Os estudos desta semana trouxeram informações novas, a principal delas para mim foi sobre a Síndrome de Rett que eu não conhecia e ainda não trabalhei com nenhum estudante com este diagnóstico. Como já mencionei em outros fóruns, tenho familiaridade com estudantes com TEA e já notei que cada um apresenta caraterísticas muito distintas apesar de pertencerem ao mesmo espectro. Já percebi, por exemplo, que meu aluno autista não gosta de copiar atividades longas do quadro, isso o deixa entediado, disperso e cansado enquanto que os outros estudantes ficam concentrados, então o chamo, ofereço um livro, pergunto se ele quer tomar uma água, brinco com atividades de relaxamento e alongamento das mãos e percebo que ele se distrai e volta a copiar com mais entusiasmo, porém quando ele não quer não insisto, deixo mais à vontade e foco no conhecimento, peço que ele esteja atento e verifico o aprendizado por meio de perguntas, afinal o objetivo é fazê-lo compreender e não exauri-lo. Quando possível, utilizo recursos como o material dourado e o ábaco para sanar as dificuldades de abstrações e cálculos mentais que ele possui, justamente pela caraterística de lidar melhor com materiais concretos e assim vamos seguindo nos adaptando um ao outro todos os dias.