Trabalho com alunos da educação infantil e, tenho alguns alunos com o (TEA)-Transtorno do Espectro Autista. Eles apresentam características variadas de relações e interações com o meio e as pessoas. E eu preciso ter um relacionamento muito especifico com cada um, respeitando assim, a singularidade de cada criança e suas necessidades, principalmente no processo de socialização e aprendizagem.
Minha disciplina, Educação Física, vejo que, todos os meus alunos com autismo, gostam muito das aulas, mesmo alunos autistas não verbais.
Cada um da sua maneira consegue participar e interagir de uma forma muito natural no momento da aula. As brincadeiras proporcionam um grande interesse por parte deles, sendo pouco necessário o meu incentivo para sua participação. Algo que considero muito relevante, pois, através das brincadeiras, consigo contribuir no desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo dessas crianças. Também tendo um ótimo relacionamento, com muitas trocas e em certos momentos algumas dificuldades também, por conta das dificuldades das características comportamentais de um autista.
Em resposta à Fabiana de Souza Vieira do Nascimento
Re: Alunos com TEA.
por Denisson da Silva Santos -O desafio é grande! Parabéns pelo trabalho.