a inclusão. Vamos na luta!