O TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Esses distúrbios neurológicos geralmente é identificado na infância e suas características são agitação, inquietude, dificuldades de concentração, em atividades longas, fácil distração, movimentação de partes do corpo, como os pés e mãos. A criança apresenta dificuldades de se relacionar com as outras crianças, com seus pais e certos educadores. Dessa forma ela ainda podem não para quietos e parecem no mundo da lua seu e apresentam dificuldades no entendimento de regras e de limites. De acordo com todas essas características da criança com TDAH no ambiente escolar o professor precisa buscar formas de inovar novas práticas pedagógicas de acordo com as habilidades e possibilidades de aprendizagem que esse aluno demonstra no seu desenvolvimento tanto no cognitivo, emocional, psicológico, como no social e no cultural. Atividades lúdicas em grupo ainda apresentam práticas que despertam o interesse e a integração do aluno no contexto escolar para o contexto social. Algumas atividades lúdicas como: Os jogos, brincadeiras, atividades com cantigas e atividades que envolvam as tecnologias da informação são bastantes apropriadas para envolver o aluno com TDAH no seu próprio processo de aprendizado de acordo com suas necessidades e habilidades.
Práticas Pedagógicas na Condução de Crianças com TDAH Criando Possibilidades.
por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva - Número de respostas: 1
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva
Re: Práticas Pedagógicas na Condução de Crianças com TDAH Criando Possibilidades.
por Paula Fernanda Teixeira da Silva -Jogos são sempre bacanas de serem usados, é, Marta? Pois abrange o que você descreveu sobre a agitação das mãos e pés e , dependendo do jogo, ele pode necessitar do corpo para ser utilizado. Fora que trabalha regras e isso é de suma importância para todos, sobretudo para crianças com TDAH. Muito legal sua postagem. Gostei bastante.